Vol. 13 Núm. 3 (2014): Abril - Junho
Editorial BJM/ReMARK vol. 13, n. 3, 2014
O contexto das pesquisas em marketing tem evoluído de maneira significativa no cenário internacional. Diversos pesquisadores e grupos de pesquisa têm procurado, no âmbito nacional, refletir as melhores práticas de pesquisa, seja pela exploração de teorias consideradas de relevância e de vanguarda por cientistas do marketing em todo o mundo, seja pela sofisticação do uso de metodologias que têm povoado os papers do mainstream das publicações internacionais.
Nós do Brazilian Journal of Marketing/BJM também temos procurado, na medida do possível, refletir tanto as práticas quanto a qualidade de publicação. Principalmente no que concerne a este último tópico, temos feito um esforço de internacionalização da publicação, esforço este que pode ser visto com a publicação do primeiro número especial deste ano, sobre métodos e técnicas de pesquisa aplicados ao Marketing. Não só conseguimos atrair pesquisadores de renome internacional, como também pesquisadores brasileiros que mais têm se destacado com suas publicações, especificamente acerca dos métodos sobre os quais escreveram.
Outra ação adotada por nós, e que já pode ser apreciada no contexto dos artigos que serão apresentados neste número é a abertura de espaços específicos ao longo do ano para fóruns dos principais encontros de Marketing no Brasil, dentre eles o EMA, o EnANPAD e o SEMEAD, de onde procuraremos captar os melhores trabalhos para submissão via fast track em nosso journal.
É com grande satisfação que passamos, portanto, a apresentar os dez artigos selecionados para o 3o número de 2014 do Brazilian Journal of Marketing/BJM. Para abrir o número, temos a pesquisa intitulada ATTITUDES TOWARDS ADS AND AGE: A STUDY IN SENIORS, dos pesquisadores Marta M. Estrada, Diego Monferrer, Miguel A. Moliner, Javier Sánchez. Na sequência, temos dois trabalhos acerca dos automóveis enquanto domínio substantivo para a aplicação das teorias de comportamento do consumidor, de comunicação e propaganda. São eles: DIGA-ME NO QUE ANDAS E TE DIREI QUEM ÉS: ASPECTOS DE INFLUENCIA NOS JOVENS DA CLASSE C BRASILEIRA PARA ADQUIRIR AUTOMÓVEIS, dos autores Rafael Mendes Lübeck, Lucia Helena Andrade Fallavena, Fernando de Oliveira Santini e Cláudio Hoffmann Sampaio e ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO NA PROPAGANDA DE LANÇAMENTO DO CITROËN C3 PICASSO, de Edson Roberto Scharf e Aléssio Bessa Sarquis.
O quarto e o quinto artigos, de natureza mais teórica, trazem reflexões relevantes acerca do papel do marketing em contextos bastante singulares: a neurociência e a informalidade. O primeiro deles, REFLETINDO SOBRE A ÉTICA NA PRÁTICA DO NEUROMARKETING: A NEUROÉTICA, dos pesquisadores Marcos Ferreira Santos, Carlos Alberto Gonçalves, Plínio Rafael Reis Monteiro e Cid Gonçalves Filho, e o segundo, MARKETING INFORMAL: UM MODELO DE COMERCIALIZAÇÃO PAUTADO EM JEITINHO BRASILEIRO, INFORMALIDADE E EMPREENDEDORISMO, dos autores Gustavo Henrique Silva de Souza, Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho, Nilton Cesar Lima e Jamerson Viegas Queiroz.
Dois outros domínios estudados pelo viés das teorias de marca e de segmentação de mercado, respectivamente, foram apresentados nos artigos OS DESAFIOS DA MARCA NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, de Mehran Ramezanali, Maria José Barbosa de Souza e Amelia Silveira, e SEGMENTAÇÃO DE MERCADO EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA: O CASO DA SEGMENTAÇÃO DE ESPUMANTES, dos autores Valéria Riscarolli, Sandra Regina Silva dos Santos Souza, Leonel Cezar Rodrigues e Fabrícia Durieux Zucco.
Fechando o que podemos chamar de fluxo corrente dos artigos da Brazilian Journal of Marketing/BJM, temos a ótima pesquisa experimental intitulada A RELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO DA MARCA E NÍVEL DE PREÇO NA INTENÇÃO DE COMPRA: UM EXPERIMENTO COM PERFUMES DE LUXO, dos pesquisadores Deonir De Toni , Vinícius de Vargas Bacichetto, Gabriel Sperandio Milan, Fabiano Larentis.
Fórum EMA/SEMEAD: conforme apontamos no início deste editorial, estamos realizando um trabalho junto às organizações dos grandes eventos de Marketing no Brasil, com o objetivo de dar maior visibilidade aos trabalhos que receberem melhor classificação dos avaliadores desses congressos. Para compor os dez artigos deste número, foram escolhidos os seguintes trabalhos: MARKETING SOCIAL: ABORDAGEM HISTÓRICA E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, de Gustavo Schneider, Fernando Bins Luce, apresentado no EMA 2014, e EFEITOS DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE COMPRAS COLETIVAS SOBRE O COMPORTAMENTO IMPULSIVO, dos autores Suzi Elen Ferreira Dias, Rosilene Maria dos Santos, Vinicius Martins, Giuliana Isabella, apresentado no SEMEAD 2013.
Com este número, fechamos o primeiro semestre de 2014 satisfeitos com o trabalho que estamos desenvolvendo, certos de que estamos contribuindo significativamente para o avanço dos estudos de Marketing no campo científico.
Para o segundo semestre do ano, esperamos, além das submissões correntes que vêm aumentando continuamente, conceder fast tracks para os trabalhos do EnANPAD 2014, assim como finalizar e publicar o segundo número especial sobre métodos e técnicas de pesquisa aplicados ao Marketing, novamente recheado de talentos nacionais e internacionais.
Bom segundo semestre e uma ótima leitura!
Otávio Freire
Editor Científico
Suzane Strehlau
Editora Adjunta