Dialogia n. 13

(jan./jun. 2011)
Dossiê Temático: O ensino de filosofia
Published: 2011-06-30

Editor's note

  • O ensino de filosofia no Brasil - aspectos históricos, postulados críticos e propositivos

    Antonio Joaquim Severino, Carlos Bauer, Marcos Antonio Lorieri, Maurício Pedro da Silva
    09-12
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2895

Interview

  • O papel estratégico da Filosofia na educação básica – Entrevista com Celso Favaretto

    Carlos Bauer
    15-24
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2894

Dossiê temático: O ensino de filosofia

  • Notas sobre o Ensino de Filosofia como Problema Filosófico

    Patrícia Del Nero Velasco
    27-34
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2748
  • Os textos no ensino de filosofia

    Paula Ramos de Oliveira
    35-44
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2696
  • Educação e emancipação: o ensino de filosofia no nível médio à luz do pensamento de Adorno

    José Carlos Freire, Lonildo Reis Machado
    45-58
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2723
  • Necessidade da presença da Filosofia na formação de crianças e jovens.

    Marcos Antônio Lorieri
    59-72
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2759
  • Retrato atual do ensino de filosofia e do uso do texto clássico de filosofia nas escolas públicas do Paraná

    Wilson José Vieira
    73-98
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2751

Artigos

  • Atitude transdisciplinar no ensino de psicologia

    Solange Martins Oliveira Magalhães
    101-122
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2776
  • A dêixis discursiva como referenciação meta (cognitiva) e meta (linguística) no gênero artigo de opinião

    Jorge França de Farias Júnior
    123-136
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2799
  • Um estudo das dissertações do programa de mestrado em educação da Universidade Estadual de Londrina (1995-2006)

    Marcos Jorge
    137-148
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2802
  • Gestão da classe: formação docente, autoridade e contexto escolar

    Maria Célia Borges
    149-160
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2437
  • Considerações sobre a educação: uma perspectiva do Self Considerations on Education: an overview of the self

    Elnora Gondim, Osvaldino Marra Rodrigues
    161-178
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2225
  • Música – porque utilizá-la? Uma análise do uso da música como instrumento mediador, facilitador e motivador no ensino-aprendizagem da língua inglesa em sala de aula

    Magali Rosa de Sant’Anna, Erick Silva Wendling de Sousa
    179-192
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2611
  • A desmoralização social da carreira docente

    Valério Arcary
    193-198
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2876

Reviews

  • O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet

    Ana Maria Haddad Baptista
    201-206
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2666
  • A classe operária vai ao campus: esboço de história social, trabalhalho precário, resistência e ousadia na universidade brasileira contemporânea

    Cassio Diniz Hiro
    207-210
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2796
  • Educação Física e a organização curricular: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio

    Diego Paladini Machado
    211-213
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2717
  • A Festa da Língua - Vilém Flusser

    Marta Alves
    214-216
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2728