Dialogia vol. 2

(jan./dez. 2003)
Dossiê Temático Formação de professores
Publicado: 2003-12-01

Apresentação

  • Apresentação

    Alfredo Sérgio Ribas dos Santos, Eduardo Santos
    01-06
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v2i0.836

Entrevista

  • "As Ciências Humanas no Brasil e a formação do pensamento nacional" com Fernando Novais

    Eduardo Santos, Elaine Lourenço, Fábio Franzini, Geraldo Alves
    07-14
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v2i0.837
  • As Ciências Humanas no Brasil e a formação do pensamento nacional” com Bertha Becker

    Eduardo Santos, Márcia Cabreira
    15-18
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v2i0.838

Artigos

  • Higienismo e positivismo no Brasil: unidos e separados nas campanhas sanitárias (1900 - 1930)

    Edivaldo Góis Junior
    21-32
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v2i0.839
  • Letramento: perspectivas e implicações para a educação

    Eliana Vogel Jaeger
    33-40
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v2i0.840
  • RE: o refazer do Sertão-Brasília

    Estevão Monti
    41-50
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v2i0.841
  • Argumento cínico-moral

    Jair Pinheiro
    51-56
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v2i0.842
  • As interferências fonológicas no inglês como língua estrangeira para os falantes do português do Brasil

    Magali Rosa de San'tanna
    57-70
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v2i0.843
  • Literatura e pragmatismo: pressupostos teóricos contemporâneos da crítica literária

    Mauricio Pedro da Silva
    71-82
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v2i0.844
  • Nossa língua portuglesa: mil faces de uma ideologia

    Nair Ferreira dos Santos Feid
    83-96
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v2i0.845

Dossiê Temático: Educação e Linguagens

  • A tradução / interpretação e a transmissão do conhecimento

    Márcia do Carmo Felismino Fusaro
    99-108
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v2i0.846
  • Comunicação em sala de aula – um problema de linguagem?

    Sandra Maria Silva Palomo
    109-118
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v2i0.847
  • A formação de professores e de gestores escolares nos cursos de Pedagogia e Normal Superior

    Alfredo Sérgio Ribas dos Santos, Maria Elena Roberto Guiselini, Oswaldo Marques
    119-136
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v2i0.848
  • O que fazer na sala de aula: didática, metodologia ou nada disso?

    Vivaldo Paulo dos Santos
    137-148
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v2i0.849