Avalição: exclusão ou inclusão?

Auteurs

  • José Eustáquio Romão UNINOVE, São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.v4i1.292

Mots-clés :

avaliação, inclusão, exclusão, estratificação social.

Résumé

Neste artigo recuperamos as duas concepções de avaliação que mais têm sido usadas nos diversos momentos de verificação da performance humana: a que tenta diagnosticar dificuldades, para subsidiar sua superação e, portanto, permitir a inclusão, e a que julga e, por isso, trabalha para a exclusão. Examinamos, em seguida, o comportamento dessas duas concepções nas três modalidades básicas de avaliação: na da aprendizagem, na de desempenho e na institucional. Para concluir, estabelecemos uma interessante relação entre processos de avaliação e processos de estratificação social.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

José Eustáquio Romão, UNINOVE, São Paulo

Doutor em História e Filosofia da Educação (USP); e em História Social (USP), professor do Programa de Mestrado em Educação da UNINOVE e Diretor do Instituto Paulo Freire

Téléchargements

Publiée

2008-01-09

Comment citer

ROMÃO, José Eustáquio. Avalição: exclusão ou inclusão?. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 43–60, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v4i1.292. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/292. Acesso em: 27 août. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos & Ensaios

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

1 2 > >>