Prospecções do ensino de arte na Educação Infantil: currículo, políticas públicas e suas aproximações com as práticas pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.23787

Palavras-chave:

currículo, Arte, Educação Infantil

Resumo

Qual é a abrangência e relevância do ensino de Arte na Educação Infantil dentro das competências em currículos escolares? Toma-se como objetivo geral desta pesquisa identificar prospecções do ensino de arte na Educação Infantil a partir de diretrizes presentes em currículos da Educação Básica. Emprega-se uma revisão bibliográfica e documental, de caráter empírico e qualitativo, com respaldo em estudos Freirianos, ensino de arte e conteúdos curriculares. Primeiramente, levantam-se as concepções de ensino de arte na Educação infantil e, na sequência, identificam-se as limitações dos currículos escolares em sua distribuição do ensino de arte por competências a partir da BNCC (BRASIL, 2018) e suas implicações na formação de professores(as) e no desenvolvimento de crianças. Como resultado desta pesquisa, aponta-se para a construção e execução de reformas curriculares para o ensino de arte, sobretudo na Educação Infantil, oportunizando um desenvolvimento humanizado para todas as crianças, especialmente, das classes populares.

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Biografias Autor

Regina Ridão Ribeiron de Paula, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Mestranda em Educação

 

Ercilia Maria Angeli Teixeira de Paula, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Pós-Doutora em Educação e Contemporaneidade

 

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Publicado

2023-04-06

Como Citar

PAULA, Regina Ridão Ribeiron de; PAULA, Ercilia Maria Angeli Teixeira de. Prospecções do ensino de arte na Educação Infantil: currículo, políticas públicas e suas aproximações com as práticas pedagógicas. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e23787, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.23787. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23787. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Secção

Dossiê n. 43 "Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores"