Ressignificando a prática pedagógica com metodologias ativas: um relato de experiência na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.23900

Palavras-chave:

educação infantil, metodologias ativas, ressignificação de práticas docentes

Resumo

O objetivo desse artigo foi analisar o uso de metodologias ativas com adaptações para a educação infantil a partir de um relato de experiência baseado na atividade rotação por estação, divididos em três etapas de aplicação priorizando a relação entre o brincar, o letramento e jogos matemáticos. Durante o desenvolvimento da atividade foram identificadas e relacionadas as propostas pedagógicas que mais favoreceram a aprendizagem ativa das crianças e através das observações e registros realizados apresentamos as adequações no espaço escolar, o envolvimento dos profissionais participantes da proposta e a avaliação dos processos de aplicação nas etapas planejadas, evidenciando também o papel do gestor escolar durante todo o processo.

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Biografias Autor

Isabel Cristina Bertan Gonçalves de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação – SME

Pós-Graduada em Gestão Escolar

 

Kellen Jacobsen Follador, Faculdade de educação da Universidade de São Paulo – FEUSP

Doutora em História

 

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Publicado

2023-04-26

Como Citar

OLIVEIRA, Isabel Cristina Bertan Gonçalves de; FOLLADOR, Kellen Jacobsen. Ressignificando a prática pedagógica com metodologias ativas: um relato de experiência na educação infantil. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e23900, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.23900. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23900. Acesso em: 16 ago. 2024.

Edição

Secção

Dossiê n. 43 "Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores"