n. 62: Dossiê 62 - Políticas para o Ensino Médio em tempos de hegemonia conservadora

Fluxo contínuo - (jul./set. 2022)
Publicado: 14.10.2022

Apresentação

  • Dossiê: Políticas para o Ensino Médio em tempos de hegemonia conservadora

    Rosemary Roggero, Carlos Bauer, Celso do Prado Feraz de Carvalho, Manuel Tavares
    e23196
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n62.23196

Dossiê temático

  • A reforma do ensino médio e as reformas empresariais na educação

    Evaldo Piolli, Mauro Sala
    e23197
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n62.23197
  • A pedagogia das competências e o “novo” ensino médio: currículo utilitarista e a centralidade da avaliação

    Debora Cristine Trindade, Julia Malanchen
    e23198
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n62.23198
  • Reforma do ensino médio e base nacional comum curricular: formas atuais de expressão do capital na educação

    Celso do Prado Feraz de Carvalho
    e23199
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n62.23199
  • A “expansão” da carga horária no novo ensino médio aprofunda desigualdades escolares no estado de São Paulo

    Fernando Cássio
    e23200
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n62.23200

Artigos

  • Formação estética, docência e artes visuais

    Daniel Bruno Momoli
    e16697
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n62.16697
  • O Estado do conhecimento sobre Movimento Estudantil brasileiro no campo da educação

    Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin, Simone de Fátima Flach
    e16977
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n62.16977
  • O papel da brincadeira nas versões da BNCC: discursos constituindo saberes na educação infantil

    Luciane Oliveira da Rosa, Valéria Silva Ferreira
    e18508
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n62.18508
  • Infância e institucionalização: quem são as crianças brasileiras?

    Suzana Pinguello Morgado
    e18691
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n62.18691
  • O retorno às aulas presenciais e os sentimentos vividos por acadêmicos durante a pandemia da Covid-19

    Débora de Paula Martins, Priscilla Bellard Mendes de Souza
    e21441
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n62.21441
  • Jogos digitais e atenção: um estudo com alunos da educação básica

    Daniela Karine Ramos, Bruna Santana Anastácio, Camila Meurer Jacob, Guilherme Gomes Silva
    e21693
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n62.21693
  • A constituição histórico-institucional da consolidação dos Institutos Federais de Educação no Brasil

    Francislene Rosas da Silva, Arminda Rachel Botelho Mourão, José Júlio César do Nascimento Araújo
    e21772
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n62.21772
  • Autoformação no ensino superior: a experiência do curso de pedagogia no alto Sertão Paraibano

    Maria Gerlaine Belchior Amaral, Isabel Maria Sabino de Farias
    e21794
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n62.21794
  • Sustentabilidade socioecológica na formação continuada do docente de pedagogia baseada na gamificação

    André Menezes de Jesus, Valdenildo Pedro da Silva
    e21805
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n62.21805
  • A mercantilização do conhecimento como um movimento em curso na contemporaneidade

    Anderson Fernandes de Alencar, Moacir Gadotti
    e22006
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n62.22006
  • Avaliação institucional participativa na educação infantil percursos, desafios e potenciais em uma creche paulistana

    Tássio José da Silva
    e22065
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n62.22065

Resenhas

  • MENEZES, Luís Carlos de. Educar para o Imponderável: Uma Ética da Aventura. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2021. 232 p.

    Carlos Magno Sampaio, Márcia Fusaro
    e22183
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n62.22183
  • Libras e dança-teatro, por que não pensamos nisso antes?

    Marcilio de Souza Vieira, Andreia Silva de Melo
    e22203
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n62.22203
  • Colégio coração de jesus no contexto de consolidação do Município de Nova Esperança/PR

    Mônica Vasconcelo, Fabrícia de Cassia Grou de Paula
    e22447
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n62.22447