A pedagogia do não-saber

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/54.2025.28398

Palavras-chave:

pedagogia do não-saber, relações de saber, didática

Resumo

O objetivo deste ensaio é apresentar e discutir a assim chamada Pedagogia do não-saber visando à proposição de formas alternativas de práticas pedagógicas dadas as especificidades de nossos tempos. Trata-se de ensaio teórico que resgata autores e teorias diferentes no intuito de construir um argumento que posiciona e defende a tese ora apresentada. Por meio da análise, chega-se à proposição de que a Pedagogia do não-saber é materialização conspícua do processo pedagógico que busca se alinhar às peculiaridades da sociedade contemporânea, sobrepujando antigas formas de dominação e opressão calcadas nas pretensões de outrora no tocante ao domínio do saber-em-si como instrumento de exercício do poder. Resumidamente, a Pedagogia do não-saber propõe, para o ensino-aprendizagem, as etapas: inquirição, construção, consubstanciação e subsunção.

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Biografia do Autor

Braian Garrito Veloso, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Lavras, Minas Gerais, Brasil

Professor no Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino (DPE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação dessa universidade (PPGE-UFLA). Mestre e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Também é doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFSCar. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte-UFSCar). Também é membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Didática (FORPEDI/CNPq/UFLA). Recentemente, suas pesquisas versam sobre a intersecção entre educação e tecnologias, abrangendo desdobramentos diversos.

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Publicado

26.05.2025

Como Citar

VELOSO, Braian Garrito. A pedagogia do não-saber. Dialogia, [S. l.], n. 54, p. e28398, 2025. DOI: 10.5585/54.2025.28398. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/28398. Acesso em: 10 jun. 2025.

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Edição Especial "Aprendizagem na Cultura Digital"
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