N.º 41: Políticas curriculares. Das discussões sobre a construção da Base Nacional Comum Curricular da Educação

(set./dez. 2016)

 
Publicado: 2016-12-31

Editorial

Políticas curriculares. Das discussões sobre a construção da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNC)

  • Educação profissional no contexto das reformas curriculares para o ensino médio no Brasil

    Ivanete Bellucci Pires de Almeida, Sueli Soares dos Santos Batista
    17-29
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6804
  • A primeira e segunda versões da BNCC: construção, intenções e condicionantes

    Marcos Garcia Neira, Wilson Alviano Júnior, Déberson Ferreira de Almeida
    31-44
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6807
  • Construção de significados e legitimação de discursos: o currículo da rede estadual de ensino de São Paulo

    Celso do Prado Ferraz de Carvalho
    45-59
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.7089
  • A BNCC no contexto de ameaças ao estado democrático de direito

    Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello
    61-75
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6801
  • Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil: entre desafios e possibilidades dos campos de experiência educativa

    Luciane Pandini-Simiano, Márcia Buss-Simão
    77-90
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6799
  • BNCC, componentes curriculares de história: perspectivas de superação do eurocentrismo

    Astrogildo Fernandes da Silva Júnior
    91-106
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6776
  • Aventura e educação na Base Nacional Comum

    Antonio Joaquim Severino, Dimitri Wuo Pereira, Vinicius Feitoza Sampaio dos Santos
    107-125
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6954

Artigos

  • Bullying e práticas escolares: adaptar ou emancipar?

    Jorge Luis Cammarano González
    129-146
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6802
  • Pensar, falar e escutar: a aula entre a filosofia e a educação

    Paula Ramos de Oliveira, Denis Domeneghetti Badia, Ivan Fortunato
    147-156
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6929
  • A educação sociocomunitária: reflexões sobre o educar para a autonomia

    Maria Luísa Bissoto
    157-172
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.4566
  • Qualidade, eficiência e avaliação docente: uma nova pedagogia flexível?

    Renan Araújo, Helen Cristina Oliveira
    173-188
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6154
  • Juventude e participação social: concepções que orientam ações e políticas para os jovens brasileiros

    Aldimara Catarina Delabona Boutin, Simone de Fátima Flach
    189-205
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6686
  • Ensino religioso e a formação do ser humano na perspectiva da interculturalidade

    Eliane Ludwig
    207-223
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6943
  • Ciências sociais e humanas, ciências da educação e filosofia da educação: achegas para uma leitura cruzada

    Adalberto Dias Carvalho
    255-232
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6330

Resenhas

  • Fazer Educação, Fazer Política: Linguagem, Resistência e Ação, de Eunice Macedo (Org.)

    Thiago Valim Oliveira
    235-237
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6712
  • História oral como arte da escuta, de Alessandro Portelli

    Antonio Joaquim Severino
    238-243
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6917
  • Do outro lado do espelho: insurgências e resistências descoloniais, de Manuel Tavares e Mônica de Ávila Todaro (Org.)

    Sandra Gomes dos Santos
    244-251
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6964
  • Culturas, Identidades e Narrativas, de Ana Maria Haddad Baptista e Manuel Tavares (Org.).

    Antonio Germano
    252-255
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.5647