Dialogia n. 14

(jul./dez. 2011)
Dossiê Temático: Educação, corpo e corporeidade
Publicado: 2012-05-28

Editorial

  • Educação, corpo e corporeidade

    Carlos Bauer, Mauricio Silva
    09-10
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.3282

Entrevista

Artigos

  • O REUNI e as dimensões da expansão na graduação da UFTM

    Elisabete Perez Caramori Ambrosio, Luciana Teixeira Fantini, Acir Mario Karwoski
    121-137
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.2531
  • O ensino de Filosofia na Educação Básica: em busca de um currículo crítico e emancipatório

    Márcia Regina Quevedo Kay
    139-154
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.2834
  • A importância da Filosofia no ensino de ciências

    Fernando Barcellos Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck
    155-162
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.2734
  • As ruínas de Laranjeiras (SE): arqueologia histórica e educação patrimonial em foco

    Janaina Cardoso Mello, Cristina Valença Barroso
    163-178
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.2716
  • A "Nova Aliança" entre as Ciências Humanas e Sociais e as Ciências da Natureza: um ensaio sobre a práxis docente em cursos de Licenciatura em Física, Química e Matemática

    Alexandre Maia Bomfim, Rodrigo Siqueira-Batista
    179-193
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.2737
  • Teorias pós-críticas da educação: subsídios para o currículo da Educação Física

    Marcos Garcia Neira
    195-206
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.3112

Resenhas

  • Movimentos sociais e redes de mobilizações civis no Brasil contemporâneo, de Maria da Glória Gohn

    Ligia de Carvalho Abões Vercelli
    209-214
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.3283
  • Corporeidade e Educação: tecendo sentidos..., de Gilberto Aparecido Damiano; Lúcia Helena Pena Pereira e Wanderley Cardoso Oliveira (Org)

    Dilceia Maria A. de Paiva Ferreira, José Antônio dos Santos
    215-217
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.3067
  • Educação musical a distância: abordagens e experiências, de Daniel Marcondes Gohn

    Maria Cecília do Amaral Campos de Barros Santiago
    218-221
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.3148
  • Direitos Humanos no Brasil, de Marco Mondaini

    Tiago Eloy Zaidan, Rudrigo Souza e Silva
    222-224
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.2472

Dossiê Temático: Educação e Linguagens

  • Escuela, cuerpo y educación: Una narrativa corporal desde la perspectiva de los sujetos

    Mariel Alejandra Ruiz
    33-46
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.3034
  • Desafios da corporeidade na EAD e suas relações com a formação de professores

    Eloiza da Silva Gomes de Oliveira, Marco Antonio Santoro Salvador, Vanessa Ramos Pereira
    47-60
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.3048
  • Vivência com o Projeto Acelerar para Vencer/MG: valores e estratégias no corpo das professoras

    Gilberto Aparecido Damiano, Raquel da Silva Anacleto, Fabiana Aparecida Olívia
    61-76
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.3072
  • O corpo para o capital: revisitando a história da Educação Física no Brasil

    Sandro Mello Justo
    77-88
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.2950
  • Dos usos do corpo nas práticas pedagógicas

    Melissa Probst
    89-100
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.3051
  • Corpos masculinos no ballet clássico: configuração das estratégias familiares

    Diego Ebling do Nascimento, Mariângela da Rosa Afonso
    101-112
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.3068
  • Quando danço o mundo me parece acolhedor e hamonioso

    Ester Buffa
    113-118
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.3093