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    v. 13 n. 6 (2014)

    Editorial BJM/ReMARK vol. 13, n. 6, 2014

     

    2014 foi um ano de trabalho intenso no âmbito do Brazilian Journal of Marketing/BJM. O objetivo traçado foi cumprido, o que nos dá força para ousar nas metas para 2015, sempre contando com a participação da comunidade de pesquisadores de marketing, mais especificamente no Brasil, mas, também, de vários países ao redor do mundo. Iniciamos novas parcerias, tais como os fast track para os dois eventos mais importantes envolvendo o Marketing no contexto da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD e EMA). E solidificamos parcerias com outros eventos de amplo destaque nacional e internacional (SEMEAD, SINGEP, IS2IS, Simpósio Internacional de Administração e Marketing/ESPM).

    Além das parcerias de caráter mais institucional, 2014 também serviu para aproximarmos mais ainda a BJM de pesquisadores líderes no contexto nacional, tanto pela sua relevância em seus programas de stricto sensu de origem, quanto pela qualidade de sua produção científica, visto que são acadêmicos que possuem produção sólida em journals internacionais de alto fator de impacto. Essa aproximação está retratada em praticamente todos os números deste ano, mas sua presença é, de fato, mais marcante nas duas edições especiais sobre métodos e técnicas de pesquisa aplicados ao contexto do marketing (números 2 e 4 deste volume 13).

    Fato não menos relevante é o crescimento também constante da procura pelo Brazilian Journal of Marketing/BJM no exterior, o que pode ser visto tanto pelo número de visitas e downloads, quanto pelo número de autores internacionais que submeteram trabalhos para a revista, alguns deles obtendo êxito. É importante ressaltar que a taxa de reprovação dos artigos de origem internacional segue, de certa forma, o mesmo padrão nacional. Há aqui duas leituras importantes acerca desta informação: (1) a qualidade dos estudos nacionais e internacionais é equiparada e; (2) ainda há espaço para melhorar a qualidade dos trabalhos, o que vale tanto para os nacionais quanto para os internacionais.

    O que podemos dizer que não chegou ainda ao nível ideal é a participação mais engajada dos pesquisadores no sentido de contribuir com maior volume nas avaliações de nossas submissões. E como o número destas vem crescendo constantemente, este se torna um dos nossos objetivos mais desafiadores, tanto no sentido de imprimir maior assertividade e periodicidade à revista, quanto de aprimorar a qualidade das avaliações e, portanto, dos produtos finais que apresentamos aos nossos leitores.

    Outra questão importante para alçar o Brazilian Journal of Marketing/BJM ao cenário internacional é a tradução integral da revista para o inglês, língua sabidamente adotada como padrão no que diz respeito à disseminação de conhecimento científico considerado de qualidade. Esta é mais uma das batalhas que temos pela frente. E como prova de que não estamos parados, tampouco plenamente satisfeitos com os objetivos que ainda precisam ser perseguidos, adiantamos que em 2015 teremos uma edição internacional intitulada Marketing in the Context of Emerging Markets, que terá como editor convidado o Professor Naresh Malhotra, que fará uma seleção dos melhores papers do IV Emerging Markets Conference Board, especificamente para compor este número especial.

    Isso posto, é com grande satisfação que apresentamos os dez artigos selecionados para o 6o e último número de 2014 do Brazilian Journal of Marketing/BJM. O primeiro artigo apresenta um breve histórico acerca da pesquisa etnográfica em marketing e conta com a autoria de Russel Belk e Letícia Casotti, intitulado ETHNOGRAPHIC RESEARCH IN MARKETING: PAST, PRESENT, AND POSSIBLE FUTURES. O segundo artigo traz um estudo de natureza qualitativa: CAPITAL CULTURAL E O CONSUMO DE PRODUTOS CULTURAIS: AS ESTRATÉGIAS DE CONSUMO DE STATUS ENTRE MULHERES DA NOVA CLASSE MÉDIA, das pesquisadoras Lucivânia Filomeno Ponte e Cecília Queirós Mattoso.

    Numa vertente de estudos relacionados às marcas, apresentamos o segundo grupamento de artigos deste número. São eles: A INFLUÊNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA IMAGEM DE MARCA: UM ESTUDO EM EMPRESAS BRASILEIRAS DO SETOR DE COSMÉTICOS, dos autores Márcio Ribeiro da Fonseca, Thelma Valéria Rocha e Eduardo Eugênio Spers; A IMPORTÂNCIA DA MARCA NA INDÚSTRIA PORTUGUESA DE MOLDES, de Rui Estrela e Catarina Medina; e A CAPTURA DE VALOR DAS MARCAS LÍDERES PELAS MARCAS PRÓPRIAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE SEMELHANÇA DE EMBALAGENS, dos pesquisadores Lívia Rufino Bambuy, Josmar Andrade e Miguel Ângelo Hemzo.

    O sexto estudo, de natureza quantitativa, analisa questões concernentes aos serviços de pós-vendas num setor de extrema relevância para a economia brasileira: COMPREI MEU CARRO, O QUE VEM DEPOIS? ANÁLISE DA PERCEPÇÃO E DA IMPORTÂNCIA ATRIBUÍDAS POR CLIENTES EM SERVIÇOS DE PÓS-VENDA, dos autores Francisco Dimitrius Comiotto, Jane Iara Pereira da Costa, Aline Regina Santos e Tiago Savi Mondo. O sétimo trabalho versa sobre o setor turístico e sua relação com cenários cosmopolitas: INFLUÊNCIA DO COSMOPOLITANISMO NA FORMAÇÃO DA IMAGEM DE UM DESTINO: UMA ANÁLISE DA CIDADE DE SÃO PAULO, dos pesquisadores Felipe Nasrallah Bedran, Vivian Iara Sterhlau, Sérgio Garrido Moraes e Tatiana Terabayashi Melhado.

    Na sequência, apresentamos dois papers que trabalham um construto bastante clássico na literatura de marketing, mas sob perspectivas distintas: VALOR, SATISFAÇÃO E RECOMENDAÇÃO ESPONTÂNEA PARA UMA MARCA VAREJISTA, dos pesquisadores Elias Frederico, Raphael Tadeu Cantafaro, Fábio Rodrigues Aydar e Ana Paula Miwa Shinzaki e A SATISFAÇÃO COM A VIDA INFLUENCIA NA INTENÇÃO DE USO DO FACEBOOK?, dos pesquisadores Mauro José de Oliveira e Melby Karina Zuniga Huertas.

    E para fechar 2014, este número se inicia e termina com artigos de autoria internacional, sendo o último trabalho intitulado EVENTS MARKETING MODEL OF DUBAI SHOPPING FESTIVAL, de autoria de K.Prakash Vel, Laila Mohamed Suhail e Amal Dokan.

    A equipe editorial do Brazilian Journal of Marketing/BJM deseja a todos um ótimo Natal e que 2015 seja pleno de realizações profissionais e pessoais a todos.

     

    Boa leitura!

     

     Otávio Freire

    Editor Científico


     Suzane Strehlau

    Editora Adjunta

  • Julho - Setembro
    v. 13 n. 5 (2014)

    Editorial BJM/ReMARK vol. 13, n. 5, 2014

     

    Em nosso último número – mais uma edição especial acerca dos métodos e técnicas de pesquisa aplicados aos estudos de marketing – abordamos 6 questões concernentes ao desenvolvimento do tratamento, análise e discussão de resultados, tanto pelo viés quantitativo quanto qualitativo. Creio que a grande contribuição deste número reside exatamente na entrega de mais um conjunto de artigos que podem auxiliar diversos pesquisadores a aproximar as técnicas mais adequadas ao problema específico de pesquisa que, naturalmente, advém de um arcabouço teórico-científico aderente ao campo de Marketing.

    Nesse sentido, este número 5 de 2014 do Brazilian Journal of Marketing/BJM traz um conjunto de estudos que reflete essa miríade de métodos e técnicas que servem a este campo das ciências sociais aplicadas (o Marketing), asseverando a sua característica polissêmica e multidisciplinar. Os papers que compõem este número apresentam técnicas qualitativas e, também, quantitativas que foram levadas à cabo para resolver problemas de pesquisa concernentes às respostas do consumidor no que diz respeito à qualidade do relacionamento em diferentes setores organizacionais, à imagem corporativa, aos estímulos ambientais e a questões inerentes à própria idiossincrasia do consumidor.

    Para além das contribuições referidas aos números especiais do Brazilian Journal of Marketing/BJM, cabe aqui uma reflexão acerca dos congressos e demais eventos científicos da área de administração, que possuem trackings específicos de Marketing e que aceitam trabalhos dentro desse escopo. É patente o decréscimo da quantidade de pesquisadores maduros nos eventos da área. A principal justificativa daqueles ouvidos informalmente pelos editores desta revista centra-se fundamentalmente nos critérios atuais utilizados pela CAPES para avaliar a área de Administração, que não considera mais os eventos na pontuação. Não cabe aqui uma discussão acerca deste posicionamento frente aos eventos, mas é importante ressaltar que, sim, isso gerou impacto direto ou indireto na produção e no desenvolvimento/refinamento de working papers (em nosso entendimento, este é um dos mais importantes objetivos na participação de congressos e eventos).

    Apesar do exposto acima, torna-se relevante ressaltar o trabalho que iniciamos este ano em parceria com o Prof. Dr. João Maurício Gama Boaventura (USP e FECAP)  e o Prof. Dr. Paulo Prado (UFPR), atual coordenador da Divisão de Marketing junto à ANPAD, no sentido de incentivar a competição saudável, por meio da oferta de fast tracks aos trabalhos mais bem avaliados tanto do EMA quanto do EnANPAD. Já no número retrasado (n. 3, 2014), apresentamos uma primeira parte de um fórum sequencial, que consistirá de um conjunto de papers oriundos de fast tracks desses e de outros eventos, sempre apresentados no final de cada número. Neste, especificamente, apresentam-se mais 2 trabalhos que receberam fast track no EMA 2014. Vale ressaltar, ainda, que no conjunto geral dos artigos deste número, há mais 3 papers que foram melhorados e refinados a partir das contribuições feitas a eles em eventos e congressos da área, que não saem no fórum, pois referem-se ainda a uma época em que não havia essa parceria estabelecida.

    Isso posto, é com grande satisfação que apresentamos os dez artigos selecionados para o 5o número de 2014 do Brazilian Journal of Marketing/BJM. O primeiro estudo apresenta uma faceta relevante, porém pouco estudada do consumidor: PROPENSÃO DO CLIENTE À PROPOSIÇÃO DE AÇÕES JUDICIAIS: PROPOSIÇÃO E TESTE DE MODELO PREDITIVO PARA O SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA, dos pesquisadores Victor Manoel Cunha de AlmeidaOtávio Henrique dos Santos Figueiredo e Gilberto Figueira da Silva. O segundo aborda estratégias de imagem de um dos mais importantes setores da economia: IMAGEM CORPORATIVA DE INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS: UMA PROPOSTA DE ESCALA PARA SUA MENSURAÇÃO, de Hélio Roberto Hekis, Cláudio Ruy Portela de VasconcelosRaíssa Dália Paulino e Silvana Dias Martins. O terceiro e o quarto papers utilizaram o domínio substantivo do varejo sob o prisma de duas técnicas distintas: a modelagem de dados e a etnografia. São eles: ATRIBUTOS DE ESTILO DE VIDA DO CONSUMIDOR RELACIONADOS AO CONSUMO DE PRODUTOS ORGÂNICOS NO VAREJO ESPECIALIZADO, dos pesquisadores Sérgio Silva Braga JuniorAlípio Ramos Veiga Net e Nelson Russo Moraes; e CULTURA BRASILEIRA E MARKETING DE RELACIONAMENTO: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO NO VAREJO, de Cléria Donizete da Silva Lourenço.

    O quinto artigo afilia-se aos estudos de ambientes de serviço: ESTÍMULOS SENSORIAIS E SEUS SIGNIFICADOS PARA O CONSUMIDOR: INVESTIGANDO UMA ATMOSFERA DE SERVIÇO CENTRADO NA EXPERIÊNCIA, de Edvan Cruz Aguiar e Salomão Alencar de Farias. Já o sexto artigo apresenta uma discussão relevante do ponto de vista dos gestores da comunicação de marketing a respeito da necessidade de maior accountability para suas ações: MÉTRICAS, MÍDIAS E ANUNCIANTES: DISCUTINDO A RELAÇÃO, dos autores Marco Aurélio de Souza RodriguesPaula Castro Pires de Souza Chimenti Antonio Roberto Ramos Nogueira.

    O sétimo e o oitavo artigos apresentam estudos baseados no método do caso. São eles: COMUNICAÇÃO DIGITAL E A PREOCUPAÇÃO COM A COMUNIDADE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO DE ARAGUAÍNA, dos pesquisadores Rumeninng Abrantes SantosAdriano Dias de CarvalhoTeresa Dias de Toledo Pitombo Rosana Borges Zaccaria; e MARKETING DE PATENTES À INOVAÇÃO: UM ESTUDO MULTICASO EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, de Felipe de Almeida MalveziAndré Luiz Zambalde Daniel Carvalho de Rezende.

    Fórum EMA 2014: dando sequência ao trabalho junto às organizações dos grandes eventos de Marketing no Brasil, com o objetivo de dar maior visibilidade aos trabalhos que receberem melhor classificação dos avaliadores desses congressos, apresentamos mais dois estudos selecionados a partir do último evento específico da área realizado pela Divisão de Marketing da ANPAD: DEVO, NÃO NEGO, PAGO QUANDO PUDER: UMA ANÁLISE DOS ANTECEDENTES DO ENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR, dos autores Rebeca Formiga Figueira Rita de Cássia de Faria Pereira; e IMPACTO DA EXTENSÃO E INTERAÇÃO DE SERVIÇOS NAS VENDAS B2B: UMA INVESTIGAÇÃO TEMPORAL NA CATEGORIA DE COMBUSTÍVEIS, dos pesquisadores Marcos Inácio Severo de AlmeidaRafael Barreiros PortoAntonio Isidro-Filho Ricardo Limongi França Coelho.

    Boa leitura!

     

    Otávio Freire

    Editor Científico



    Suzane Strehlau

     

    Editora Adjunta

     

     

  • Edição Especial
    v. 13 n. 4 (2014)

    Editorial BJM/ReMARK vol. 13, n. 4 (EDIÇÃO ESPECIAL), 2014

     

    O Brazilian Journal of Marketing/BJM apresenta com grande satisfação a segunda edição especial sobre métodos e técnicas de análise e seu contexto de aplicação no Marketing.  Assim como na primeira edição, formam convidados pesquisadores de relevância nos cenários internacional e nacional do Marketing. Neste número temos seis artigos com versões em inglês e português.

    Neste número abrimos com o artigo do renomado Jagdish N. Sheth intitulado REVISITANDO OS SETE MANDAMENTOS PARA USUÁRIOS DE MÉTODOS MULTIVARIADOS. Em seguida temos dois artigos abordando métodos quantitativos no marketing – ANÁLISE DE MEDIAÇÃO, MODERAÇÃO E PROCESSOS CONDICIONAIS de Paulo H. Muller Prado, José Carlos Korelo e Danielle M. Lucena da Silva e CONJOINT ANALYSIS PARA PESQUISA DE MARKETING NO BRASIL de Vithala R. Rao e Luis Eduardo Pilli. Na sequência, temos o artigo ANÁLISE DE CONTEÚDO de George B. Rossi, Franscisco A. Serralvo e Belmiro Nascimento João. Na perspectiva qualitativa abordamos laddering e entrevistas em profundidade com os artigos LADDERING: REVELANDO A COLETA E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS dos professores Ana Akemi Ikeda, Marcos Cortez Campomar e Beatriz C. Chamie e ENTREVISTA QUALITATIVA NA PESQUISA DE MARKETING E DO CONSUMIDOR: ABORDAGENS PARADIGMÁTICAS E ORIENTAÇÕES dos autores Eileen Fischer, Rodrigo B. Castilhos e Marcelo Jacques Fonseca.

    Com este número fechamos as edições especiais deste ano e prosseguimos com muitos planos para 2015, sempre procurando contribuir cada vez mais para o avanço científico do Marketing em nossa academia.

     Boa leitura!

     

     Otávio Freire

    Editor Científico

     

    Suzane Strehlau

    Editora Adjunta

  • Abril - Junho
    v. 13 n. 3 (2014)

    Editorial BJM/ReMARK vol. 13, n. 3, 2014

     

    O contexto das pesquisas em marketing tem evoluído de maneira significativa no cenário internacional. Diversos pesquisadores e grupos de pesquisa têm procurado, no âmbito nacional, refletir as melhores práticas de pesquisa, seja pela exploração de teorias consideradas de relevância e de vanguarda por cientistas do marketing em todo o mundo, seja pela sofisticação do uso de metodologias que têm povoado os papers do mainstream das publicações internacionais.

    Nós do Brazilian Journal of Marketing/BJM também temos procurado, na medida do possível, refletir tanto as práticas quanto a qualidade de publicação. Principalmente no que concerne a este último tópico, temos feito um esforço de internacionalização da publicação, esforço este que pode ser visto com a publicação do primeiro número especial deste ano, sobre métodos e técnicas de pesquisa aplicados ao Marketing. Não só conseguimos atrair pesquisadores de renome internacional, como também pesquisadores brasileiros que mais têm se destacado com suas publicações, especificamente acerca dos métodos sobre os quais escreveram.

    Outra ação adotada por nós, e que já pode ser apreciada no contexto dos artigos que serão apresentados neste número é a abertura de espaços específicos ao longo do ano para fóruns dos principais encontros de Marketing no Brasil, dentre eles o EMA, o EnANPAD e o SEMEAD, de onde procuraremos captar os melhores trabalhos para submissão via fast track em nosso journal.

    É com grande satisfação que passamos, portanto, a apresentar os dez artigos selecionados para o 3o número de 2014 do Brazilian Journal of Marketing/BJM. Para abrir o número, temos a pesquisa intitulada ATTITUDES TOWARDS ADS AND AGE: A STUDY IN SENIORS, dos pesquisadores Marta M. Estrada, Diego Monferrer, Miguel A. Moliner, Javier Sánchez. Na sequência, temos dois trabalhos acerca dos automóveis enquanto domínio substantivo para a aplicação das teorias de comportamento do consumidor, de comunicação e propaganda. São eles: DIGA-ME NO QUE ANDAS E TE DIREI QUEM ÉS: ASPECTOS DE INFLUENCIA NOS JOVENS DA CLASSE C BRASILEIRA PARA ADQUIRIR AUTOMÓVEIS, dos autores Rafael Mendes Lübeck, Lucia Helena Andrade Fallavena, Fernando de Oliveira Santini e Cláudio Hoffmann Sampaio e ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO NA PROPAGANDA DE LANÇAMENTO DO CITROËN C3 PICASSO, de Edson Roberto Scharf e Aléssio Bessa Sarquis.

    O quarto e o quinto artigos, de natureza mais teórica, trazem reflexões relevantes acerca do papel do marketing em contextos bastante singulares: a neurociência e a informalidade. O primeiro deles, REFLETINDO SOBRE A ÉTICA NA PRÁTICA DO NEUROMARKETING: A NEUROÉTICA, dos pesquisadores Marcos Ferreira Santos, Carlos Alberto Gonçalves, Plínio Rafael Reis Monteiro e Cid Gonçalves Filho, e o segundo, MARKETING INFORMAL: UM MODELO DE COMERCIALIZAÇÃO PAUTADO EM JEITINHO BRASILEIRO, INFORMALIDADE E EMPREENDEDORISMO, dos autores Gustavo Henrique Silva de Souza, Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho, Nilton Cesar Lima e Jamerson Viegas Queiroz.

    Dois outros domínios estudados pelo viés das teorias de marca e de segmentação de mercado, respectivamente, foram apresentados nos artigos OS DESAFIOS DA MARCA NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, de Mehran Ramezanali, Maria José Barbosa de Souza e Amelia Silveira, e SEGMENTAÇÃO DE MERCADO EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA: O CASO DA SEGMENTAÇÃO DE ESPUMANTES, dos autores Valéria Riscarolli, Sandra Regina Silva dos Santos Souza, Leonel Cezar Rodrigues e Fabrícia Durieux Zucco.

    Fechando o que podemos chamar de fluxo corrente dos artigos da Brazilian Journal of Marketing/BJM, temos a ótima pesquisa experimental intitulada A RELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO DA MARCA E NÍVEL DE PREÇO NA INTENÇÃO DE COMPRA: UM EXPERIMENTO COM PERFUMES DE LUXO, dos pesquisadores Deonir De Toni , Vinícius de Vargas Bacichetto, Gabriel Sperandio Milan, Fabiano Larentis.

    Fórum EMA/SEMEAD: conforme apontamos no início deste editorial, estamos realizando um trabalho junto às organizações dos grandes eventos de Marketing no Brasil, com o objetivo de dar maior visibilidade aos trabalhos que receberem melhor classificação dos avaliadores desses congressos. Para compor os dez artigos deste número, foram escolhidos os seguintes trabalhos: MARKETING SOCIAL: ABORDAGEM HISTÓRICA E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, de Gustavo Schneider, Fernando Bins Luce, apresentado no EMA 2014, e EFEITOS DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE COMPRAS COLETIVAS SOBRE O COMPORTAMENTO IMPULSIVO, dos autores Suzi Elen Ferreira Dias, Rosilene Maria dos Santos, Vinicius Martins, Giuliana Isabella, apresentado no SEMEAD 2013.

    Com este número, fechamos o primeiro semestre de 2014 satisfeitos com o trabalho que estamos desenvolvendo, certos de que estamos contribuindo significativamente para o avanço dos estudos de Marketing no campo científico.

    Para o segundo semestre do ano, esperamos, além das submissões correntes que vêm aumentando continuamente, conceder fast tracks para os trabalhos do EnANPAD 2014, assim como finalizar e publicar o segundo número especial sobre métodos e técnicas de pesquisa aplicados ao Marketing, novamente recheado de talentos nacionais e internacionais.

     

    Bom segundo semestre e uma ótima leitura!

     

    Otávio Freire

    Editor Científico

     

    Suzane Strehlau

    Editora Adjunta

  • Edição Especial
    v. 13 n. 2 (2014)

    Editorial BJM/ReMARK vol. 13, n. 2 (EDIÇÃO ESPECIAL), 2014

    Caros leitores,

    Neste ano de 2014, como parte do processo de evolução do Brazilian Journal of Marketing/BJM – que vem sendo desenvolvido desde que assumimos a editoria científica desta revista no final de 2012 – estamos trabalhando arduamente na consecução de números especiais acerca de métodos e técnicas de análise e seu contexto de aplicação no Marketing. Além disso, empreendemos um esforço grande no sentido de ampliar as parcerias entre pesquisadores nacionais e internacionais, também como forma de aumentar a qualidade dos estudos e pesquisas desenvolvidos em solo brasileiro.

    Pesquisadores de grande relevância no cenário internacional do Marketing foram convidados por nós para os números especiais. Para nossa satisfação, todos receberam com entusiasmo e confirmaram o interesse. Não só responderam com motivação, como prontificaram-se a acelerar o processo de desenvolvimento dos papers, para que conseguíssemos cumprir os prazos estabelecidos. Este número conta com a presença de nomes como Joseph Hair Jr. (Kennesaw State University), Naresh K. Malhotra (Georgia Institute of Techology), Cristian M. Ringle (Hamburg University of Technology), Dominique Desjeux (l’Université Paris Decartes). Mais relevante ainda, contamos com nomes nacionais que têm se desenvolvido como referências para os pesquisadores de Marketing no Brasil, com boa parte de sua produção sendo de caráter internacional.

    Nesse sentido e procurando tangibilizar esse trabalho, é com grande satisfação que apresentamos o primeiro número especial deste volume de 2014. Trata-se de um conjunto de 07 artigos, todos na versão completa tanto em português quanto em inglês. Um conjunto robusto de produções, congregando as mais variadas metodologias e técnicas de análise de dados, utilizadas em larga escala, ou mesmo ainda em processo de desenvolvimento no universo das pesquisas em Marketing. Assim, estamos privilegiando tanto o conjunto de pesquisadores que opera no âmbito das práticas consagradas, quanto os mais vanguardistas e que procuram experimentar novos caminhos para colocar em prática suas pesquisas.

    Para abrir este primeiro número especial, temos o artigo intitulado MENSURAÇÃO EM MARKETING: ESTADO ATUAL, RECOMENDAÇÕES E DESAFIOS, dos pesquisadores Felipe Zambaldi, Francisco José da Costa e Mateus Canniatti Ponchio. Na sequência, optamos por apresentar os três tipos de técnicas e ferramentas para modelagem de equações estruturais. Os dois primeiros concentram-se em matrizes de covariância – MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS COM LISREL: UMA VISÃO INICIAL, de Naresh K. Malhotra, Evandro Luiz Lopese Ricardo Teixeira Veiga e MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS BASEADA EM COVARIÂNCIA (CB-SEM) COM O AMOS: ORIENTAÇÕES SOBRE A SUA APLICAÇÃO COMO UMA FERRAMENTA DE PESQUISA DE MARKETING, dos autores Joseph F. Hair Jr., Marcelo L. D. S. Gabriel e Vijay K. Patel. Para matrizes de correlação, apresentamos o paper intitulado MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS COM UTILIZAÇÃO DO SMARTPLS, dos pesquisadores Cristhian M. Ringle, Dirceu da Silva e Diógenes Bido.

    No que pode ser chamado o miolo, ou ‘recheio’ dos artigos, encontra-se o primeiro de caráter mais qualitativo – O MÉTODO DOS ITINERÁRIOS: UMA CONTRIBUIÇÃO METODOLÓGICA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS À PESQUISA DE CONSUMO EM GESTÃO de Dominique Desjeux, Maribel Suarez e Roberta Dias Campos.

    Finalizando este número, destacamos o artigo intitulado META-ANÁLISE EM MARKETING, de Vinicius Andrade Brei, Valter Afonso Vieira e Celso Augusto de Matos e, fechando com ‘chave de ouro’, o paper sobre PESQUISA EXPERIMENTAL EM MARKETING, dos pesquisadores Jose Mauro Hernandez, Kenny Basso e Marcelo Moll Brandão.

    Trata-se de uma coletânea ampla o suficiente para reforçar a qualidade dos estudos e pesquisas desenvolvidos no contexto brasileiro e, mais importante ainda, para estreitar os laços entre nós pesquisadores de Marketing dos Programas de StrictoSensu das universidades brasileiras, que estamos buscando elevar a nossa pesquisa ao patamar de qualidade internacional.

    Boa leitura a todos e aguardem os próximos números do Brazilian Journal of Marketing/BJM, pois traremos muitas novidades este ano, tanto nos especiais, quanto nos regulares!

     

    Otávio Freire

    Editor Científico

     

    Suzane Strehlau

    Editora Adjunta

  • Janeiro - Março
    v. 13 n. 1 (2014)

    Editorial BJM/ReMARK vol. 13, n. 1, 2014

    Caros leitores, 

    2014 será um ano de acontecimentos relevantes para o Brasil e, também, para o Marketing no âmbito da pesquisa científica. Dois grandes eventos prometem disputar a atenção da população brasileira: a Copa do Mundo – que será sediada em nosso país – e, na sequência, as Eleições Presidenciais. Já para o universo científico do Marketing, teremos o Encontro de Marketing da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EMA/ANPAD, maior encontro específico de nossa área no Brasil. E, além do EMA, os editores do Brazilian Journal of Marketing – BJM (Revista Brasileira de Marketing – ReMARK) estão desenvolvendo dois números especiais sobre métodos e técnicas de pesquisa e análise de dados em marketing. Esses dois números especiais visam manter a retidão estabelecida nesta gestão da BJM, bem como a visão daquilo que entendemos e queremos para uma revista científica que se pretende a voz dos pesquisadores de Marketing no Brasil.

    Nesse sentido, para o desenvolvimento dos números especiais, procuramos convidar pesquisadores brasileiros militantes de programas de stricto sensu recomendados pela CAPES, com produção e dedicação acadêmica aos métodos e técnicas de pesquisa e análise de dados escolhidos. Mais importante ainda, entendemos que era necessário empreender um esforço de internacionalização não somente de nossa produção, mas, também, do Brazilian Journal of Marketing – BJM, aumentando a sua procura num cenário internacional e, consequentemente, o seu prestígio enquanto locus de discussão científica em Marketing no Brasil. Para isso, convidamos o pesquisador Marcelo Luiz Dias da Silva Gabriel para assumir os trabalhos de internacionalização e, junto com ele, o Professor Joseph Hair Jr. para assumir a Co-Editoria Internacional.

    Este movimento tem caráter estratégico e, claro, de longo prazo. O principal objetivo de criação dessa nova Editoria é o de ampliar a rede internacional da BJM, mas, principalmente, o de auxiliar no estabelecimento de parcerias entre pesquisadores nacionais e nomes de relevância internacional no campo científico do Marketing. E, apesar de se tratar de um processo usualmente lento, já temos experiências muito bem sucedidas para os números especiais, pois já temos pelo menos 6 artigos sendo desenvolvidos entre pesquisadores nacionais e internacionais de renome. Vale ressaltar que a produção dos pesquisadores brasileiros não fica atrás em termos de publicações em journals internacionais e de impacto.

    Outras duas preocupações dos editores dizem respeito à qualidade e capilarização da distribuição da produção no Brasil. Assim como estamos trabalhando para efetivar parcerias internacionais, também entendemos como relevante o desenvolvimento de parcerias entre pesquisadores de centros de maior tradição, como as regiões Sul e Sudeste, e centros que ainda se encontram em desenvolvimento no país. Acreditamos que este seja um movimento tão trabalhoso quanto o de internacionalização, devido ao grau de concentração histórica, tanto dos Programas de Administração que possuem linhas de Marketing, quanto de produção científica efetiva. Para melhor entendimento, faremos agora uma exposição da qualidade intrínseca e da distribuição geral dos artigos publicados ao longo do ano passado. 

    Por conta do acima exposto, ainda percebe-se uma grande concentração da produção as regiões Sul e Sudeste. São Paulo – SP é o estado de vínculo de 39,45% dos autores, seguido do Rio Grande do Sul – RS, com 16,51% e do Rio de Janeiro – RJ, com 11,01%. Na sequência, temos os pesquisadores vinculados a Instituições de Minas Gerais – MG (8,26%), Paraná – PR (5,50%), Distrito Federal – DF, Ceará – CE e Pernambuco – PE (3,67%, cada), seguidos de Santa Catarina (2,75%), Espírito Santo – ES (1,83%) e Mato Grosso do Sul (0,92%). Mais uma vez, captamos um pequeno interesse da comunidade internacional que aparece com 2,75% do total dos autores que tiveram artigos publicados em 2013. 

