A pedagogia do não-saber
DOI:
https://doi.org/10.5585/54.2025.28398Palavras-chave:
pedagogia do não-saber, relações de saber, didáticaResumo
O objetivo deste ensaio é apresentar e discutir a assim chamada Pedagogia do não-saber visando à proposição de formas alternativas de práticas pedagógicas dadas as especificidades de nossos tempos. Trata-se de ensaio teórico que resgata autores e teorias diferentes no intuito de construir um argumento que posiciona e defende a tese ora apresentada. Por meio da análise, chega-se à proposição de que a Pedagogia do não-saber é materialização conspícua do processo pedagógico que busca se alinhar às peculiaridades da sociedade contemporânea, sobrepujando antigas formas de dominação e opressão calcadas nas pretensões de outrora no tocante ao domínio do saber-em-si como instrumento de exercício do poder. Resumidamente, a Pedagogia do não-saber propõe, para o ensino-aprendizagem, as etapas: inquirição, construção, consubstanciação e subsunção.
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