Ensino médio e educação profissional em agroecologia no movimento social popular do campo no Paraná

Autores

  • Rosana Vasconcelos Vito Professora da Universidade Paranaense (UNIPAR)
  • Aparecida do Carmo Lima Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N23.6361

Palavras-chave:

Ensino médio. Formação e Agroecologia. Educação profissional do campo

Resumo

 O presente estudo teve por objetivo abordar as práticas educativas em Agroecologiano Movimento Sem Terra no estado do Paraná (MST), como parte da construção da política deeducação profissional tecnológica no campo. O estudo situa-se no campo das ações coletivasrealizadas pelos trabalhadores na luta por políticas públicas de educação na reforma agráriae na educação do campo. Analisamos a existência de coerência teórica na materialização daspráticas como processo de formação humana na perspectiva da transformação social, e se essamantém vínculo com a proposta de ensino médio integrado à educação profissional tecnológicadefendida pela classe trabalhadora. Nessa perspectiva, entendemos a educação nas áreas dereforma agrária e a educação do campo, como parte do projeto da agricultura camponesa, queatualmente têm sido incorporadas à Agroecologia no território camponês, que vem enfrentandocontradições profundas neste momento de crise estrutural do capitalismo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Vasconcelos Vito, Professora da Universidade Paranaense (UNIPAR)

Doutoranda em Educação. Professora da Universidade Paranaense (UNIPAR). Pedagoga pela SEED-PR, Umuarama, PR – Brasil.

Aparecida do Carmo Lima, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação. Integrante do Movimento Sem Terra (MST). Professora orientadora do Curso de Pedagogia para Educadores do Campo. Maringá, PR – Brasil.

Publicado

04.05.2016

Como Citar

VITO, Rosana Vasconcelos; LIMA, Aparecida do Carmo. Ensino médio e educação profissional em agroecologia no movimento social popular do campo no Paraná. Dialogia, [S. l.], n. 23, p. 81–93, 2016. DOI: 10.5585/dialogia.N23.6361. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6361. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ensino Médio: diagnósticos, desafios e propostas