A Reforma do Estado e a política de descentralização da educação no contexto na década de 1990

Autores

  • Inalda Maria dos Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N29.7409

Palavras-chave:

Reforma do Estado. Política de Descentralização. Educação.

Resumo

O presente artigo visa problematizar a política de descentralização da educação no contexto da Reforma do Estado, empreendida na década de 1990, tendo como expressão o Programa Dinheiro Direto na Escola. Como metodologia de pesquisa, adotamos uma abordagem qualitativa e bibliográfica acerca do objeto analisado a partir de teóricos como Rosanvallon (1997), Nogueira (1998), Casassus (1995), Melo (1997), Andrade (1998), Arretche (1997), dentre outros. Considerando a relevância e atualidade da temática, ressaltamos a importância da problematização das questões abordadas e da necessidade do amplo debate acerca das repercussões do ajuste fiscal e todas as estratégias delineadas no projeto da Reforma do Estado, uma vez que essas questões conseguem clarificar o contexto atual da política e do Estado brasileiro. 

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Biografia Autor

Inalda Maria dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Maceió – AL – Brasil


Publicado

2018-08-24

Como Citar

SANTOS, Inalda Maria dos. A Reforma do Estado e a política de descentralização da educação no contexto na década de 1990. Dialogia, [S. l.], n. 29, p. 125–138, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N29.7409. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7409. Acesso em: 25 ago. 2024.

Edição

Secção

Artigos

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