n. 57: Dossiê 57 - 100 Anos de Edgar Morin

Fluxo contínuo - (abr./jun. 2021)
Publicado: 03.06.2021

Apresentação

  • 100 Anos de Edgar Morin

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.20284
    Antônio Joaquim Severino, Cleide Rita Silvério de Almeida, Elaine Teresinha Dal Mas Dias
    e20284

Dossiê 57 - 100 Anos de Edgar Morin

  • Epistemologia de Terra-Pátria para uma nova cidadania planetária

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.20270
    Maria Cândida Moraes, Izabel Petraglia
    e20270
  • Homenagem a Edgar Morin: entre o conhecimento e a vida

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.20268
    Maria Lucia Rodrigues
    e20268
  • A complexidade em diálogo com a ergonomia e a engenharia – contribuições de Edgar Morin

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.20269
    Laerte Idal Sznelwar, Uiara Bandineli Montedo, Tiago Fonseca Albuquerque Cavalcanti Sigahi
    e20269
  • A consciência da incerteza: os desafios de uma política de “Terra-Pátria

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.20271
    Alfredo Pena-Vega
    e20271

Artigos

  • Religião e educação escolar na colonização do oeste paranaense: o caso da implantação do colégio Vicentino Incomar, de Toledo (1948 - 1965)

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.8849
    Rodrigo Pinto de Andrade, Cézar de Alencar Arnaut de Toledo
    e8849
  • A (in) viabilidade da educação e do trabalho como instrumentos de ressocialização de indivíduos encarcerados

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.8905
    Renato Santiago Quintal, Carlos Francisco Simões Gomes
    e8905
  • Percurso universitário de alunas/os com deficiência em instituição de ensino privada

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.8947
    Denise Macedo Ziliotto, Amanda Burchert, Henrique Carvalho
    e8947
  • A produção científica subjugada à lógica econômica: elementos para uma análise crítica

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.10655
    Neide de Almeida Lança Galvão Favaro, Priscila Semzezem
    e10655
  • Metodologias ativas: efeitos de verdade acerca da inovação no ensino dentro da racionalidade neoliberal

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.10725
    Rafaela Esteves Godinho Leal, Shirlei Rezende Sales
    e10725
  • Trabalhadores com educação superior e as transformações no mundo do trabalho

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.10782
    Carolina Zuccarelli
    e10782
  • Pesquisa-formação: diários reflexivos sobre os cuidados com professoras da educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.13682
    Clara Maria Miranda de Sousa, Marcelo Silva de Souza Ribeiro
    e13682
  • Vidas que se cruzam na pedagogia do insulto: uma análise das vivências escolares de pessoas LGBTQIA

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.11337
    Isaias Batista de Oliveira Júnior, Diego Raone Ferreira
    e11337
  • Conflito no ambiente escolar e o cuidado de si em Michel Foucault

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.11349
    Samuel Mendonça, Kelly Cristina Leandro
    e11349
  • O financiamento das universidades estaduais brasileiras: o custo aluno, as assimetrias institucionais e as desigualdades regionais

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.10777
    Renata Ramos da Silva Carvalho, Nelson Cardoso Amaral
    e10777
  • Formação docente e trabalho educativo na educação infantil: algumas reflexões

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.13538
    Ilaine Inês Both, Michelle de Freitas Bissoli
    e13538
  • Docência e conhecimento de si: espaço formativo em classes multisseriadas

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.14541
    Charles Maycon de Almeida Mota, Fabrício Oliveira da Silva, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
    e14541
  • Democracia, participação e gestão educacional: diálogos nos escritos freireanos

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.15797
    Katia Cristina Custódio Ferreira Brito, Ângela Noleto da Silva, Ana Gabriela Ferreira Brito
    e15797
  • A atuação profissional do pedagogo no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.11581
    Márcia Cristiane Ferreira Mendes, Giovanna Barroca de Moura, Tatiana de Medeiros Santos
    e11581
  • Cultura digital, capital cultural e capital tecnológico: uma análise das práticas pedagógicas no ensino superior

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.15907
    Daiani Damm Tonetto Riedner, Magda Pischetola
    e15907
  • Paulo Freire: contradiscurso e prática de resistência ao neoconservadorismo no cenário político e educacional brasileiro

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.15407
    Gabriela Costa Faval, Ivanilde Apoluceno de Oliveira
    e15407

Resenhas