A Reforma do Estado e a política de descentralização da educação no contexto na década de 1990

Autores

  • Inalda Maria dos Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N29.7409

Palavras-chave:

Reforma do Estado. Política de Descentralização. Educação.

Resumo

O presente artigo visa problematizar a política de descentralização da educação no contexto da Reforma do Estado, empreendida na década de 1990, tendo como expressão o Programa Dinheiro Direto na Escola. Como metodologia de pesquisa, adotamos uma abordagem qualitativa e bibliográfica acerca do objeto analisado a partir de teóricos como Rosanvallon (1997), Nogueira (1998), Casassus (1995), Melo (1997), Andrade (1998), Arretche (1997), dentre outros. Considerando a relevância e atualidade da temática, ressaltamos a importância da problematização das questões abordadas e da necessidade do amplo debate acerca das repercussões do ajuste fiscal e todas as estratégias delineadas no projeto da Reforma do Estado, uma vez que essas questões conseguem clarificar o contexto atual da política e do Estado brasileiro. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inalda Maria dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Maceió – AL – Brasil


Downloads

Publicado

24.08.2018

Como Citar

SANTOS, Inalda Maria dos. A Reforma do Estado e a política de descentralização da educação no contexto na década de 1990. Dialogia, [S. l.], n. 29, p. 125–138, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N29.7409. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7409. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos