Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores

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DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.24371

Resumen

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL – LDB – lei n. 9394), homologada em 20 de dezembro de 1996, foi um marco importante para a Educação Infantil, uma vez que estabeleceu essa etapa do ensino como a primeira da Educação Básica. Desde então, documentos importantes foram criados, tanto na esfera federal quanto na municipal, a fim de assegurar que bebês e crianças fossem cuidados e educados como sujeitos de direitos, protagonistas de suas ações, que têm voz e vez.

Dentre as legislações federais de grande destaque ressaltamos o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL – RCNEI –1998), documento composto por três volumes, os quais apontam a indissociabilidade entre o cuidar e o educar, a importância da brincadeira para as crianças até 6 anos de idade, além dos eixos de trabalho, a saber: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática, muito trabalhados até os anos 2010.

Em 2006, os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil – Volumes 1 e 2, estabeleceram referências de qualidade para as instituições de Educação Infantil, a fim de promoverem “[...] a igualdade de oportunidades educacionais e que levem em conta diferenças, diversidades e desigualdades de nosso imenso território e das muitas culturas nele presentes” (BRASIL, 2006, p. 3).

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL – DCNEI), resolução n. 5, de 17 de dezembro de 2009, ressaltaram a concepção de criança, de educação infantil e de currículo vigentes, este afirmando que as práticas pedagógicas para a primeira infância devem ser pautadas nas interações e nas brincadeiras, respeitando os princípios éticos, estéticos e políticos.

Por fim, em 2017, a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (BRASIL – BNCC), documento de caráter mandatório, estabeleceu que o currículo dessa primeira etapa da Educação Básica deve estar voltado para os cinco campos de experiência: o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; traços, sons, cores e formas. Também estabeleceu seis direitos de desenvolvimento e de aprendizagem, a saber: conviver; brincar; participar; explorar; expressar e conhecer-se, portanto, reafirmou que os conhecimentos adquiridos pelos pequenos em todas as áreas do saber são apreendidos por meio de ações, interações e brincadeiras. 

 Além desses, outros documentos, que não cabe apontar neste momento, surgiram para iluminar as práticas pedagógicas de professores e professoras de bebês e crianças pequenas. Dessa forma, a formação inicial e permanente em contexto deveria estar apoiada nos referenciais dessas legislações, para que os docentes e futuros docentes pudessem entender que o cotidiano de uma escola que atende a primeira infância pulsa e que as crianças são as protagonistas em todo o processo, mediadas pelos saberes e competências da equipe escolar. Isso significa que os profissionais da Educação Infantil precisam estudar e refletir, com o objetivo de poder fazer as críticas necessárias a cada documento, e não os aceitar como algo determinado, levando em conta o contexto de cada região do país e da instituição na qual atuam.

 Vale lembrar que nesses 27 anos, desde a promulgação da LDB, muitas pesquisas foram realizadas, inúmeros artigos publicados em vários periódicos e diversos livros produzidos. Ainda há muito a ser feito para que possamos vislumbrar uma Educação Infantil que respeite as especificidades da primeira infância, mas não podemos negar o progresso alcançado.  

Em função disso, o dossiê do número 43 da Revista Dialogia trouxe à reflexão a temática “Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores”. Esperamos que esta publicação contribua na construção de novos conhecimentos, de redes de pesquisa e de formação, expandindo as possibilidades de interação e trocas entre pesquisadores, educadores e demais interessados nas temáticas abordadas.

Iniciamos com a entrevista concedida pelo Professor Doutor Cristiano Rogério Alcântara, atualmente coordenador pedagógico na Prefeitura Municipal de São Paulo e coordenador do curso de Pedagogia da Faculdade Phorte de Educação e Tecnologia, que trabalha principalmente com o tema Formação de professores e gestores. Dentre tantas questões, ele nos provoca a pensar sobre a importância de o professor, o gestor, o dirigente educacional e o professor universitário serem participantes ativos de um grupo de estudo, a fim de que entrem em contato com processos metacognitivos distintos dos demais colegas e que, assim, acessem possibilidades de avançar nos próprios processos cognitivos.

Na seção dossiê, encontram-se dezessete artigos que trazem à tona especificidades do tema, tais como: A Educação Infantil e as condições de trabalho docente no Plano Municipal de Educação de uma cidade do interior da Bahia; Contribuições da supervisão escolar na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental; Brincar, fotografar, produzir cultura: experiências estéticas de crianças na creche; A Matemática na prática de professores da Educação Infantil; A arte na Educação Infantil; Docência masculina; Práticas pedagógicas e de leitura; Violência sexual e literatura infantil; Alfabetização e letramento na Educação Infantil,;  Formação continuada em serviço. As hortas escolares nas práticas pedagógicas das professoras de Educação Infantil; Narrativas autobiográficas sobre o planejamento das aulas de educação física na Educação Infantil; Valorização da profissão docente na Educação Infantil; Educação Infantil e Ciências da Natureza: iniciação à investigação científica; Memórias de infâncias brincantes na formação para a docência da Educação Infantil; O livro-brinquedo na Educação Infantil

Na seção artigos, encontram-se catorze textos, os quais discorrem sobre temáticas diversificadas, dentre elas: A utilização dos vídeos na educação midiática e na alfabetização científica no ensino de Química; A atividade docente no estágio supervisionado de letras/inglês, na modalidade de ensino a distância; O Centro de Educação Unificado (CEU) e práticas de inclusão social; Contribuições da fenomenologia para a educação a partir da crítica à racionalidade técnica; A formação de leitores via transposição didática em quadrinhos; Educação Física e metodologias ativas; A formação continuada de professoras/es e suas interfaces com a educação sexual no cotidiano da Educação Infantil; Moradia estudantil e índice de desempenho acadêmico; Interculturalidade e (re)existência; Educação escolar indígena; Experiências formativas no estágio curricular em Educação Física; Ensino remoto emergencial; A construção de ações educativas na prevenção do abuso sexual na infância; Aprendizagem socioemocional e a construção de valores morais de uma equipe do Ensino Médio e técnico; Alfabetização de pessoas jovens e adultas e a vocação ontológica para o ser mais; Violência contra mulheres no Brasil.

Finalizamos com a seção resenha, apresentando a obra Encaixotando minha biblioteca: uma elegia e dez digressões, de Alberto Manguel, escrita por Hadassa Viviane Rodrigues e Márcia Fusaro.

 

Desejamos uma excelente leitura!

 

 

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Biografía del autor/a

Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Universidade Nove de Julho, Uninove

Doutora em Educação

Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Universidade Nove de Julho, Uninove

Doutora em Educação. Docente do Programa de Mestrado Prissional em Gestão e Práticas Educacionais (Progepe) e do Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE) na Universidade Nove de Julho

Publicado

2023-04-27

Cómo citar

VERCELLI, Ligia de Carvalho Abões; TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima. Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e24371, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.24371. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/24371. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

Editorial

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