Ir para o conteúdo principal Ir para o menu de navegação principal Ir para o rodapé
  • Sobre
    • Sobre a Revista
    • Foco e Escopo
    • Periodicidade
    • Taxa de Processamento de Artigos
    • Processo de Avaliação por Pares
    • Equipe Editorial
    • Histórico do periódico
    • Instituição Responsável
  • Uso de Inteligência Artificial (IA)
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
  • Termo LGPD
  • Políticas
    • Política de Acesso Aberto
    • Política de Direito Autoral
    • Política Direito Autoral de Imagens
    • Declaração de Privacidade
    • Política Crossmark
    • Preservação Digital
    • Política Integridade Acadêmica
    • Conflitos de Interesses
  • Indexação
  • Atual
  • Arquivos
  • Submissões
  • Código Ético de Conduta
  • Portal de Periódicos Uninove
  • Google Acadêmico - Índice H
  • Chamada de Dossiê - n. 53 maio/ago. 2025
  • Notícias
    • Chamada de Dossiê - n. 38 maio/ago. 2021
    • Chamada de Dossiê - n. 39 set./dez. 2021
    • Chamada de Dossiê - n. 40 jan./abr. 2022
    • Chamada de Dossiê - n. 41 maio/ago. 2022
    • Chamada de Dossiê - n. 42 set./dez. 2022
    • Chamada de Dossiê - n. 43 jan./abr. 2023
    • Chamada de Dossiê - n. 45 maio/ago. 2023
    • Chamada de Dossiê - n. 48 jan./abr. 2024
    • Chamada de Dossiê - n. 49 maio/ago. 2024
    • Dossiê n. 50 Edição Especial - set./dez. 2024
    • Chamada de Dossiê - n. 51 set./dez. 2024
    • Chamada de Dossiê - n. 52 jan./abr. 2025
    • Nominata Avaliadores 2023
  • Contato
  • Cadastro
  • Acesso
  1. Início /
  2. Buscar

Buscar

Filtros avançados
De
Até

Resultado da pesquisa

Found 72 items.
  • Relação entre educação física escolar e literatura na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.10650
    Ana Paula Moreira de Sousa, Renata Machado de Assis
    187-195
    30.04.2019
  • O brincar na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: o que dizem os documentos oficiais?

    DOI: https://doi.org/10.5585/52.2025.25984
    Karluza Araújo Moreira Dantas, Aguinaldo Cesar Surdi
    e25984
    12.03.2025
  • A Situação da Educação Infantil no Brasil: desafios e perspectivas

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N17.4475
    Jodete Bayer Gomes Fullgraf
    39-61
    27.09.2013
  • Um olhar sobre as relações dialógicas na perspectiva freireana e suas contribuições para a educação na/da infância

    DOI: https://doi.org/10.5585/51.2024.25833
    Letícia Campos de Lima, Ana Paula Solino
    e25833
    19.12.2024
  • Do direito à qualidade da Educação Infantil no Brasil: Uma análise da Política de Avaliação Nacional

    DOI: https://doi.org/10.5585/49.2024.25150
    Mary Ane de Souza, Giselle Cristina Martins Real
    e25150
    26.08.2024
  • Valorização da profissão docente na Educação Infantil: desafios à garantia de direitos

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23870
    Maria Luiza Rodrigues Flores, Mariane Vieira Gonçalves, Juliane Rodrigues Gonçalves
    e23870
    26.04.2023
  • O livro-brinquedo na Educação Infantil: uma vivência com a ratinha ninoca

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23872
    Evani Andreatta Amaral Camargo, Aline Patricia Campos Tolentino de Lima, Simone Mateus
    e23872
    26.04.2023
  • Avaliação da aprendizagem na educação infantil e os contextos empobrecidos

    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.25130
    Shellen de Lima Matiazzi, Renata Duarte Simões, Alexandro Braga Vieira
    e25130
    28.12.2023
  • Educação Infantil e Ciências da Natureza: iniciação à investigação científica

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23887
    Tatiana Schneider Vieira de Moraes, Maíra Isabel Zibordi
    e23887
    26.04.2023
  • Desenvolvimento infantil, atividade e linguagem: implicações para a formação e as práticas pedagógicas de professores de Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23879
    Ana Maria Esteves Bortolanza, Cíntia Resende Corrêa, Marisângela Nandi Veronez
    26.04.2023
  • Narrativas autobiográficas sobre o planejamento das aulas de educação física na Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23868
    Julia dos Santos Pereira, Julia Santos de Moraes, Murilo Eduardo dos Santos Nazário
    e23868
    26.04.2023
  • A educação infantil e as condições de trabalho docente no plano municipal de educação de uma cidade do interior da Bahia

