Aplicação das tecnologias da informação e comunicação (TICS) na educação e os desafios do educador

Autores/as

  • Márcio Câmara Xavier UNINOVE
  • Célia Regina Teixeira UNINOVE
  • Bianca Priscila Saveti UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v9i1.2348

Palabras clave:

Tecnologias da Informação e Comunicação, internet, recurso didático, educação tecnológica.

Resumen

Este artigo pretende refletir sobre a relação entre Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e o papel por elas desempenhados no espaço educacional. Estas reflexões estão apoiadas nos estudos de MORAN (2009), FREITAS (2005) e KENSKI (2008), entre outros, pois consideram que o trabalho docente necessita incorporar as TICs, colocando-as a serviço de uma prática pedagógica com o princípio efetivo do ensinar. Concluindo, sugerimos algumas ferramentas aplicáveis, de uso gratuito, disponíveis na Internet.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcio Câmara Xavier, UNINOVE

Formado em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, 2010. Pós-graduando em História - Relações Sociais e Cultura - UNINOVE, 2010.

Célia Regina Teixeira, UNINOVE

Doutora em Educação: Currículo (2006)/ Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

Bianca Priscila Saveti, UNINOVE

Formada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, 2010.

Publicado

2011-06-21

Cómo citar

XAVIER, Márcio Câmara; TEIXEIRA, Célia Regina; SAVETI, Bianca Priscila. Aplicação das tecnologias da informação e comunicação (TICS) na educação e os desafios do educador. Dialogia, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 105–116, 2011. DOI: 10.5585/dialogia.v9i1.2348. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2348. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos