N.º 36 (2020): set./dez.

Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia
Publicado: 2020-12-22

Editorial

  • O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia

    Rosiley Aparecida Teixeira, Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Daniela Melaré Vieira Barros, Jason Ferreira Mafra
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18989

Entrevista

  • Entrevista: Educación en tiempos de pandemia con Silvia Carrascal Domínguez

    Rosiley Aparecida Teixeira, Adriana Aparecida de Lima Terçariol
    3-6
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18849

Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia

  • Os desafios e as possibilidades do ensino remoto na Educação Básica: um estudo de caso com professores de anos iniciais do município de Alegrete/RS

    Lisandra da Trindade Alfaro, Caroline Tavares de Souza Clesar, Lucia Maria Martins Giraffa
    7-21
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18337
  • A inventividade na Educação Básica em tempos de pandemia: aprendizados da sala (virt)atual

    Leia Raquel Almeida, Carla Spagnolo
    22-34
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18338
  • Ensino remoto na pandemia de COVID-19: lições aprendidas em um projeto de extensão universitário

    Tárcila Lorrane Fernandes de Souza Soares, Ícaro Silva de Santana, Maria Luiza Caires Comper
    35-48
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18396
  • El aprendizaje del álgebra en Educación Secundaria: las estrategias metacognitivas desde la tecnología digital

    Luis Miguel Iglesias Albarrán, Isabel Pascual Gómez, Blanca Arteaga-Martínez
    49-72
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18279
  • Educar em tempos de incertezas: a implementação do ensino remoto na rede municipal de Floriano-Piauí

    Andréia Martins, Agata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti, Anne Caroline Soares Dourado
    73-85
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18619
  • “Temos que nos reinventar”: os professores e o ensino da educação física durante a pandemia de COVID-19

    Marcos Godoi, Larissa Beraldo Kawashima, Luciane de Almeida Gomes
    86-101
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18659
  • Narrativas de uma professora em final de carreira: a educação frente à pandemia

    Juliana Pedroso Bruns, Rita Buzzi Rausch
    102-115
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.17883
  • Vidas negras importam? A urgência de pensar a educação antirracista frente aos impactos da pandemia de COVID-19

    Fernanda Carla Da Silva Costa, Viviane Lima Martins
    116-127
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.17917
  • A COVID-19 e os reflexos sociais do fechamento das escolas

    Joao Ferreira Sobrinho Junior, Cristina de Cássia Pereira Moraes
    128-148
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18249
  • A arte de viver em tempos de pandemia

    Jordana da Silva Corrêa, Neiva Afonso Oliveira
    149-161
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18288
  • Entre as conexões e as desconexões: experiências acadêmicas em tempos de distanciamento social físico

    Regiane Caldeira, Stephanni G. Silva Sudré, Gabriel José Pereira
    162-175
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18294
  • Novas autorias em redes

    Fernando José de Almeida, Maria da Graça Moreira Silva, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
    176-192
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18317
  • Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: tecendo algumas considerações

    Jacks Richard de Paulo, Stela Maris Mendes Siqueira Araújo, Priscila Daniele de Oliveira
    193-204
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18318
  • A sala de aula no contexto de (Pós) pandemia: ressignificando conteúdos de Ciências a partir de textos escreviventes

    Brenda Iolanda Silva do Nascimento, Iago Vilaça de Carvalho, Fernanda Antunes Gomes da Costa
    205-219
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18319
  • Pandemia, as reinvenções educacionais e o mal-estar docente: uma contribuição sob a ótica psicanalítica

    Michel Douglas Pachiega, Débora Raquel da Costa Milani
    220-234
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18323
  • Reinventando a Educação Infantil em tempos de Covid-19: as medidas pedagógicas implementadas no município de Guarulhos/SP

    Luciana Longuini da Silva, Kellen Jacobsen Follador
    235-251
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18335
  • Ensino de língua portuguesa com a mediação das tecnologias digitais em tempos de pandemia

    Raquel Mignoni de Oliveira, Ygor Corrêa
    252-268
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18336
  • Inglês como Língua Franca (ILF) e o ensino-aprendizagem de língua inglesa em tempos de ensino remoto: um relato de caso aplicado ao ensino fundamental I

    Jane Helen Gomes de Lima, Gislane Sávio, Graziela Pavei Peruch Rosso
    269-282
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18346
  • Formação continuada para tecnologias digitais em tempos de pandemia: percepções docentes sobre o curso Google Sala de Aula

    Eniel do Espírito Santo, Tatiana Polliana Pinto de Lima
    283-297
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18355
  • O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios

    Ana Carolina Oliveira Silva, Shirliane de Araújo Sousa, Jones Baroni Ferreira de Menezes
    298-315
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18383
  • Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal – um estudo exploratório

    Filipa Seabra, Luísa Aires, António Teixeira
    316-334
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18545
  • Vida e circunstâncias, estágio supervisionado na Licenciatura em Matemática e isolamento social: constituindo alternativas

    Wanderleya Nara Gonçalves Costa
    335-347
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18573
  • Entre o ideal e o possível: caminhos de formação docente por meio das rodas de conversa on-line

    Alexandre José de Carvalho Silva, Sayonara Ribeiro Marcelino Cruz, Warlley Ferreira Sahb
    348-366
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18701
  • Reflexões sobre os efeitos da pandemia na aprendizagem digital

    Ana Nobre, Ana Mouraz
    367-381
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18722
  • Remoto, mas não distante: a reinvenção do ensino na Educação Superior em tempos de COVID-19

    Carla Cristie de França Silva, Lêda Gonçalves de Freitas
    382-395
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18828
  • Formação de professores nas ilhas portuguesas Madeira e Açores: estratégias para o ensino remoto em tempos da COVID-19

    Fernanda Araujo Coutinho Campos, Rute Pereira
    396-410
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18823
  • Aprendizagem significativa no contexto do ensino remoto

    Jucelia Cruz, Elisabeth dos Santos Tavares, Michel Costa
    411-427
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.17760

Artigos

  • O enriquecimento do vocabulário dos estudantes por meio da música em contos de fada no âmbito das práticas pedagógicas dos professores da educação básica

    Anaide Maria Alves da Paz, Maria de Fátima Gomes da Silva
    428-440
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.16791
  • Tertúlia Dialógica Científica: atuação Educativa de êxito para Educação Científica e Tecnológica

    Anselmo Calzolari, Éverton Madaleno Batisteti, Roseli Rodrigues de Mello
    441-457
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18210
  • As veredas do ordenamento jurídico da Educação Infantil do Campo: um olhar sobre os jogos e brincadeiras

    Elizabete Pereira Barbosa, Luciana Freitas de Oliveira Almeida
    458-469
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.17461
  • Educação em direitos humanos em tempos de crise

    Linda Carter Souza da Silva, Luiz Gomes da Silva Filho
    470-483
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.16827
  • As contribuições do estágio supervisionado para a formação profissional

    Givanildo da Silva, Alex Vieira da Silva, Inalda Maria dos Santos
    484-501
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.17009
  • Os saberes privilegiados na formação inicial de professoras da escola básica

    Marinalva Lopes Ribeiro, Taiara de Lima Silva Sales
    502-517
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.17061
  • Conhecimento de educadoras a respeito dos maus-tratos infantis: identificação e notificação de casos

    Ana Paula de Almeida Guimarães, Linie Machado, Gabriela Reyes Ormeno
    518-531
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.17185
  • Gêneros textuais e livros didáticos: um estudo de caso na educação a distância (EaD)

    Jorge França de Farias Júnior
    532-549
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.17970
  • Proposta de sequência didática a partir do filme Os vingadores: guerra infinita

    Telma Temoteo dos Santos
    550-567
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18051
  • A descentralização de recursos no financiamento da Educação Básica

    Rosemary Roggero, Adriana Zanini da Silva
    568-580
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18175
  • Desafios dos estudantes trabalhadores da UFPel (2019- 2020)

    Milena da Silva Langhanz, Lorena Almeida Gill
    581-594
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18188
  • Sequência de ensino e aprendizagem sobre radioatividade pautada na perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS)

    Maria Daiane da Silva Monteiro, Suely Alves da Silva
    595-609
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18314