Inclusão escolar na pandemia: estereótipos e outras barreiras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/40.2022.20618

Palabras clave:

educação inclusiva, ensino remoto, teoria crítica

Resumen

Este estudo tem como objetivo analisar a escolarização de pessoas com deficiência durante a pandemia, por meio de cinco depoimentos sobre como estão chegando até elas as propostas das escolas, bem como essas propostas, ou a falta delas, impactam em suas aprendizagens escolares. Fundamentada na Teoria Crítica, a análise dos dados mostra que a principal barreira para os alunos não é a deficiência em si, e reforçam a ideia de que a presença do estudante com deficiência possibilita suscitar na escola a necessidade de rever suas práticas, o que pode contribuir com a aprendizagem de todos os estudantes. Ocorre que muitas vezes esses estudantes são negligenciados, em razão de uma postura que cristalizou práticas excludentes, de consolidação da barbárie, por meio de uma sociedade que não valoriza os processos de humanização e as situações que se apresentam no contexto do ensino remoto na pandemia, trazem novos elementos para esse debate.

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Biografía del autor/a

Carolina Mariane Miguel, Universidade Nove de Julho (Uninove)

Mestra em Educação

Daniel Carlos Estevão, Universidade Nove de Julho (Uninove)

Mestre em Educação

Rosemary Roggero, Universidade Nove de Julho (Uninove)

Doutora em Educação

Citas

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Publicado

2022-02-10

Cómo citar

MIGUEL, Carolina Mariane; ESTEVÃO, Daniel Carlos; ROGGERO, Rosemary. Inclusão escolar na pandemia: estereótipos e outras barreiras. Dialogia, [S. l.], n. 40, p. e20618, 2022. DOI: 10.5585/40.2022.20618. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20618. Acesso em: 17 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos

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