O livro-brinquedo na Educação Infantil: uma vivência com a ratinha ninoca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.23872

Palavras-chave:

Educação Infantil, livro-brinquedo, literatura infantil

Resumo

Embora existam muitas discussões em relação ao trabalho com a literatura nas escolas de Educação Infantil, deve-se ressaltar a importância de organizar uma atividade intencional envolvendo um livro-brinquedo como objeto a ser investigado com o olhar ao livro como um “todo”: sejam as cores, formas e não apenas um texto escrito. Porque o livro-brinquedo auxilia na compreensão do que é a materialidade da literatura infantil e promove experiências significativas para as crianças. O objetivo geral deste estudo é discutir as contribuições da intencionalidade pedagógica na utilização do livro-brinquedo como um instrumento de interação no cotidiano da Educação Infantil. A partir deste pressuposto indagamos: quais são as principais contribuições da utilização do livro-brinquedo na Educação Infantil? Em relação aos critérios metodológicos utilizados, adotou-se a pesquisa qualitativa vivencianda por meio de encontros com as crianças experiências significativas com o livro-brinquedo.

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Biografia do Autor

Evani Andreatta Amaral Camargo, Universidade Estadual de Campinas– UNICAMP

Doutora em Educação

Aline Patricia Campos Tolentino de Lima, Universidade de São Paulo – FFCLRP - USP

Doutoranda em Educação

Simone Mateus, Universidade Estadual Paulista– UNESP

Mestranda em Educação

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Publicado

26.04.2023

Como Citar

CAMARGO, Evani Andreatta Amaral; DE LIMA, Aline Patricia Campos Tolentino; MATEUS, Simone. O livro-brinquedo na Educação Infantil: uma vivência com a ratinha ninoca. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e23872, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.23872. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23872. Acesso em: 27 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 43 "Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores"