A formação do professor da Educação de Jovens e Adultos: um processo contínuo e reflexivo

Autores

  • Paola Scortegagna UEPG
  • Rita de Cássia da Silva Oliveira UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v7i1.944

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos. Formação. Professores.

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões acerca da formação docente de um segmento de ensino muitas vezes esquecido, a Educação de Jovens e Adultos. Assim, observa-se a necessidade de repensar o desenvolvimento docente de modo geral, analisando o paradigma profissional-educacional: a formação do professor reflexivo. A reflexão sobre a prática implica questioná-la, levando a intervenções e mudanças: conhecimento pela análise. Atualmente, as mudanças requerem da escola o repensar das ações, pois esta necessita responder criticamente aos desafios gerados pelo capitalismo e pela globalização neoliberal nela repercutida. É somente com participação ativa e crítica no ambiente escolar que se contribuirá para o desenvolvimento do conhecimento escolar, que será gerado na interação das ações desenvolvidas. O apoio da comunidade é decisivo, tanto nas conquistas quanto no próprio aproveitamento escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Rita de Cássia da Silva Oliveira, UEPG

Doutora em Filosofia e Ciências da Educação – Universidade Santiago de Compostela; Professora do Programa de Pós-Graduação – UEPG. Ponta Grossa – PR [Brasil]

Publicado

2009-02-12

Como Citar

SCORTEGAGNA, Paola; DA SILVA OLIVEIRA, Rita de Cássia. A formação do professor da Educação de Jovens e Adultos: um processo contínuo e reflexivo. Dialogia, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 77–84, 2009. DOI: 10.5585/dialogia.v7i1.944. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/944. Acesso em: 16 ago. 2024.

Edição

Secção

Artigos

Artigos Similares

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.