    Do ponto de vista da qualidade, mantemo-nos tão ou mais rigorosos que os melhores congressos e encontros nacionais da área de Administração no Brasil, visto que estamos com uma taxa de aprovação abaixo dos 25%. Ou seja, apenas um em cada quatro artigos chega ao final do processo de avaliação e obtém a aprovação para ser publicado em nossa Revista. A título de lembrança, a taxa de aprovação do EnANPAD 2013 foi de um para cada 3 artigos. O processo ainda possui muitos pontos de melhoria, mas o estabelecimento do desk review como segunda fase da análise da submissão (logo após os pré-requisitos de formatação de acordo com as regras da BJM) tem ajudado bastante na evolução da qualidade de nosso periódico. 

    Continuamos trabalhando em ritmo acelerado pelo desenvolvimento e evolução das condições de pesquisa e publicação em Marketing no Brasil e temos o prazer de lançar mais um número do Brazilian Journal do Marketing – BJM, o primeiro de seu volume 14, de 2014.

    O primeiro trabalho deste número é um estudo desenvolvido por pesquisadores vinculados à Universitat Autônoma de Barcelona, intitulado “QUANDO O USUÁRIO SE TORNA O PROPAGADOR: MOTIVAÇÕES E GRATIFICAÇÕES PARA O BOCA-A-BOCA NO FACEBOOK”, de Maria T. Soto-Sanfiel e Deborah do Espíritu Santo Serra, seguido de “CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DE AÇÚCAR MASCAVO NUMA ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES”, dos pesquisadores Elvira Durán Rojas e Ronaldo Perez. O terceiro artigo se chama “TRANSFERÊNCIA DE SIGNIFICADOS ENTRE CONSUMIDORES, PERSONAGENS E MARCA: PROPOSIÇÃO DE UM NOVO MODELO”, desenvolvido por Mauro Calixta Tavares, André Torres Urdan e Helena Belintani Shigaki. 

    Em seguida, apresentamos um estudo de caráter mais interno do marketing à organização, com o título “COACHING E MENTORING COMO INSTRUMENTO DE FOCO NO CLIENTE INTERNO: UM ESTUDO REGIONAL EM SÃO PAULO”, dos pesquisadores Graziela Oste Graziano, Cristiano André Peixoto, Andrea Kassouf Pizzinato e Dagmar Castro de Pinto. O quinto artigo traz uma pesquisa desenvolvida em solo internacional: “PROGRAMAS DE FIDELIDADE: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS EM EMPRESAS PORTUGESAS”, desenvolvido pelas pesquisadoras Vanessa Leal Mendes e Cristiane Drebes Pedron. “OS ANTECEDENTES DO CONSUMO DE PRODUTOS CULTURAIS POR CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA” é o sexto artigo deste número, dos autores Alexandre Rabêlo Neto, Márcio de Oliveira Mota, Danielle Miranda de Oliveira Arruda Gomes e Áurio Lúcio Leocádio da Silva. O sétimo estudo tem como domínio substantivo o entretenimento e foi desenvolvido por Karlan Muller Muniz, Wesley Vieira da Silva e Eliane Cristine Francisco Maffezzolli: “PROPOSTA DE UM MODELO DE MENSURAÇÃO DA SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR DE FESTAS E BALADAS”.

    O conjunto de artigos escolhido para fechar este número é de natureza mais teórica, histórica e filosófica a respeito do Marketing enquanto disciplina científica em estudo no Brasil. “20 ANOS DE PUBLICAÇÕES SOBRE MARKETING DE RELACIONAMENTO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DE 1992 A 2012”, dos pesquisadores Luiz Henrique Lima Faria, Antônio Carlos Giuliani, Nadia Kassouf Pizzinatto e Valéria Rueda Elias Spers; “RESISTÊNCIA DO CONSUMIDOR: DIFERENTES ESTÁGIOS TEÓRICOS DE UM MESMO CONCEITO”, de Marlon Dalmoro, Walter Meucci Nique e Lisa Peñaloza; e “A DISCUSSÃO EPISTEMOLÓGICA EM MARKETING 1990-2010”, dos autores Maurício Pozzebon de Lima, Fernanda Kraemer e Carlos Alberto Vargas Rossi.

    Que todos tenham um ótimo ano, com produções de qualidade! Aguardem nossos próximos números!

     

    Otávio Freire – Editor Científico

    Suzane Strehlau – Editora Adjunta


  • Outubro - Dezembro
    v. 12 n. 4 (2013)

    Editorial BJM/ReMARK vol. 12, n. 4, 2013

    Caros leitores,

    É com grande satisfação e alegria que apresentamos este último número do volume 12 de nossa revista, a Revista Brasileira de Marketing – ReMARK. Há cerca de um ano, mais precisamente no editorial do último número do ano passado (2012), quando assumimos a Revista, já sinalizamos as principais mudanças para o ano de 2013: passar de 03 (três) para 04 (quatro) números por volume – ou seja, por ano –, bem como passar de 08 (oito) para 10 (dez) artigos por número publicado; e sofisticar o processo de avaliação, aumentado o nível de exigência para que um artigo fosse considerado bom o suficiente para ser publicado na revista.

    Estas mudanças eram diretrizes que se fundamentavam no objetivo estratégico proposto por nós para a ReMARK: ser o locus da discussão científica do Marketing no Brasil. Tratava-se de um desafio enorme, principalmente pelo que expusemos nos editoriais ao longo do ano: aumento expressivo do número de submissões; e demora na designação, causada pelo baixo número de avaliadores que – de fato – avaliavam os artigos designados por nós. Graças ao trabalho executado pela equipe toda, conseguimos terminar o ano com os 04 (quatro) números com 10 (dez) artigos cada, ou seja, passar de 24 (vinte e quatro) para 40 (quarenta) artigos/ano, aumentando o nível de rigor nas avaliações. No primeiro número de 2014, daremos mais detalhes de todo o processo de mudança e o que isso implicou em termos tanto quantitativos, quanto qualitativos.

    Vale ressaltar que só conseguimos atingir nossos objetivos por conta de algumas mudanças bastante importantes ao longo do ano. A primeira delas foi a implementação de um processo de desk review mais rigoroso, como primeiro passo do processo de avaliação, para garantir que os avaliadores utilizassem seu tempo em cima de textos mais maduros e, portanto, mais próximos do nível adequado a uma publicação como a nossa. A segunda foi a criação do cargo de Editor Adjunto, a partir do segundo semestre deste ano. A terceira foi o aumento do número de avaliadores. Juntos, Editor Científico e Editora Adjunta empreenderam um esforço de aumento da base de avaliadores em todas frentes teórico-metodológicas do Marketing, mas, principalmente, no concernente ao uso de técnicas qualitativas, onde tínhamos nossa base mais prejudicada.

    Satisfeitos com o desempenho de 2013, mas ainda inquietos e certos de que precisamos continuar empreendendo esforços constantes para a melhoria da qualidade da Revista Brasileira de Marketing – ReMARK, já estamos preparando o terreno para as mudanças de 2014. A primeira delas não deve ter passado desapercebida pelos que frequentemente acessam a nossa página, pois mudamos a língua principal de Português para Inglês. O que queremos com esta mudança é sinalizar mais um passo rumo à internacionalização da revista. Gostaríamos, portanto, de receber – mesmo de brasileiros – artigos em língua inglesa, visto que esta é a melhor maneira de aumentar o acesso aos nossos papers em nível internacional. Ao mesmo tempo, vamos começar um processo de atração tanto de leitores, quanto de autores internacionais. Continuaremos, claro, a receber originais em língua portuguesa e espanhola. Mas, a partir de 2014, a Revista Brasileira de Marketing – ReMARK, passará a ser a Brazilian Journal of Marketing – BJM e seu editorial será escrito originalmente em língua inglesa.

    Outra novidade será a publicação de nossa primeira Edição Especial, que já está ‘no forno’ e deve ser publicada no segundo semestre de 2014. Esta prática passará a ser uma constante em nossa rotina de edição, inclusive, com o convite a pesquisadores especialistas em determinados temas como Editores Convidados às Edições Especiais.

    Enfim, esses foram os principais acontecimentos de 2013 e as ações para 2014 que consideramos mais relevantes para serem comunicadas, no momento. Oportunamente, entraremos em mais detalhes acerca dessas novidades, ao longo ao próximo ano. Agora, passamos aos artigos desta edição.

    Iniciamos com dois estudos experimentais, o primeiro tratando do processamento atentivo e pré-atentivo das informações e sua influência no comportamento das pessoas, e o segundo tratando do contexto de transgressão e a capacidade de supressão emocional por parte do consumidor. São eles “PROCESSAMENTO DE MARCAS PRÉ-ATENTIVO VERSUS ATENTIVO: Um teste das diferenças no registro dos estímulos pelos indivíduos”, de Tais Andreoli, Andres Veloso e Leandro Batista e “EMOTIONAL SUPPRESSION AS A MODERATOR OF THE IMPACT OF TRANSGRESSION ON CONSUMERS’ SATISFACTION”, de Danielle Mantovani, José Carlos Korelo, Paulo Henrique Muller Prado e Tatiane Silva dos Santos.

    O segundo conjunto de artigos, também de caráter quantitativo, aborda – por meio de survey – questões relacionadas ao materialismo e a autoestima e sua influência no consumo de cirurgias estéticas; e o preço como mecanismo de punição e sua relação com o tempo de contrato de serviços de ginástica, pelo viés de reforço de saúde/estética. São eles “FATORES DETERMINANTES DA PROPENSÃO AO CONSUMO DE CIRURGIAS PLÁSTICAS ESTÉTICAS”, de Mateus Canniatti Ponchio, Carla Giglioli Martins, Cecilia Bandeira de Melo Vieira e Daniela Menezes e “ENCADEAMENTO COMPORTAMENTAL QUE INCENTIVA O TEMPO DE CONTRATO COM CLIENTES DE ACADEMIA DE GINÁSTICA”, de Rafael Barreiros Porto e Jurema Barreto da Silva.

    Satisfação e Lealdade – construtos tradicionalmente pesquisados no Marketing – também foram contemplados neste número, por estudos que empregaram a modelagem de equações estruturais como técnica principal de análise estatística. São eles “STORE IMAGE ATTRIBUTES AND CUSTOMER SATISFACTION IN SUPERMARKETS IN CAMPO GRANDE/MS”, dos autores Eluiza Alberto de Morais Watanabe, Dario de Oliveira Lima-Filho e Cláudio Vaz Torres e “ESTUDIO DEL PROCESO DE FIDELIZACIÓN DEL CONSUMIDOR FINAL”, de Juan Carlos Fandos, Marta M. Estrada, Diego Monferrer, Luis Callarisa.

    Dois importantes institutos da sociedade brasileira também foram pesquisados pela perspectiva do marketing e, mais particularmente, do consumidor: a educação e os serviços públicos de telecomunicações. Essas temáticas tornam-se relevantes não somente por articularem o Marketing, mas, também, por propiciarem o diálogo deste com outros campos científicos, aumentando a possibilidade de citação por cientistas de outras áreas, um dos ‘marcadores científicos’ relevantes para que um campo disciplinar seja considerado relevante pela comunidade científica. São eles “COMPREENDENDO AS DIMENSÕES DE RELACIONAMENTO NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: ESTUDO A PARTIR DE UM MODELO DE MENSURAÇÃO DE WESTBROOK E DHOLAKIA”, dos pesquisadores Patrícia Aparecia Veber, Tito Luciano Hermes Grillo e Stefânia Ordovás Almeida e “APLICAÇÃO DO MÉTODO AHP NA TOMADA DE DECISÃO PARA A REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE AÇÃO LEGAL EM TELECOMUNICAÇÕES”, dos autores Rodrigo Araújo Pereira e David Bianchini.

    E, para fechar o ano de 2013, apresentamos dois artigos de caráter mais teórico, que abordam perspectivas bastante particulares do marketing. Uma delas concernente a um domínio substantivo que deve receber maior atenção dos pequisadores das Ciências Sociais e da Saúde no Brasil ao longo dos próximos anos – o Esporte. A outra, relativa a uma das cobranças gerenciais contemporaneas mais veementes aos profissionais de marketing nas organizações brasileiras – o Retorno de Investimentos em Marketing – articulando o Marketing às áreas de Finanças e Estratégia. São eles “UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA EM MARKETING ESPORTIVO ENQUANTO ÁREA MULTIDISCIPLINAR”, dos autores Leandro Mazzei, Nara Silveira de Oliveira, Ary José Rocco Jr. e Flávia da Cunha Bastos e “ENSAIO SOBRE A ANÁLISE DE DESEMPENHO EM MARKETING E APLICAÇÃO DE MÉTRICAS”, de Leandro Angotti Guissoni e Marcos Fava Neves.

    Desejamos a todos uma ótima leitura, um Natal cheio de alegria e que 2014 seja um ano bastante positivo para a Academia de Marketing do Brasil!

     

    Otávio Freire – Editor Científico

    Suzane Strehlau – Editora Adjunta

  • Julho - Setembro
    v. 12 n. 3 (2013)

    Editorial BJM/ReMARK vol. 12, n. 3, 2013

     

    Caros leitores,

     

    No último Editorial, um dos aspectos ressaltados foi a necessidade de melhorias no processo de avaliação, procurando dar maior celeridade e qualidade, por meio de um processo de captação e gestão do quadro de avaliadores da Revista Brasileira de Marketing/ReMARK. Este processo já se iniciou, com o estabelecimento de três iniciativas relevantes para os novos rumos pensados para esta revista: 1. criação da Editoria Adjunta; 2. aumento do quadro de pareceristas; e 3. estabelecimento do processo de desk review.

    Como o número de submissões à revista cresceu de maneira expressiva desde que assumi a ReMARK, o trabalho de gestão da revista tem se tornado bastante complicado e, tendo em vista a garantia da qualidade no processos de gestão e, principalmente, pensando em termos de aumento do impacto do periódico em nível nacional, decidimos pela criação do cargo de Editor Adjunto. Para assumir esta responsabilidade, chamamos a pesquisadora Suzane Strehlau, que também passa a assinar os editoriais, a partir deste.

    Esta escolha deve sinalizar à área a garantia de espaços de publicação e discussão acerca da vanguarda e das fronteiras do marketing, principalmente no que diz respeito aos estudos de caráter mais qualitativo, compondo, comigo, uma frente de trabalho que procurará analisar o valor, a relevância e a contribuição para o avanço dos estudos no campo do Marketing, sejam eles de natureza ensaística ou empírica, teórica, qualitativa ou quantitativa.

    Uma das primeiras atividades desenvolvidas por nós, nos primeiros dias de trabalho, foi a busca de novos avaliadores para compor os quadros da revista. Pela ampla experiência e conhecimento da área e dos pesquisadores, por parte da nova Editora Adjunta, conseguimos um avanço significativo nas relações com a comunidade do Marketing no Brasil e, consequentemente, logramos aumento considerável no número de pareceristas, principalmente aqueles com condições de avaliar estudos qualitativos com a devida propriedade. Ainda não equilibramos a balança, pois há necessidade de continuarmos a busca por avaliadores, pois um de nossos maiores objetivos para 2014 será a diminuição no tempo de resposta ao autor.

    Esta parceria vem em boa hora, também, pela necessidade de implementação do sistema de desk review. A partir de 2013/2, os Editores deste periódico farão uma primeira análise da submissão. Esta análise terá como função avaliar se o estudo apresentado possui qualidade suficiente para seguir no processo de avaliação e ser designado a determinado número de pareceristas. O desk review visa, principalmente, otimizar o trabalho dos avaliadores, que receberão artigos que, de fato, podem ser de interesse da comunidade acadêmica e que, também, estão dentro dos padrões teórico-metodológicos e de formato estabelecidos pelas normas de submissão da revista.

    Isto posto, com muita satisfação que apresentamos os 10 artigos selecionados para compor o terceiro número do volume 12 da Revista Brasileira de Marketing/ReMARK, no ano de 2013. A seleção deste número, agregando-se os outros 2 números deste ano, procura refletir tanto o que vem sendo de interesse por parte da comunidade científica do Marketing – no concernente às preocupações teóricas, metodológicas e de domínio substantivo aplicado do Marketing – quanto as nossas expectativas, com a entrada da Professora Dra. Suzane Strehlau, como Editora Adjunta deste periódico.

    Os primeiros artigos deste terceiro número tratam de campos de aplicação mais recentes e fronteiriços do marketing: consumo consciente, anticonsumo, marketing verde e gênero e marketing. O primeiro deles, Consumidora Consciente?! Paradoxos do Discurso do Consumo Sustentável de Moda, foi desenvolvido por Adriana Tenório Cordeiro, Marcela de Moraes Batista, Mayara Andresa Pires da Silva e Girlaynne Danusia Farias Pereira. Na sequência, temos um estudo acerca das motivações para o anticonsumo, intitulado Anticonsumo no Brasil: Investigando a Percepção dos Anticonsumidores de Carne Vermelha, de autoria de Liana Ribeiro dos Santos, Renata Céli Moreira da Silva e Marie Agnes Chauvel. De natureza mais quantitativa e transcultural, apresentamos o artigo Consumo Verde: um Estudo Transcultural sobre Crenças, Preocupações e Atitudes Ambientais, dos autores Pedro Luiz Côrtes e Sergio Luiz do Amaral Moretti. Fechando este primeiro conjunto de artigos, temos o paper Mulheres Cariocas e seus Corpos: uma Investigação a Respeito do Valor de Consumo do Corpo Feminino, escrito por Karla Andrea Dulce Tonini e João Felipe Rammelt Sauerbronn.

    O quinto artigo deste número utiliza o modelo da cadeia meios-fim para investigar música erudita e valor percebido no universo dos consumidores de ensino deste estilo musical. A pesquisa foi feita por Thel Augusto Monteiro, Eduardo Eugênio Spers, Antonio Carlos Giuliani e Nadia Kassouf Pizzinatto e é intitulada É Possível Segmentar pelo Valor Percebido? Uma Aplicação em Consumidores do Ensino de Música Erudita.

    Os 5 últimos artigos deste número versam sobre diferentes teorias e perspectivas de consumo e marketing, tendo o varejo como domínio substantivo, tratando de temas que vão do relacionamento e da recomendação, passando por aspectos relacionados à preço e predisposição em serviços públicos, à orientação de longo prazo no business-to-business, bem como acessibilidade e inclusão de funcionários portadores de necessidades especiais e seu impacto no atendimento. São eles: Impacto do Marketing de Relacionamento sobre a Recomendação: Evidência do Varejo de Materiais de Construção Brasileiro, de Lucas da Rocha eDanny Pimentel Claro; Relacionamentos de Marketing em Empresas Varejistas: Aspectos Positivos e Negativos, de Cléria Donizete da Silva Lorenço e Ricardo de Souza Sette; Determinação de Preços no Varejo de Serviços Públicos: uma Abordagem Experimental para a Previdência Social Brasileira, de Willian Maximilino Melo, George Bedinelli Rossi, Viviane Chunques Gervasoni e Dirceu da Silva; A Influência da Confiança, Dependência e Comprometimento na Orientação de Longo Prazo de Varejistas para com os Fabricantes Líderes do Mercado de Bebidas, de Ivan Lapuente Garrido, Fernando Rafael Cunha, Fernando Bergamin e Celso Augusto de Matos; e Diversidade no Varejo: Impactos de Acessibilidade e Inclusão na Intenção de Compra, de Marina Dias de Faria, Rodrigo Pereira Siqueira e Jose Luis Felicio dos Santos de Carvalho.

     

    Boa leitura e boa pesquisa!

     

    Otávio Freire

    Editor Científico

    ________________

    Suzane Strehlau

    Editora Adjunta

     

  • Abril - Junho
    v. 12 n. 2 (2013)

    Editorial BJM/ReMARK vol. 12, n. 2, 2013

    Caros leitores,

    É com grande satisfação que apresentamos o segundo volume da Revista Brasileira de Marketing de 2013. Vale lembrar que, conforme sinalizado já no final de 2012, temos como meta a publicação de mais dois volumes ainda este ano e, devido ao grande número de submissões que temos recebido, este objetivo certamente será cumprido.

    A grande dificuldade ainda reside na captação e seleção de avaliadores em condições de desenvolver pareceres que enriqueçam o desenvolvimento das submissões, promovendo diálogos frutíferos com os pesquisadores-autores, mesmo quando o artigo acaba não sendo aceito para publicação na ReMARK. Essa dificuldade, vale ressaltar, é tanto numérica, pois precisamos aumentar, e muito, o número de avaliadores, quanto técnica, ou seja, esse aumento precisa, necessariamente, ser acompanhado de alta qualidade e capacidade técnica para o processo de avaliação.

    Nesse sentido, conclamamos a comunidade de pesquisadores de Marketing para que, além de submeterem seus trabalhos à ReMARK, inscrevam-se como pareceristas. Solicitamos, ainda, que estendam o convite a suas redes de pesquisadores e parceiros, na crença de que o resultado não pode ser outro, além do benefício conjunto do Marketing, no âmbito da Administração e das Ciências Sociais Aplicadas.

    Conforme já havíamos feito no volume anterior, foram aprovados 10 artigos, que versam acerca das mais variadas temáticas e métodos na seara do Marketing. E, para abrir este número, apresentamos o artigo I Saw it in the Movies, but Does it Matter? Product Placement in a Cross Cultural Study Between Brazil and the USA, dos pesquisadores Ricardo Boeing, André Torres Urdan e James William Gentry. O segundo artigo, desenvolvido pelos pesquisadores Marcos Gonçalves Ávila e Paula Fogacci de Farias, é intitulado “A Heurística de Afeto e o Conceito de ‘Avaliabilidade’: Experimentos no Contexto Brasileiro”.

    O terceiro artigo deste volume apresenta uma discussão bastante relevante para melhor entender como o Marketing é visto por colegas pesquisadores de outras áreas, trabalho este desenvolvido por Cleo Schmitt Silveira, Priscila Silva Esteves e Carlos Alberto Vargas Rossi, intitulado “O que os Outros Pensam Sobre Marketing? A Contribuição da Disciplina para as Ciências Sociais”. Estendendo o estudo para o campo gerencial do Marketing, temos o artigo “Avaliação do Nível de Conhecimento e da Utilização do Planejamento de Marketing pelos Profissionais da Área”, desenvolvido por Graziela Oste Graziano, Paulo Bareli, Valéria Rueda Elias Spers e Yeda Cirera Oswaldo.

    Versando sobre Gestão de Marketing e elementos do Mix de Marketing, três artigos merecem destaque para este número: “A Influência da Promoção de Vendas na Captação de Clientes: um Estudo na Hotelaria Catarinense”, de Tiago Savi Mondo e Jane Iara Pereira da Costa; “Mensuração do Mix de Marketing de Serviços, da Satisfação e da Lealdade em Clientes de um Banco de Varejo”, de Bruno Brito Pereira de Souza, Marlusa Mendonça Gosling e Carlos Alberto Gonçalves; e “Segmentação de Consumidores de Serviços Bancários: um Estudo Exploratório”, de Regiane Bueno e Ana Akemi Ikeda.

    Fechando este número, destacamos três artigos que abordam perspectivas psicossociais do consumo a partir do gênero e das subculturas. São eles: Diferencias de Género en la Motivación y en las Formas de Disposición de Productos aún Utilizables y Dejados de Usar, en un Entorno Colectivista de Alta Masculinidad, de Jorge Aníbal Cruz Cárdenas; “Subcultura Cosplay: a Extensão do Self em um Grupo de Consumo”, de Renata Andreoni Barboza; e “Salto Alto: um Estudo sobre Personalidade e Consciência de Moda”, das pesquisadoras Suzane Strehlau, Ana Cláudia Espírito Santo e Laura Welter.

    Boa leitura a todos!

     

    Otávio Freire - Editor Científico

  • Janeiro - Março
    v. 12 n. 1 (2013)

    Editorial BJM/ReMARK vol. 12, n. 1, 2013

     

    Caros leitores,

    No campo da Administração, a área de marketing é reconhecida pelo alto rigor que os membros de sua comunidade aplicam na avaliação de trabalhos de seus pares, seja em encontros, seja em periódicos. Paradoxalmente, a área conta com pouco ou nenhum espaço nos periódicos científicos de maior impacto no Brasil. A diretriz estratégica tomada a partir do ano passado pela editoria desta revista é de impulsionar a REMARK no sentido de galgar degraus nos estratos de relevância Qualis, sem perder de vista o caráter especializado desta publicação.

    Nesse sentido, ao longo do ano passado, 26 artigos de 73 autores foram publicados na REMARK em 2012. Nota-se, claro, uma concentração de estudos do Sudeste, mas há boa participação de outras regiões, bem como de autores estrangeiros.

    Origem dos autores dos artigos publicados na REMARK em 2012:

    São Paulo (25);
    Rio de Janeiro (09);
    Minas Gerais (11);
    Rio Grande do Sul (05);
    Paraná (02);
    Pernambuco (02);
    Distrito Federal (04);
    Bahia (03);
    Ceará (08);
    Mato Grosso do Sul (02);
    Exterior (02).

    Como apontamos em nossa última edição de 2012, iniciamos 2013 com uma nova periodicidade da Revista Brasileira de Marketing – REMARK. As abordagens científicas de marketing têm crescido nos últimos anos e há clara necessidade de mais espaço para publicação de artigos na área. A proposta da REMARK é ser o principal locus de discussão científica do Marketing no Brasil.

    Procurando cumprir esse propósito, a REMARK lança sua primeira edição de 2013 com 10 artigos, prevendo ainda para este ano o lançamento de mais 03 edições, com o mesmo número de trabalhos. Ao mesmo tempo, estamos empreendendo esforços no sentido de incentivar as submissões e, também, a participação da comunidade de pesquisadores em Marketing como avaliadores da revista e os resultados já podem ser percebidos nesta edição.

    Ao contrário do que possa parecer, o crescimento quantitativo veio acompanhado do aumento no rigor das avaliações. Tanto cresceram as submissões, quanto o número de avaliações e rejeições, o que denota maior preocupação da própria comunidade com a qualidade dos artigos que merecem figurar na REMARK. Estamos, no momento, utilizando as boas práticas preconizadas pela ANPAD como norteadoras dos processos avaliativos e, com isso, refletindo taxas de aprovação e rejeição muito próximas das dos principais encontros brasileiros: EMA e EnANPAD.

    Organizamos esta edição em dois blocos que podem ser distintos a partir das escolhas metodológicas dos autores. O primeiro traz estudos de natureza quantitativa, englobando modelagens estruturais, desenvolvimento de escala e experimento. O segundo abarca pesquisas de natureza mais exploratória e qualitativa.

    Kenny Basso, Eduardo Rech, Lélis Balestrin Espartel e Danúbia Reck desenvolveram o artigo Efeitos do Aroma e da Influência Interpessoal na Confiança do Consumidor e investigaram a interação entre o consumidor e o vendedor em um ambiente de varejo por meio de técnicas experimentais, constatando que o aroma influencia a confiança do consumidor no vendedor, confiança esta que media a relação entre o aroma e a intenção de compra.

    Na sequência, 04 artigos apóiam-se no uso de modelagem de equações estruturais, explorando diversos domínios de ocorrência das atividades de marketing, na perspectiva do comportamento do consumidor. Nicoli Wanderley Amaral, Marcio de Oliveira Mota, Ana Augusta Ferreira de Freitas e Sergio Botelho Junior evidenciam a forte relação entre a percepção de inovação e os construtos satisfação e lealdade no ambiente de serviços em seu artigo intitulado A Percepção da Inovação no Contexto de Serviços e sua Influência na Satisfação e Lealdade do Cliente. No ambiente de internet, pesquisando e-consumers, o desejo de vingança exerce influencia direta sob o comportamento retaliatório e vingativo do consumidor, conforme o estudo Modelo Estrutural do Comportamento de Retaliação e Vingança do Consumidor Insatisfeito, de Daniel Modenesi Andrade, Moisés Balassiano e Marcelo Moll Brandão. No domínio do relacionamento do consumidor com as marcas, Andréa de Albuquerque de Lima e Paulo de Paula Baptista desenvolvem o estudo intitulado Impacto da Congruência entre Autoconceito e Personalidade de Marca na Intensidade da Qualidade de Relacionamento e Lealdade do Consumidor. Finalizando os estudos com modelagens estruturais, Elias Frederico e Bruna Mayumi Nagano investigaram os fatores que levam à criação de valor – em suas dimensões utilitária, hedônica e escapista – e sua relação com a satisfação no domínio do varejo de moda no artigo intitulado Determinantes do Valor e da Satisfação com o Consumo de uma Marca de Moda Jovem.

    Mellina da Silva Terres e Cristiane Pizzuti Santos construíram e validaram uma escala de confiança do consumidor no contexto de serviços de telefonia celular e serviços bancários em seu artigo Desenvolvimento de uma Escala para Mensuração das Confianças Cognitiva, Afetiva e Comportamental e seus Impactos na Lealdade. E, no último artigo de natureza mais quantitativa, Simone Velloso Missagia, Solange Riveli Oliveira e Daniel Carvalho Rezende aplicaram a regressão logística para identificar as diferenças no comportamento de consumo entre homens e mulheres na compra de alimentos saudáveis no artigo intitulado Beauty and the Beast: Gender Differences in Food-Related Behavior.

    Abrindo o bloco de estudos de natureza teórica, exploratória e quantitativa, Marcelo de Rezende Pinto escreve As Experiências de Consumo de Eletrônicos de Consumidores de Baixa Renda No Brasil, fazendo uso de ampla revisão da literatura, de abordagem qualitativa de inspiração etnográfica junto aos consumidores, de análise de conteúdo e de construção teórica por meio de grounded theory. O penúltimo artigo desta edição, de Iara Silva da Silva e Liliane Antunes Rohde, apresenta técnicas quali-quanti para investigar em detalhes a natureza de uma subcultura específica e seu comportamento de consumo na pós-modernidade e se chama Estilos de Vida Líquidos: Casais DINC (duplo ingresso, nenhuma criança).

    Fechando esta 1ª edição da REMARK em 2013, os pesquisadores Bruno Antunes Oliveira, Ana Carolina Toledo e Evandro Luiz Lopes escrevem a Evolução da Experiência no Varejo de Serviços: um Exemplo do Setor de Telecomunicações Brasileiro, apresentando um estudo de caso e a adoção de inovações e seus impactos na experiência do consumidor brasileiro no varejo de serviços de Telecom.

    Um bom ano a todos e uma ótima leitura!

    Otávio Bandeira De Lamônica Freire

  • setembro - dezembro
    v. 11 n. 3 (2012)

  • maio - agosto
    v. 11 n. 2 (2012)

  • janeiro - abril
    v. 11 n. 1 (2012)

  • setembro - dezembro
    v. 10 n. 3 (2011)

  • maio - agosto
    v. 10 n. 2 (2011)

  • janeiro - abril
    v. 10 n. 1 (2011)

  • setembro - dezembro
    v. 9 n. 3 (2010)

  • maio - agosto
    v. 9 n. 2 (2010)

  • janeiro - abril
    v. 9 n. 1 (2010)

  • julho - dezembro
    v. 8 n. 2 (2009)

  • janeiro - junho
    v. 8 n. 1 (2009)