À propos de cette revue

Foco e Escopo 

EccoS é a publicação de difusão científico-acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-Uninove).

Publicada desde 1999, a Revista vem difundindo textos originais produzidos no campo das ciências sociais e das humanidades, com foco na área de educação.

Qualis A3 (Quadriênio 2017-2020)

e-ISSN 1983-9278

ISSN 1517-1949 (impresso)

Numéro courant

No 70: Dossiê 70 - Associativismo e sindicalismo dos trabalhadores em educação

Fluxo contínuo (jul./set. 2024)

Publiée: 2024-09-09

Apresentação

  • Associativismo e sindicalismo dos trabalhadores em educação

    Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Rosemary Roggero, Celso Carvalho , Carlos Bauer
    e27229
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.27229

Dossiê 70 - Associativismo e sindicalismo dos trabalhadores em educação

  • La relación familia-escuela en la encrucijada: Estrategias gremiales del colectivo de trabajadores/as de la educación

    Adriana Migliavacca , Myriam Iñiguez
    e27151
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.27151
  • Teses e dissertações sobre gênero e sindicalismo em educação (2012/2023)

    Márcia Ondina Vieira Ferreira, Luciano Pereira dos Santos, Alfredo Alejandro Gugliano
    e27129
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.27129
  • Os professores franceses, sua representação sindical e a questão da sua identidade profissional

    André D. Robert, Michele Hidemi Ueno Guimaraes , Eric Plaisance
    e26991
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.26991
  • A luta histórica da Associação Profissional dos Professores Primários de Brasília (APPPB) nos idos dos anos de 1960

    Erlando da Silva Rêses, Antônio Carlos Andrade de Souza, Pedro Mesquita de Carvalho
    e27170
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.27170
  • Sindicalismo dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, ajuste neoliberal e reformas educacionais no Brasil

    Evaldo Piolli , Gisiley Paulim Zucco Piolli
    e27168
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.27168
  • Greves docentes no Brasil (2003-2022): um subsídio para uma discussão teórico-metodológica

    Julián Gindin, Mariano Casco, Pablo Ariel Becher
    e27180
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.27180
  • Presença da CNTE e da CONTEE na história da educação brasileira

    Jonatas Gomes de Oliveira, Carlos Bauer
    e27163
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.27163

Artigos

  • Educação como experiência de "escravos fugidos" em jornais paraenses

    Iza Andrielle Batista Duarte Madeira, Alberto Damasceno , Karla Nazareth Corrêa de Almeida
    e26299
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.26299
  • Literatura hardware, leitura software: as obras literárias como ferramentas pedagógicas no processo de aprendizagem

    José Eustáquio Romão, Claudio Gomes de Araujo Junior
    e26508
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.26508
  • BNCC do ensino religioso: outros dizeres nos Estados da Federação

    Ubiratan Nunes Moreira
    e24570
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.24570
  • Agenciamentos entre educação maior e educação menor no ensino de matemática

    Guilherme Araújo Soares, Maria Isabel Menezes Rolleri , Maria Ione Feitosa Dolzane
    e26260
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.26260
  • A atuação de pedagogos(as) no legislativo – parlamento jovem: práticas e saberes

    Eliza Tomazia Freitas Souza, Fernando Guimarães Oliveira da Silva
    e25898
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.25898
  • Intrinsic relations among chemistry, physics and mathematics in the brazilian high school: a theoretical-methodological approach

    Joaõ Lucas de Oliveira Sousa; Mayker Lazaro Dantas Miranda
    e25825
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.25825
  • Accountability educacional e aproximações entre os sistemas estaduais de avaliação

    Danila Vieira de Melo , Ana Lúcia Felix dos Santos
    e25507
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.25507
  • O O protagonismo dos jovens secundaristas na ocupação da Escola Israel Pinheiro

    Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, Franciele Amaral Rodrigues dos Santos
    e25477
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.25477
  • Avaliação online: um mapeamento sistemático sobre o uso de tecnologias UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS

    Emanuelle Boeno Stochero , Crisna Daniela Krause Bierhalz
    e25122
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.25122
  • O gênero notícia online e o fenômeno das fake news: reflexividade e agentividade no ensino básico

    Eduardo Silva Simioni, Francieli Matzenbacher Pinton
    e25011
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.25011
  • GIDE e a gestão democrática nas escolas públicas da capital do Amazonas

    Maria Daise da Cunha Matos , Joyce Mary Adam
    e24894
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.24894

Ensaios

  • Imaginar e educar

    Carminda Mendes André
    e26868
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.26868
  • CONJECTURAS PARA A PESQUISA E ESCRITA ACADÊMICAS EM ARTES EM ANGOLA

    Paulino Tchiloia Bimba Lunono
    e25319
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.25319
Voir tous les numéros
Afiliada

Membro

 

Bases indexadoras

 

Certificação Qualis