Ir para o conteúdo principal Ir para o menu de navegação principal Ir para o rodapé
  • Sobre
    • Sobre a Revista
    • Foco e Escopo
    • Periodicidade
    • Taxa de Processamento de Artigos
    • Processo de Avaliação por Pares
    • Equipe Editorial
    • Histórico do periódico
    • Instituição Responsável
  • Uso de Inteligência Artificial (IA)
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
  • Termo LGPD
  • Políticas
    • Política de Acesso Aberto
    • Política de Direito Autoral
    • Política Direito Autoral de Imagens
    • Declaração de Privacidade
    • Política Crossmark
    • Preservação Digital
    • Política Integridade Acadêmica
    • Conflitos de Interesses
  • Indexação
  • Atual
  • Arquivos
  • Submissões
  • Código Ético de Conduta
  • Portal de Periódicos Uninove
  • Google Acadêmico - Índice H
  • Chamada de Dossiê - n. 53 maio/ago. 2025
  • Notícias
    • Chamada de Dossiê - n. 38 maio/ago. 2021
    • Chamada de Dossiê - n. 39 set./dez. 2021
    • Chamada de Dossiê - n. 40 jan./abr. 2022
    • Chamada de Dossiê - n. 41 maio/ago. 2022
    • Chamada de Dossiê - n. 42 set./dez. 2022
    • Chamada de Dossiê - n. 43 jan./abr. 2023
    • Chamada de Dossiê - n. 45 maio/ago. 2023
    • Chamada de Dossiê - n. 48 jan./abr. 2024
    • Chamada de Dossiê - n. 49 maio/ago. 2024
    • Dossiê n. 50 Edição Especial - set./dez. 2024
    • Chamada de Dossiê - n. 51 set./dez. 2024
    • Chamada de Dossiê - n. 52 jan./abr. 2025
    • Nominata Avaliadores 2023
  • Contato
  • Cadastro
  • Acesso
  1. Início /
  2. Buscar

Buscar

Filtros avançados
De
Até

Resultado da pesquisa

Found 38 items.
  • Literatura Infantil e formação do leitor: a utilização dos clássicos adaptados no Ensino Fundamental I e II

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v8i1.1615
    Rita de Cássia Olivério Couto, Gláucia Carvalho Avellar
    27-34
    22.12.2009
  • O potencial transformador da arte: um diálogo entre Vigotski e Antonio Candido

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N30.8328
    Denise Stefanoni Combinato
    101-110
    26.12.2018
  • O itinerário das violências singulares da obra ‘Sapato de Salto’ de Lygia Bojunga

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N27.7608
    José Nicolau Gregorin Filho, Thiago Lauriti
    95-114
    19.10.2017
  • Literatura direcionada às crianças: leitura de um mundo que envelhece

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N26.7461
    Mônica Avila Todaro, Nathana Brandão Romanin
    69-81
    07.06.2017
  • Novos caminhos para novos leitores: breve panorama da literatura contemporânea brasileira para crianças pequenas

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N26.7421
    Diana Navas
    51-68
    26.05.2017
  • A literatura fantástica na educação brasileira: preconceitos, desafios e esperanças

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N26.7339
    Adriano Messias de Oliveira
    21-36
    26.05.2017
  • A Utilidade do Inútil. Um Manifesto, de Nuccio Ordine

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N26.7201
    José Raimundo Silva
    165-169
    11.04.2017
  • A literatura como objeto do desejo na aprendizagem da leitura nas séries iniciais

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N26.7199
    Sheila Oliveira Lima, Giselda Morais de Alencar Militão
    135-146
    13.06.2017
  • Morte e Vida Severina: palavras e imagens entrelaçadas

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N26.7150
    Ana Paula Quarantani, Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi
    121-134
    29.05.2017
  • Quando a literatura encontra a antropologia: um passeio pelas ruas do Rio de Janeiro com Rubem Fonseca

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v1i0.820
    Fábio Franzini
    45-53
    27.03.2008
  • A literatura infantil entre o palco e o público

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N18.3916
    Adriana Carolina Hipólito de Assis
    159 - 166
    08.05.2014
  • A pretexto de Homero

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N17.3973
    Tereza de Jesus Carrera Jardini
    173-182
    27.09.2013
  • Identidade em questão: memórias médicas da escola de medicina da Bahia: ficção ou história?

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v8i2.1499
    Kédima Ferreira de Oliveira Matos, Nailton Santos de Matos
    243-248
    05.04.2010
  • Sob(re) o tênue fio: filosofia e literatura

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v8i1.1527
    Glauco Corrêa da Cruz Bacic Fratric, Paulo Roberto Pedrozo Rocha
    35-46
    22.12.2009
  • Uma leitura de O vampiro de Curitiba, de Dalton Trevisan, à luz do pós-moderno

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v6i0.1105
    Edner Morelli
    77-84
    29.07.2008
  • Um romance urbano – O Gororoba: cenas da vida proletária do Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v6i0.1103
    Roberto José da Silva
    65-76
    29.07.2008
  • Público e privado n’O cortiço, de Aluísio Azevedo

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v4i0.871
    Geraldo José Alves
    57-68
    01.04.2008
  • Do poético-mítico ao poético-científico: a eterna busca de nossas origens

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v1i0.823
    Márcia do Carmo Felismino Fusaro
    77-82
    27.03.2008
  • Literatura e mídia na prática pedagógica: uma experiência com professores do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N18.4668
    Nelma Aronia Santos
    57 - 68
    08.05.2014
  • Condução de revisões sistemáticas de literatura mediada pela ferramenta Parsif.al: potencialidades e limites

    DOI: https://doi.org/10.5585/54.2025.28438
    Gustavo Carvalho Mauricio, Daniel Mill
    e28438
    26.05.2025
  • Programa Nacional de Tecnologia Educacional: perspectivas e desafios do uso das TICs nas escolas públicas da educação básica

    DOI: https://doi.org/10.5585/49.2024.25278
    Alexandre Aparecido Ferreira, Sandra Lucia Ferreira, Flaviane Miron Corda
    e25278
    26.08.2024
  • A nova imagem de avós na literatura contemporânea infantil Brasileira

    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.24306
    Elaine Pedreira Rabinovich, Rosa Maria da Motta Azambuja
    e23306
    26.12.2023
  • O livro-brinquedo na Educação Infantil: uma vivência com a ratinha ninoca

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23872
    Evani Andreatta Amaral Camargo, Aline Patricia Campos Tolentino de Lima, Simone Mateus
    e23872
    26.04.2023
  • A formação de leitores via Transposição Didática em quadrinhos: análise da obra literária “Os Miseráveis” de Victor Hugo

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23627
    Artenizia Leonel Dias, Gustavo Cunha de Araújo
    e23627
    05.04.2023
  • A incidência feminina nas pesquisas sobre pedagogia decolonial, com ênfase nos estudos de gênero e sexualidades na educação formal brasileira em periódicos nacionais: uma revisão sistemática de literatura

    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.22474
    Aline Belle Legramandi, Rita de Cassia Gallego, Manuel Tavares
    e22474
    26.08.2022
  • Almanaque digital: a “escrevivência” da mulher negra e as vozes silenciadas na literatura brasileira

    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20429
    Denise Stefanoni Combinato, Gislaine Aparecida dos Reis, Deborah Caroline Ramos Bahiense
    e20429
    15.10.2021
  • A literatura afro-brasileira no contexto da sala de aula: desafios para a prática pedagógica

    DOI: https://doi.org/10.5585/38.2021.20449
    Marlene do Carmo Meireles, Santuza Amorim da Silva, Márcia Emília Guimarães de Paula Lima
    e20449
    30.08.2021
  • As poéticas de cuidado com o meio ambiente na literatura infantil e juvenil brasileira

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N30.10420
    Eliane Santana Dias Debus, José Carlos dos Santos Debus
    35-46
    26.12.2018
  • A sala de aula no contexto de (Pós) pandemia: ressignificando conteúdos de Ciências a partir de textos escreviventes

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18319
    Brenda Iolanda Silva do Nascimento, Iago Vilaça de Carvalho, Fernanda Antunes Gomes da Costa
    205-219
    22.12.2020
  • Dentro da vida, fora do texto: leitura, família e literatura

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13970
    Anderson Silva, Marcelo Medeiros
    266-277
    31.08.2019
  • O letramento literário: a literatura escolarizada

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13219
    Alyne de Souza Jardim, Juliano Casimiro de Camargo Sampaio, Irma Galhardo
    307-320
    31.08.2019
  • Livros e leituras para os pequenos leitores: os livros literários e a proto-literatura

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.11019
    Cássia Maria Rita Vianna Bittens, Diana Navas
    222-265
    31.08.2019
  • Educação pelo sensível: experiência literária em espaço não formal de educação

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.10610
    Silvia Sell Duarte Pillotto, Letícia Caroline da Silva Jensen, Carla Clauber da Silva
    199-209
    31.08.2019
  • Relação entre educação física escolar e literatura na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.10650
    Ana Paula Moreira de Sousa, Renata Machado de Assis
    187-195
    30.04.2019
  • Entre margens: Guimarães Rosa na sala de aula

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N30.10626
    Júlio de Souza Vale Neto, Lara Silva Perussi Bertão, Nayra Mikie Dias Kikuchi
    47-58
    26.12.2018
  • Ensino de história, planejamento e autoria: experimentações com literatura negra em estágios curriculares obrigatórios

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N30.10617
    Carla Beatriz Meinerz, Fernanda Amorin Golembiewski, Raisa da Silva Oyarzabal
    59-70
    26.12.2018
  • Drummond e o engajamento literário

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N30.10481
    Cristiano Perius
    19-34
    26.12.2018
  • SERGUILHA, Luís. A actriz: o palco do esquecimento e do vazio. Curitiba: Kotter Editorial, 2020. 1040 p

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19420
    Ana Maria Haddad Baptista
    e19420
    27.04.2021
1 a 38 de 38 itens

Enviar Submissão

Enviar Submissão
5 Artigos mais lidos - últimos 30 dias
  • Currículo, território em disputa, de Miguel Gonzáles Arroyo
    613
  • Aprendizagem criativa e a educação maker: análise de boas práticas
    598
  • Guia do educador para o filme O Lorax– em busca da Trúfula Perdida
    442
  • O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais
    336
  • CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de Racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023. 431 p.
    279
Idioma
  •   English
  •   Português (Brasil)

certificacao

e-ISSN: 1983-9294

 

(Quadriênio 2017-2020)

A4

cope

COPE JM14460

Palavras-chave

cultura digitaleducadoreseducacionalcinema e educaçãolúdico.proto-literaturadualismoartesfeminilidadefemininobataille.haikairoland barthes

visitas_globo

Informações

  • Para Leitores
  • Para Autores
  • Para Bibliotecários

Desenvolvido por

Open Journal Systems

Revista Dialogia

e-ISSN: 1983-9294
ISSN: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br

 
Esta obra está licenciada com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Mais informações sobre o sistema de publicação, a plataforma e o fluxo de publicação do OJS/PKP.