A psicanálise e o conceito de “Cidade Educadora”: uma reflexão a partir das ideias de D. W. Winnicott

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/45.2023.24386

Palavras-chave:

psicanálise, educação, democracia, Winnicott

Resumo

Nesse trabalho, pretende-se traçar uma breve articulação entre a teoria psicanalítica e o campo da educação, com o objetivo de promover reflexões derivadas desse diálogo promissor e, ainda, um tanto quanto complexo em nossa área de pesquisa. Para isso, toma-se como referência central, as ideias desenvolvidas pelo pediatra e psicanalista britânico D. W. Winnicott (1896-1971); mais especificamente, as suas contribuições a respeito da concepção de “democracia”. Além disso, parte-se do conceito de “Cidade Educadora” para repensar o papel da sociedade como um todo, e as suas respectivas implicações no que tange à construção de práticas educativas sólidas e transformadoras.

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Biografia do Autor

Alexandre Patricio de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP

Doutor em Psicologia Clínica

 

Referências

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Publicado

07.07.2023

Como Citar

ALMEIDA, Alexandre Patricio de. A psicanálise e o conceito de “Cidade Educadora”: uma reflexão a partir das ideias de D. W. Winnicott. Dialogia, [S. l.], n. 45, p. e24386, 2023. DOI: 10.5585/45.2023.24386. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/24386. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 45 “Cidade Educadora: princípios e oportunidades”