n. 47 (2018): Economia política e educação

(set./dez.2018)
Publicado: 27.12.2018

Editorial

  • Economia Política e Educação

    Eduardo Santos, Manuel Tavares
    11-20
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.11210

Dossiê 47 - Economia política e educação

  • Para além das métricas simplistas na pesquisa educativa. As lições da contínua relevância e impacto freiriano

    Gustavo Enrique Fischman, Sandra Regina Sales, Esther do Lago e Pretti
    23-40
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10752
  • El Paraguay y la acreditación de carreras de grado en el Mercosur

    Gladys Beatriz Barreyro, Gabriella de Camargo Hizume
    41-59
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.8701
  • Capital fictício e educação no Brasil: um estudo sobre a lógica contemporânea da privatização

    Luciana Sardenha Galzerano, Lalo Watanabe Minto
    61-80
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10740
  • Governar pela autonomia: universidade, inovação e capitalismo cognitivo

    Murilo Duarte Costa Corrêa, João Guilherme Pereira Chaves, Diego Petyk de Sousa
    81-103
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10690
  • Desventuras da educação brasileira e as ‘reformas’ atuais: educar para a produtividade do trabalho

    Maria Carolina Pires de Andrade, Bruno Gawryszewski
    105-125
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10716
  • A reconfiguração do mandato político endereçado à educação superior Europeia

    António Manuel Magalhães
    127-148
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10692
  • Industrialização da educação, edtech e prática docente

    Octavio Ribeiro de Mendonça Neto, Almir Martins Vieira, Maria Thereza Pompa Antunes
    149-170
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10702
  • Americanismo, O novo marco de Ciência, Tecnologia e Inovação: sequestro do fundo público pelo capital financeiro

    João dos Reis Silva Júnior, Fabíola Bouth Grello Kato, José Augusto Ewerton
    171-193
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10757

Artigos

  • Thauma e pensar bem na educação infantil

    Marcos Antônio Lorieri, Eduardo Gasperoni de Oliveira
    197-213
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7383
  • Bolsa Permanência na UFMS: novas configurações e velhos desafios

    Felipe Vieira Gimenez, Carina Elisabeth Maciel
    215-236
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7918
  • Análise de políticas educacionais: a abordagem do ciclo de políticas e as contribuições de Pierre Bourdieu

    Rayane Regina Scheidt Gasparelo, Débora Cristina Jeffrey, Marisa Schneckenberg
    237-252
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7877
  • O estado do conhecimento das pesquisas sobre formação de professores no quadro da expansão da educação superior no Brasil

    Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, Douglas da Silva Tinti
    253-272
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n46.8057
  • Professores na Educação de Jovens e Adultos: inserção, precarização e formação continuada

    Joana Celia Passos
    273-288
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.5887
  • Revolução passiva e o papel formativo da filosofia no Ensino Médio

    Paolo Nosella, Alessandra Maria Martins Gaidargi
    289-300
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.6020
  • A formação do pedagogo na educação a distância: alguns dilemas e possibilidades

    Adriana Regina de Jesus Santos, José Alexandre Gonçalves, Rogério da Costa
    301-316
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7693
  • Formação de professores universitários: novos paradigmas epistemológicos, outras práticas

    Evódio Mauricio Oliveira Ramos, Isabel Maria Sabino de Farias
    317-336
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7873
  • A expansão da educação superior privada no Brasil por meio do FIES

    Tarcísio Luiz Pereira, Silvia Helena Andrade Brito
    337-354
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7895
  • A interdisciplinaridade nas novas configurações curriculares da educação superior brasileira: o caso dos BI da UFBA

    Gabriel Swahili Sales de Almeida
    355-374
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7936
  • A educação superior em Santa Catarina: um século de história (1917-2017)

    Sherlon Cristina De Bastiani, Joviles Vitório Trevisol, Ludimar Pegoraro
    375-395
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7974
  • Estudio de la creatividad de una perspectiva educativa en deficiencia visual

    Jose Enrique llamazares Prado, Ana Rosa Arias Gago, Maria Antonia Melcon Alvarez
    397-418
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7090
  • Revisão integrativa: letramentos do idoso e os círculos de cultura freireanos

    Daniel Aguiar Pereira, Eliane Feitoza Oliveira, Meire Cachioni
    419-439
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10313
  • A teoria do agir comunicativo e a formação médica: análise crítica das competências curriculares e da relação médico-paciente

    Antonio da Silva Menezes Junior, Iria Brzezinski
    441-456
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.8757

Resenhas

  • A fábrica da educação: da especialização taylorista à flexibilização toyotista, de Ricardo Antunes e Geraldo Augusto Pinto

    Alex Martins De Oliveira, Leandro Sieben, Antonio Ademar Guimarães
    459-462
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.8041
  • O CAQi e o novo papel da União no financiamento da Educação Básica, de Luiz Araújo

    Adriana Zanini da Silva
    463-466
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.8917
  • Formação para a docência na educação infantil: pedagogias, políticas e contexto, de Débora Teixeira de Mello, Viviane Ache Cancian e Simone Freitas da Silva Gallina (Orgs)

    Ligia de Carvalho Abões Vercelli
    467-471
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10407
  • Digital citizenship in schools: nine elements all students should know, in Mike Ribble

    Simão Pedro P. Marinho, Flávia Cardoso Carneiro
    472-476
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10778

Revista Completa

  • EccoS n. 47

    1-484
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.11266