Prospecções do ensino de arte na Educação Infantil: currículo, políticas públicas e suas aproximações com as práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.5585/43.2023.23787Palabras clave:
currículo, Arte, Educação InfantilResumen
Qual é a abrangência e relevância do ensino de Arte na Educação Infantil dentro das competências em currículos escolares? Toma-se como objetivo geral desta pesquisa identificar prospecções do ensino de arte na Educação Infantil a partir de diretrizes presentes em currículos da Educação Básica. Emprega-se uma revisão bibliográfica e documental, de caráter empírico e qualitativo, com respaldo em estudos Freirianos, ensino de arte e conteúdos curriculares. Primeiramente, levantam-se as concepções de ensino de arte na Educação infantil e, na sequência, identificam-se as limitações dos currículos escolares em sua distribuição do ensino de arte por competências a partir da BNCC (BRASIL, 2018) e suas implicações na formação de professores(as) e no desenvolvimento de crianças. Como resultado desta pesquisa, aponta-se para a construção e execução de reformas curriculares para o ensino de arte, sobretudo na Educação Infantil, oportunizando um desenvolvimento humanizado para todas as crianças, especialmente, das classes populares.
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