Ir para o conteúdo principal Ir para o menu de navegação principal Ir para o rodapé
  • Sobre
    • Sobre a Revista
    • Foco e Escopo
    • Periodicidade
    • Taxa de Processamento de Artigos
    • Processo de Avaliação por Pares
    • Equipe Editorial
    • Histórico do periódico
    • Instituição Responsável
  • Uso de Inteligência Artificial (IA)
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
  • Termo LGPD
  • Políticas
    • Política de Acesso Aberto
    • Política de Direito Autoral
    • Política Direito Autoral de Imagens
    • Declaração de Privacidade
    • Política Crossmark
    • Preservação Digital
    • Política Integridade Acadêmica
    • Conflitos de Interesses
  • Indexação
  • Atual
  • Arquivos
  • Submissões
  • Código Ético de Conduta
  • Portal de Periódicos Uninove
  • Google Acadêmico - Índice H
  • Chamada de Dossiê - n. 53 maio/ago. 2025
  • Notícias
    • Chamada de Dossiê - n. 38 maio/ago. 2021
    • Chamada de Dossiê - n. 39 set./dez. 2021
    • Chamada de Dossiê - n. 40 jan./abr. 2022
    • Chamada de Dossiê - n. 41 maio/ago. 2022
    • Chamada de Dossiê - n. 42 set./dez. 2022
    • Chamada de Dossiê - n. 43 jan./abr. 2023
    • Chamada de Dossiê - n. 45 maio/ago. 2023
    • Chamada de Dossiê - n. 48 jan./abr. 2024
    • Chamada de Dossiê - n. 49 maio/ago. 2024
    • Dossiê n. 50 Edição Especial - set./dez. 2024
    • Chamada de Dossiê - n. 51 set./dez. 2024
    • Chamada de Dossiê - n. 52 jan./abr. 2025
    • Nominata Avaliadores 2023
  • Contato
  • Cadastro
  • Acesso
  1. Início /
  2. Buscar

Buscar

Filtros avançados
De
Até

Resultado da pesquisa

Found 64 items.
  • Sequência didática para identificação, diferenciação e caracterização de monocotiledôneas e dicotiledôneas em aulas de botânica na educação superior

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v8i2.1987
    Acir Mário Karwoski, Aletéia Marieta da Silva Seabra
    269-278
    05.04.2010
  • Formação de professoras/es e percepções sobre gênero e sexualidade no contexto escolar

    DOI: https://doi.org/10.5585/49.2024.25433
    Marcus Vinicius de Paula Pereira Junior, Filomena Teixeira, Ana Valente Rodrigues
    e25433
    12.07.2024
  • A escola primária no Estado de São Paulo: um histórico da organização escolar

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v6i0.1100
    Isa stavracas
    43-48
    29.07.2008
  • O Programa Dinheiro Direto na Escola e a gestão gerencial na Educação Básica

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.5935
    Givanildo da Silva, Inalda Maria dos Santos
    47-67
    24.11.2015
  • A gestão da escola pública em um município do estado de Alagoas

    DOI: https://doi.org/10.5585/52.2025.26280
    Eduardo Leite Oliveira dos Santos, Lana Lisiêr de Lima Palmeira , Givanildo da Silva
    e26280
    28.03.2025
  • Escola na contemporaneidade

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v1i0.819
    Célia Regina Teixeira Shimazu
    29-44
    27.03.2008
  • Subjetividade docente e diálogos com a infância: encontros, escutas e educação

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.11453
    Diego Barrios Díaz, Maria Carmen Tacca
    21-31
    30.04.2019
  • Por um currículo plural na perspectiva do multiculturalismo

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N30.8798
    Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Iracema Campos Cusati, Kleber Ferreira Costa
    157-168
    26.12.2018
  • Escola e interculturalidade: elementos para pensar a diversidade no currículo

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N30.8783
    Luciana Pacheco Marques, Gabriela Silveira Meireles
    111-119
    26.12.2018
  • Rompendo os muros escolares

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N30.8774
    Adriana Salete Loss
    147-156
    26.12.2018
  • Outras relações entre arte e educação: uma atitude política

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N28.8303
    Carmen Lúcia Capra, Daniel Bruno Momoli
    149-159
    14.03.2018
  • Limites e possibilidades do direito à educação pública: contribuições freireanas ao Ensino Musical

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N28.7715
    Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Mauricio Braz de Carvalho
    73-86
    02.02.2018
  • Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N27.7787
    Breynner Ricardo Oliveira, Jianne Ines Fialho Coelho, Márcia Freitas Vieira
    65-78
    16.10.2017
  • Tertúlia literária: a escola, a sala de aula e a leitura dialógica

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N27.7344
    Rosiley Aparecida Teixeira, Nayane Oliveira Ferreira
    131-143
    06.10.2017
  • Intenções políticas na educação: possibilidades de cidadania nacional e europeia em Portugal

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N25.6456
    Sara Filipa Pinheiro, Eunice Macedo, Helena Costa Araújo
    119-132
    13.02.2017
  • Ensino Médio no Brasil e o pensamento de Gramsci de Paolo Nosella

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N23.6458
    Melissa Salaro Bresci
    164-167
    04.05.2016
  • A Educação Infantil foi para a Escola, E Agora? Introdução da Gestão Escolar na Educação Infantil, de Marta Fresneda Tomé

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.5723
    Eunice Ramos de Carvalho Fernandes
    269-272
    03.12.2015
  • Fazendo cinema na escola: arte visual dentro e fora da sala de aula de Alex Moletta

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N21.5500
    Denise Sorpioni Caprecci
    207-208
    14.05.2015
  • Educação básica e os sentidos de currículo e conhecimento tecidos e negociados nos cotidianos de escolas públicas: o que dizem os alunos e os educadores?

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.5260
    Carlos Eduardo Ferraço, Marco Antonio Oliva Gomes
    33-49
    10.11.2014
  • A Escola como Entidade Promotora de Melhoria da Convivência, através da Mediação de Conflitos, no contexto das Ciências da Educação

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13636
    Elisabete Guedes Pinto da Costa
    81-92
    31.08.2019
  • Escola e o diálogo sobre corporeidade e educação sexual

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.4876
    Andreza Marquês de Castro Leão, Cassiano Ferreira Inforsato, Gabriella Rossetti Ferreira
    211-230
    15.10.2014
  • Gestão democrática, autonomia e projeto político-pedagógico: pressupostos da qualidade da educação

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4988
    Miguel Henrique Russo
    67 - 78
    10.06.2014
  • Perfil e Formação de Gestores Escolares no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4984
    Eloisa Maia Vidal, Sofia Lerche Vieira
    47 - 66
    05.06.2014
  • A formação continuada de professores da escola de tempo integral: concepções e a significação da prática educativa

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4805
    Reijane Maria de Freitas Soares, Carmen Lúcia de Oliveira Cabral
    93 - 116
    03.06.2014
  • O coordenador pedagógico e as relações interpessoais no contexto escolar: entre percepções e ações

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N17.4014
    Daniela Karine Ramos, Sandra Regina Hoepers Waterkemper
    159-171
    27.09.2013
  • Escola e punição: as relações entre a punição penitenciária e o contexto escolar

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N16.2966
    Lívia Letícia Zanier Gomes
    155-166
    03.04.2013
  • A escola nas diferenças

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N15.3753
    Luciana Pacheco Marques
    41-48
    12.12.2012
  • Dos usos do corpo nas práticas pedagógicas

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.3051
    Melissa Probst
    89-100
    07.05.2012
  • Preconceito e discriminação na escola: algumas considerações

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v9i1.2608
    Denys Munhoz
    117-126
    21.06.2011
  • Rousseau e Marx – dois românticos do pensamento educacional

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v8i2.2053
    Sandra Regina Gomes, Sérgio Lourenço Simões
    249-258
    05.04.2010
  • Escola inclusiva: demolir preconceitos para reconstruir conceitos

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v7i2.914
    Karla Paulino Tonus, José Ângelo Thimóteo da Silva
    211-210
    12.11.2009
  • Educação para as elites, escola para os vadios e violência para todos

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.891
    José Luís Simões
    93-100
    02.04.2008
  • A formação de professores e a sociedade moderna

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.889
    Marcos Roberto Celestino
    73-80
    02.04.2008
  • Autonomia para a escola brasileira: refletindo sobre o pensamento reformador em educação

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.885
    Theresa Adrião
    39-52
    02.04.2008
  • O pensar e construir uma educação integral em tempo integral no eixo de uma proposta curricular inovadora: desafios e possibilidades

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.5203
    Reijane Maria de Freitas Soares, Carmen Lucia de Oliveira Cabral
    51-74
    30.09.2014
  • O processo de trabalho de docentes de educação física da rede pública de Pelotas

    DOI: https://doi.org/10.5585/53.2025.26908
    Júlia dos Santos Silveira, Andressa Aita Ivo, Franciele Roos da Silva Ilha
    e26908
    28.05.2025
  • Cineclube (re)existência apresenta: uma pi(n)tada de teoria queer na escola

    DOI: https://doi.org/10.5585/51.2024.25228
    Maritza Maciel Castrillon Maldonado, Luciene Neves, Wallace Santos Vieira
    e25228
    12.12.2024
  • Potencialidades das tecnologias digitais no ensino da Educação Física escolar

    DOI: https://doi.org/10.5585/49.2024.24722
    Derli Juliano Neuenfeldt, Macgregor Baumgarten, Kedman Jesus Silva
    e24722
    21.05.2024
  • Boas práticas escolares em tempos de pandemia COVID-19 um olhar para uma escola técnica estadual na cidade de São Paulo

    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.25594
    Natália Moura Leonardo, Michel Mott Machado, Marilia Macorin de Azevedo
    e25594
    28.12.2023
  • Oportunidades formativas e práxis na Cidade Educadora: a cidade como proposta curricular

    DOI: https://doi.org/10.5585/45.2023.24072
    Alceli Ribeiro Alves, Luis Fernando Lopes, Elcio Pereira de Souza Lazzarotto
    e24072
    07.07.2023
  • As Exigências do Programa Escola 10 na perspectiva dos seus agentes implementadores

    DOI: https://doi.org/10.5585/42.2022.22693
    Wellyngton Chaves Monteiro da Silva, Maria das Graças Correia Gomes, Nalú Farenzena
    e22693
    19.10.2022
  • O olhar dos professores ao Programa Saúde na Escola: contribuições na perspectiva do ensino de ciências naturais

    DOI: https://doi.org/10.5585/42.2022.22482
    Edson Manoel dos Santos, Valéria Trigueiro Santos Adinolfi
    e22482
    14.10.2022
  • Clube de ciências e tecnologias interescolar: uma experiência de internacionalização

    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.21807
    Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Andressa Algayer da Silva Moretti, Aguinaldo Robinson de Souza
    e21807
    29.03.2022
  • Clima escolar: a compreensão de gestores de escolas de tempo integral no município de São Caetano do Sul

    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.20078
    Alexandra de Jesus Auger, Paulo Sérgio Garcia, Janice Paulino César
    e20078
    02.05.2022
  • Dos aprendizados agrícolas às escolas agrotécnicas: a gênese da escola agrotécnica federal Dom Avelar Brandão Vilela em Petrolina-PE, no contexto histórico do ensino técnico federal no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20761
    Inês Silva Guimarães, José Roberto Gomes Rodrigues
    e20761
    25.10.2021
  • A educação do campo: um estudo sobre as condições das escolas dos assentamentos de reforma agrária

    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20630
    Vitor Machado, Amanda Matheus Tsuchiya
    e20630
    15.12.2021
  • Representatividade institucional frente a (des)construção de identidade e subjetividade no século XXI: a “tão sonhada” inclusão

    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20533
    Thyara Fiorillo Resende, Lívia Fabiana Saço, Eliana Lucia Ferreira
    e20533
    13.10.2021
  • Responsabilidade civil das escolas quanto a violência física e moral: a construção do saber na era conectada

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13551
    Raquel Rosan Christino Gitahy, Luis Henrique Ramos Alves, Fernanda Gabriela Sampaio Souza
    38-51
    31.08.2019
  • Tipos de escola primária e seus diferentes alcances sociais: algumas fontes de 1938 a 1946

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19774
    Rosana Carla Oliveira, Mirian Jorge Warde
    e19774
    21.05.2021
  • História da educação na região Oeste do Paraná: a implantação da escola rural de dois irmãos (1953-1959

