n. 47 (2018): Economia política e educação

(set./dez.2018)
Publicado: 27.12.2018

Editorial

  • Economia Política e Educação

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.11210
    Eduardo Santos, Manuel Tavares
    11-20

Dossiê 47 - Economia política e educação

  • Para além das métricas simplistas na pesquisa educativa. As lições da contínua relevância e impacto freiriano

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10752
    Gustavo Enrique Fischman, Sandra Regina Sales, Esther do Lago e Pretti
    23-40
  • El Paraguay y la acreditación de carreras de grado en el Mercosur

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.8701
    Gladys Beatriz Barreyro, Gabriella de Camargo Hizume
    41-59
  • Capital fictício e educação no Brasil: um estudo sobre a lógica contemporânea da privatização

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10740
    Luciana Sardenha Galzerano, Lalo Watanabe Minto
    61-80
  • Governar pela autonomia: universidade, inovação e capitalismo cognitivo

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10690
    Murilo Duarte Costa Corrêa, João Guilherme Pereira Chaves, Diego Petyk de Sousa
    81-103
  • Desventuras da educação brasileira e as ‘reformas’ atuais: educar para a produtividade do trabalho

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10716
    Maria Carolina Pires de Andrade, Bruno Gawryszewski
    105-125
  • A reconfiguração do mandato político endereçado à educação superior Europeia

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10692
    António Manuel Magalhães
    127-148
  • Industrialização da educação, edtech e prática docente

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10702
    Octavio Ribeiro de Mendonça Neto, Almir Martins Vieira, Maria Thereza Pompa Antunes
    149-170
  • Americanismo, O novo marco de Ciência, Tecnologia e Inovação: sequestro do fundo público pelo capital financeiro

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10757
    João dos Reis Silva Júnior, Fabíola Bouth Grello Kato, José Augusto Ewerton
    171-193

Artigos

  • Thauma e pensar bem na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7383
    Marcos Antônio Lorieri, Eduardo Gasperoni de Oliveira
    197-213
  • Bolsa Permanência na UFMS: novas configurações e velhos desafios

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7918
    Felipe Vieira Gimenez, Carina Elisabeth Maciel
    215-236
  • Análise de políticas educacionais: a abordagem do ciclo de políticas e as contribuições de Pierre Bourdieu

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7877
    Rayane Regina Scheidt Gasparelo, Débora Cristina Jeffrey, Marisa Schneckenberg
    237-252
  • O estado do conhecimento das pesquisas sobre formação de professores no quadro da expansão da educação superior no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n46.8057
    Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, Douglas da Silva Tinti
    253-272
  • Professores na Educação de Jovens e Adultos: inserção, precarização e formação continuada

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.5887
    Joana Celia Passos
    273-288
  • Revolução passiva e o papel formativo da filosofia no Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.6020
    Paolo Nosella, Alessandra Maria Martins Gaidargi
    289-300
  • A formação do pedagogo na educação a distância: alguns dilemas e possibilidades

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7693
    Adriana Regina de Jesus Santos, José Alexandre Gonçalves, Rogério da Costa
    301-316
  • Formação de professores universitários: novos paradigmas epistemológicos, outras práticas

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7873
    Evódio Mauricio Oliveira Ramos, Isabel Maria Sabino de Farias
    317-336
  • A expansão da educação superior privada no Brasil por meio do FIES

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7895
    Tarcísio Luiz Pereira, Silvia Helena Andrade Brito
    337-354
  • A interdisciplinaridade nas novas configurações curriculares da educação superior brasileira: o caso dos BI da UFBA

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7936
    Gabriel Swahili Sales de Almeida
    355-374
  • A educação superior em Santa Catarina: um século de história (1917-2017)

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7974
    Sherlon Cristina De Bastiani, Joviles Vitório Trevisol, Ludimar Pegoraro
    375-395
  • Estudio de la creatividad de una perspectiva educativa en deficiencia visual

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7090
    Jose Enrique llamazares Prado, Ana Rosa Arias Gago, Maria Antonia Melcon Alvarez
    397-418
  • Revisão integrativa: letramentos do idoso e os círculos de cultura freireanos

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10313
    Daniel Aguiar Pereira, Eliane Feitoza Oliveira, Meire Cachioni
    419-439
  • A teoria do agir comunicativo e a formação médica: análise crítica das competências curriculares e da relação médico-paciente

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.8757
    Antonio da Silva Menezes Junior, Iria Brzezinski
    441-456

Resenhas

  • A fábrica da educação: da especialização taylorista à flexibilização toyotista, de Ricardo Antunes e Geraldo Augusto Pinto

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.8041
    Alex Martins De Oliveira, Leandro Sieben, Antonio Ademar Guimarães
    459-462
  • O CAQi e o novo papel da União no financiamento da Educação Básica, de Luiz Araújo

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.8917
    Adriana Zanini da Silva
    463-466
  • Formação para a docência na educação infantil: pedagogias, políticas e contexto, de Débora Teixeira de Mello, Viviane Ache Cancian e Simone Freitas da Silva Gallina (Orgs)

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10407
    Ligia de Carvalho Abões Vercelli
    467-471
  • Digital citizenship in schools: nine elements all students should know, in Mike Ribble

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10778
    Simão Pedro P. Marinho, Flávia Cardoso Carneiro
    472-476

Revista Completa

  • EccoS n. 47

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.11266
    1-484