n. 58: Dossiê 58 - Financiamento da educação contemporânea: desafios e impasses

Fluxo contínuo - (jul./set. 2021)

 

Publicado: 30.09.2021

Editorial

  • Editorial Eccos 58

    José Eustáquio Romão, Maurício Pedro da Silva
    e20992
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.20992

Apresentação

  • Dossiê Financiamento da educação contemporânea: desafios e impasses

    Rosemary Roggero, Celso Carvalho, Manuel Tavares, Carlos Bauer
    e20851
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.20851

Dossiê 58 - Financiamento da educação contemporânea: desafios e impasses

  • Despesas em ações da assistência financeira da União na educação básica no período 2014-2020

    Nalú Farenzena
    e20849
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.20849
  • Expansão e regionalização do ensino superior em Portugal nas últimas décadas: um percurso contraditório

    Luísa Cerdeira, Belmiro Gil Cabrito, Pedro Ribeiro Mucharreira
    e20848
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.20848
  • Notas sobre o colapso da ciência no Brasil

    João dos Reis Silva Júnior, Everton Henrique Eleuterio Fargoni
    e20850
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.20850
  • Financiamento e expansão do ensino médio: o caso da diversificação da oferta no Ceará

    Sofia Lerche Vieira, Eloisa Maia Vidal, Paulo Alexandre Sousa Queiroz
    e20852
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.20852
  • A disputa dos recursos públicos da educação básica, os arranjos do estado com o mercado e seus impactos na gestão democrática e participativa da educação no âmbito dos municípios

    Rosemary Roggero, Adriana Zanini da Silva
    e20847
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.20847

Artigos

  • A influência neoliberal nas políticas educacionais brasileiras: um olhar sobre a BNCC

    Carolina de Moura Vasconcelos, Carlos Henrique Ferreira Magalhães, Telma Adriana Pacífico Martineli
    e10726
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.10726
  • Políticas para educação infantil e promoção da igualdade racial: análises a partir de materiais produzidos por sistemas privados de ensino e aderidos por redes públicas

    Thais Regina de Carvalho
    e10745
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.10745
  • Neurociência e outras modulações subjetivas em educação: um estudo a partir da revista Nova Escola

    Taís Kozlakowski Patrício, Cintya Regina Ribeiro
    e10788
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.10788
  • Formação de professores e integração pedagógica das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC): da usabilidade técnica ao letramento digital

    Patrícia Margarida Farias Coelho, Marcos Rogério Martins Costa, Everson Luiz Oliveira Motta
    e11014
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.11014
  • Responsabilização, meritocracia e desfiliação social no Brasil

    Audrei Rodrigo da Conceição Pizolati, Alexandre Alves
    e11137
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.11137
  • Fontes complementares de financiamento em instituições públicas não federais de ensino superior (IPES): análise sobre a gestão de convênios federais em uma universidade multicampi

    Sergio Henrique Conceição, Cristiane Neves de Oliveira
    e11404
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.11404
  • O caminho se faz caminhando: histórias de vida e de aprendizagem na constituição pessoal e profissional do(a) educador(a) social

    Juliana dos Santos Rocha, Marlene Rozek, Francisco Jose Del Pozo Serrano
    e11572
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.11572
  • Professoras e bebês: uma docência interpretativa-relacional

    Marlene Oliveira dos Santos
    e13507
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.13507
  • Formação humana e o ensino religioso na educação infantil

    Jacqueline Crepaldi Souza
    e13509
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.13509
  • Paulo Freire – o anúncio da esperança

    Dulce Consuelo Andreatta Whitaker, Diego da Costa Vitorino, Elis Cristina Fiamengue
    e14610
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.14610
  • A potência da pedagogia freireana no contexto do autoritarismo na educação brasileira

    Lúcio Gomes Dantas, Lêda Gonçalves de Freitas
    e15685
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.15685
  • Carta-manifesto ao companheiro Paulo Freire: a conjuntura neoconservadora, as (poucas) conquistas e a esperança na edificação de um novo modo de produção

    Anderson dos Anjos Pereira Pena, Clarice Zientarski
    e15795
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.15795
  • Plano de Ações Articuladas (PAR): discursos de professores sobre a escola do campo em Bragança-PA

    Raquel Amorim dos Santos, Rogerio Andrade Maciel, Erica Neiza Ramos Souza
    e15976
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.15976
  • A migração para o software livre na formação de professores de informática como estratégia de soberania tecnológica

    Walfredo González Hernández, Dayana Olivia Hernández Revilla, Juan Manuel González Castillo
    e17195
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.17195
  • As ações afirmativas e o acesso dos quilombolas à educação superior

    Eglantina Alonso Braz, Daiane da Luz Silva, Elizabeth Matos Ribeiro
    e17335
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.17335

Resenhas