Tecnologia e pesquisas em educação desde a década de 1960 na França

Autores

  • Regina Maria Caruccio Martins IUT-Belfort (França)

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n35.3569

Palavras-chave:

Pesquisas – Tecnologia – Ciências da educação

Resumo

Este estudo tem por objetivo apresentar um panorama das pesquisas em tecnologia e educação na França, desde a expansão massiva da mídia e a criação das Ciências da educação como disciplina, na década de 60. As disciplinas regrupadas na categoria das Ciências humanas e sociais produziram vastas e produtivas pesquisas nos últimos 50 anos. Durante este tempo, harmonizaram-se com dificuldade, dispersando-se por adotarem princípios, metodologias e quadros teóricos diferentes e pelas relações de poder entre os diferentes atores do meio educativo, político e tecnológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Maria Caruccio Martins, IUT-Belfort (França)

Putora : Regina Maria Caruccio Martins, professora-pesquisadora, especializada na orientação do Projeto Pessoal e Profissional em presencial e em EAD (Plataforma Moodle pessoal, disponível : www.e-learningfacile.com/moncours/) Experiência profissional na empresa e no ensino superior : acompanhamento de projetos pessoais e profissionais, projetos pedagógicos, consultoria e engenharia da formação de adultos. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Paris 8 em 2005 : « Devoir former, orienter et évaluer : conflit de devoirs et positionements éthiques pour évaluer » Leitora de Português na Universidade da Sorbonne de 1996 a 2005. Curriculum completo em Ciências da educação : Lincence, Maîtrise e DESS (sem diploma, validação dos semináiros) na Universidade de Nanterre- ParisX) – 1990 a 1996 DEA -Master em Ciências da Linguagem – Universidade de Paris XIII – 1997-1998 ( com a direção de Patrick Charaudeau) DEA- Master em Pesquisas na Formação de Adultos – CNAM de Paris – 1998-1999 (com a direção de J.-M. Barbier e E. Bourgeois) Publicações mais recentes : 2008 : Conflits éthiques du formateur pour évaluer, in Education permanente, n° 175, pp. 71-88. 2007 : Educando para a construção do projeto pessoal e profissional – uma experiência de ensino na França, in Educação UNISINOS, vol. 11, n° 3, pp. 145-155. 2006 : Devoir-évlauer : une notion et un modèle philosophique pour penser l’acte d’évaluer, Lévaluation entre permanence et changement. Coleção »Evaluer », Paris : L’Harmattan, 161-94. Publicações em curso : Do campo das ciências da educação, sobre temas de pesquisa : ética na avaliação, acompanhamento do projeto, análise das práticas profissionais, ensino à distância e plataforma Moodle, análise discursiva.

Downloads

Publicado

11.12.2014

Como Citar

CARUCCIO MARTINS, Regina Maria. Tecnologia e pesquisas em educação desde a década de 1960 na França. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 35, p. 24–46, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n35.3569. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3569. Acesso em: 27 ago. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.