n. 71: Dossiê 71 - A Filosofia da Educação em tempos de crise cultural

Fluxo contínuo (out./dez. 2024)

Publicado: 13.12.2024

Apresentação

  • A filosofia da educação em tempos de crise cultural

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.27699
    Cleide Rita Silvério de Almeida, Elaine Teresinha Dal Mas Dias, Antonio Joaquim Severino
    e27699

Dossiê 71 - A Filosofia da Educação em tempos de crise cultural

  • Responsabilidade do filósofo e os desafios educativos em tempos de ativismo: leitura a partir de Gabriel Marcel

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.27846
    Joaquim José Jacinto Escola
    e27846
  • Formação docente como trajetória de sentidos, atravessamentos e transgressões de pensamentos pelos caminhos da perspectiva Eco-Relacional

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.27610
    João Batista de Albuquerque Figueiredo, Inambê Sales Fontenele, Ana Natália Duarte Lima
    e27610
  • Educação, neoliberalismo, democracia e política: dilemas e desafios que se nos apresentam em nossa contemporaneidade

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.27604
    Sylvio Gadelha
    e27604
  • Educação e política na formação: provocações para um debate necessário

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.27587
    Liliane Barros de Almeida
    e27587
  • Reflexões sobre a educação para a resistência e emancipação à luz do pensamento de Theodor Adorno

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.27572
    Ermínio de Sousa Nascimento
    e27572
  • O que nos torna humanos? analisando o discurso ideológico presente na animação o corcunda de notredame.

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.27567
    Pedro Weslei de Oliveira Silva, Maria Dulcinea da Silva Loureiro
    e27567
  • Educação para a autonomia e libertação da classe trabalhadora: práticas educativas de resistência à lógica imposta pelo capital financeiro

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.27562
    Antônio Cláudio Moreira Costa, Dileno Dustan Lucas de Souza , Fabiane Lemes
    e27562

Artigos

  • Política de inclusão escolar: movimentos da comunidade surda brasileira

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.26288
    Ana Cristina de Assunção Xavier Ferreira, Thelma Helena Costa Chahini
    e26288
  • Inovação pedagógica: como as produções acadêmicas dialogam com compreensões conceituais?

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.25422
    Mariangela Oliveira Lago Rosier, Ana Cristina Ghisleni
    e25422
  • Educação ambiental, retomadas e presenças em disputa: contribuições ao ensino escolar

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.26283
    Mateus Filho Vieira do Nascimento, Lisiane Costa Claro , Roberta Avila Pereira
    e26283
  • Sarau noturno: caminhos educativos redutores de danos na interface poética entre escolas públicas

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.26242
    Francisco José Figueiredo Coelho, Andrea Viana da Silva Diniz
    e26242
  • Por uma formação discente decente: a pedagogia do diálogo na abordagem da pesquisa-ação em direitos humanos LA PÉDAGOGIE DU DIALOGUE DANS L’APPROCHE DE RECHERCHE-ACTION EN DROITS DE L’HOMME

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.26212
    Fabiana de Moura Cabral Malta , Gregory Balthazar , Simone Amorim
    e26212
  • Professores homens na educação infantil: a concepção dos diretores e das diretoras

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.26135
    Nonato Assis de Miranda, Iristeu Gomes Barboza
    e26135
  • As contribuições de John Dewey para implementação do design thinking na educação

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.25743
    Josélia Galiciano Pedro, Sidinei de Oliveira Sousa
    e25743
  • Apontamentos para uma pedagogia do desamparar-se: ética, estética e alteridade como princípios de liberdade

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.25701
    Guilherme Lucian
    e25701
  • Produção de texto escrito durante a pandemia de COVID-19 em aulas de língua portuguesa em sistema remoto

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.25555
    Rafael Signato de Melo, Acir Mário Karwoski
    e25555
  • Formação continuada de professores da educação básica no Amazonas: análise de resultados

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.25480
    Aldenei Bentes Vieira, Carolina Gonçalves
    e25480
  • Produção científica sobre a permanência estudantil na educação profissional e tecnológica

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.25437
    Denise Maria Martins, Claudia Alexandre dos Santos
    e25437

Resenhas