Dialogia n. 31

Dossiê Temático: Educação Infantil, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Políticas Públicas
(jan./abr. 2019)

Publicado: 30.04.2019

Editorial

  • Dos múltiplos sentidos da educação à luz da (in)formação

    Márcia Fusaro, Ana Maria Haddad Baptista
    9-11
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.13389

Entrevista

  • Do outro lado do Oceano, entrevista com a professora Montserrat Villar González

    Ana Maria Haddad Baptista, Marcia Fusaro
    15-17
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.13152

Dossiê Temático: Educação Infantil, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Políticas Públicas

  • Subjetividade docente e diálogos com a infância: encontros, escutas e educação

    Diego Barrios Díaz, Maria Carmen Tacca
    21-31
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.11453
  • Aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil: as relações entre as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular

    Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Cristiano Rogério Alcântara, Maria Carmen Silveira Barbosa
    33-43
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.11455
  • Análise da produção acadêmica sobre a ludicidade na prática docente: a educação infantil como etapa emergente

    Marcio Antonio Raiol Santos, Humberto Pereira
    45-56
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.11454
  • A Ciranda Infantil e as crianças Sem Terrinha: educação e vida em movimento

    Luís Henrique dos Santos Barcellos, Julio Cesar Torres
    57-65
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.11458
  • Discutindo a erotização na infância: implicações da sociedade de consumo na construção da rotina infantil nas instituições escolares

    Adreana Dulcina Platt, Marta Regina Furlan de Oliveira
    67-77
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.10751
  • Representações do trabalho na creche por Professores e Agentes de Educação Infantil: Um campo de tensões

    Raquel Garcia Braga de Lima, Rita de Cássia Pereira Lima
    79-90
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.11346
  • Pesquisas da pós-graduação brasileira: diálogos com a avaliação institucional na educação infantil

    Maria Nilceia de Andrade Vieira, Valdete Côco
    91-100
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.11471
  • A política de educação infantil em Alagoas: contrapontos da legitimação de um direito

    Edna Cristina do Prado, Idnelma Lima da Rocha
    101-110
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.11495
  • Contradições entre linguagem escrita e código alfabético: O que revelam professoras sobre a apropriação da escrita pelas crianças na educação infantil

    Máira Cristina Rodrigues, Ana Maria Esteves Bortolanza
    11-119
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.11529

Artigos

  • Aspectos dialógicos na construção do “outro” durante uma atividade em pares em uma aula de língua estrangeira-inglês

    Victor Hugo Oliveira Magalhães, Carla Janaína Figueredo
    123-132
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.8730
  • Educação em direitos humanos e multiculturalismo: políticas de gênero na educação superior

    Jemina de Araújo Moraes Andrade, Miquelly Pastana Tito Sanches, Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões
    133-143
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.8750
  • Estudos culturais e multiculturalismo: possibilidades para o currículo

    Franz Lopes, Mário Luiz Ferrari Nunes
    145-153
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.8817
  • Diversidade e Multiculturalismo: formação docente necessária à Educação de Jovens e Adultos

    Sonia Maria Haracemiv, Ana Maria Soek, Emanuelle Milek
    155-164
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.8675
  • O Ensino de Estratégias de Leitura Mediado por Recursos Educacionais Digitais

    Aline Diesel, Silvana Neumann Martins, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
    165-178
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.8660
  • Paradigmas pedagógicos contemporâneos: tecendo práticas diferenciadas e inovadoras

    Raquel Rodrigues de Lima Simas, Marilda Aparecida Behrens
    179-186
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.8712
  • Relação entre educação física escolar e literatura na educação infantil

    Ana Paula Moreira de Sousa, Renata Machado de Assis
    187-195
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.10650
  • Possibilidades estético-pedagógicas por meio do Fanzine e do Cordel

    Ana Cristina Moraes, Andrea Sales Braga Moura
    197-206
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.11436

Resenhas

  • Mal de amor, de Marco Lucchesi

    Débora de Freitas Ramos
    209-210
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.11417