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19746
    Rodrigo Pinto Andrade, Francielle Aparecida Garuti de Andrade, Cézar de Alencar Arnaut de Toledo
    e19746
    17.05.2021
  • Violências entre pares no contexto escolar: razões e enfrentamentos

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.14323
    Éder Soares Sá Britto, Jason Ferreira Mafra
    165-182
    31.08.2019
  • Violências na Escola, sob o Olhar de Miriam Abramovay

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.14446
    Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Rosiley Aparecida Teixeira
    4-9
    31.08.2019
  • Projeto político-pedagógico da escola: o elemento essencial do trabalho do coordenador pedagógico

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13496
    Lívia Santos Brisolla, Norivan Lustosa Lisboa Dutra
    33-46
    21.12.2019
  • Educação infantil dialógica e não-violenta

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13668
    Alessandra Maria Martins Gaidargi
    246-262
    21.12.2019
  • Uma análise do contexto social, familiar e escolar em boku no hero (my hero academia): vai plus ultra!

    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20022
    Masaaki Alvez Funakura, Fabiula Campos Fagundes Fagundes, Gelson Vanderlei Weschenfelder
    e20022
    04.10.2021
  • Suzano: a educação na mira dos massacres lumpenradicais

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13790
    Moysés Pinto Neto
    178-191
    21.12.2019
  • A coordenação pedagógica faz diferença: as práticas de sucesso em alfabetização em território vulnerável

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13925
    Sandra Maria Perpétuo, Rosa Maria Exaltação Coutrim
    86-98
    21.12.2019
  • Sentidos atribuídos por professores e por professoras sobre a atuação do coordenador pedagógico na formação continuada centrada na escola

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13958
    Lindinalva Ferreira de Queiroz, Carla Patrícia Acioli Lins
    99-114
    21.12.2019
  • Violência escolar o desafio da atualidade: implicações na prática profissional do professor

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.13611
    Eliane Gonçalves dos Santos, Daiane Beatriz Meinhart
    244-259
    03.06.2020
  • Quando o acesso é o menor dos problemas: o direito ao espaço escolar de qualidade

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16944
    Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
    22-35
    28.08.2020
  • O enriquecimento do vocabulário dos estudantes por meio da música em contos de fada no âmbito das práticas pedagógicas dos professores da educação básica

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.16791
    Anaide Maria Alves da Paz, Maria de Fátima Gomes da Silva
    428-440
    22.12.2020
  • As contribuições do estágio supervisionado para a formação profissional

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.17009
    Givanildo da Silva, Alex Vieira da Silva, Inalda Maria dos Santos
    484-501
    22.12.2020
  • A educação pós-pandemia: uma análise a partir da desigualdade educacional

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.18268
    Clóvis Trezzi
    e18268
    27.04.2021
  • O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13671
    Josiane Rodrigues Barbosa Vioto, Célia Regina Vitaliano
    47-59
    21.12.2019
1 a 64 de 64 itens

Enviar Submissão

Enviar Submissão
5 Artigos mais lidos - últimos 30 dias
  • Currículo, território em disputa, de Miguel Gonzáles Arroyo
    638
  • Aprendizagem criativa e a educação maker: análise de boas práticas
    617
  • Guia do educador para o filme O Lorax– em busca da Trúfula Perdida
    468
  • O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais
    356
  • CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de Racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023. 431 p.
    282
Idioma
  •   English
  •   Português (Brasil)

certificacao

e-ISSN: 1983-9294

 

(Quadriênio 2017-2020)

A4

cope

COPE JM14460

Palavras-chave

cultura digitaleducadoreseducacionalcinema e educaçãolúdico.proto-literaturadualismoartesfeminilidadefemininobataille.leitor ubíquohaikaifotografiaroland barthes

visitas_globo

Informações

  • Para Leitores
  • Para Autores
  • Para Bibliotecários

Desenvolvido por

Open Journal Systems

Revista Dialogia

e-ISSN: 1983-9294
ISSN: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br

 
Esta obra está licenciada com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Mais informações sobre o sistema de publicação, a plataforma e o fluxo de publicação do OJS/PKP.