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23615
    Érika da Cruz Gonçalves Noberto, Michael Daian Pacheco Ramos, Osni Oliveira Noberto da Silva
    e23615
    28.03.2023
  • Reflexões sobre a formação continuada de professoras/es e suas interfaces com a educação sexual no cotidiano da educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23175
    Leandro Antunes, Sonia Maria Martins de Melo
    e23175
    31.01.2023
  • Paulo Freire e a educação na infância em sete categorias que se complementam

    DOI: https://doi.org/10.5585/42.2022.23499
    Jason Ferreira Mafra, José Walter Silva e Silva, Gustavo Mota
    e23499
    21.12.2022
  • Reinventando a Educação Infantil em tempos de Covid-19: as medidas pedagógicas implementadas no município de Guarulhos/SP

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18335
    Luciana Longuini da Silva, Kellen Jacobsen Follador
    235-251
    22.12.2020
  • As veredas do ordenamento jurídico da Educação Infantil do Campo: um olhar sobre os jogos e brincadeiras

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.17461
    Elizabete Pereira Barbosa, Luciana Freitas de Oliveira Almeida
    458-469
    22.12.2020
  • Comunidades de aprendizagens em um Centro de Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/52.2025.26674
    Mariana Silva Lima, Ligia de Carvalho Abões Vercelli
    e26674
    16.04.2025
  • O trabalho como princípio norteador para a formação humana: as experiências de Pistrak e Montessori na Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/52.2025.26390
    Priscila Borba da Costa, Heloisa Toshie Irie Saito, Marcos Vinicius Francisco
    e26390
    28.03.2025
  • A coordenação pedagógica e o desenvolvimento profissional de professores no contexto pandêmico discussões e perspectivas futuras

    DOI: https://doi.org/10.5585/48.2024.26231
    Camila Castro Diniz, Lélia Cristina Silveira de Moraes
    e26231
    26.04.2024
  • A pandemia da COVID-19 e a educação infantil: desafios vividos, reflexões necessárias

    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.24093
    Leandra Souza Machado, Aliandra Cristina Mesomo Lira
    e24093
    24.11.2023
  • As narrações orais de histórias e a contribuição para a imaginação criativa de crianças da educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.24066
    Elaine Fatima Batista, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Andréia Bulaty
    e24066
    17.10.2023
  • Os desafios do estágio supervisionado na educação infantil numa perspectiva teórico-prática e reflexiva na formação de professores

    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.23949
    Fabiane Lopes de Oliveira, Rita de Cássia Rodrigues Del Bianco
    e23949
    17.10.2023
  • A criança e o brincar: a transição da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede municipal de Natal/RN

    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.23885
    Karluza Araújo Moreira Dantas, Aguinaldo Cesar Surdi
    e23885
    15.12.2023
  • O docente e a criança da primeira infância: sintonias de aprendizagens

    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.23595
    Juliane Claudia Piovesan, Lucí dos Santos Bernardi
    e23595
    25.10.2023
  • Escuta sensível no estágio supervisionado em Educação Infantil: reflexões em tempos (pós) pandêmicos

    DOI: https://doi.org/10.5585/46.2023.23163
    Elise de Moraes, Adriana Salete Loss
    e23889
    17.10.2023
  • Educação Infantil, creche, espaço e práticas pedagógicas nas teses e dissertações: um estudo bibliométrico Primary Education, nursery, space and pedagogic practices in theses and dissertations: a bibliometric study

    DOI: https://doi.org/10.5585/45.2023.23832
    Marilene Alves Franco Costa, Sueli Pereira Donato
    e23832
    01.08.2023
  • Significados e sentidos atribuídos por professoras às brincadeiras das crianças com Transtorno do Espectro Autista

    DOI: https://doi.org/10.5585/45.2023.23806
    Fernanda Aparecida Szareski Pezzi, Marli Dallagnol Frison
    e23806
    24.07.2023
  • O desafio da intersetorialidade como promoção da qualidade na educação infantil em Campinas (SP)

    DOI: https://doi.org/10.5585/45.2023.23683
    Mônica Piccione Gomes Rios, Aline Bernardineli Olini
    e23683
    03.08.2023
  • Considerações acerca da Educação Infantil em Morin e Freire

    DOI: https://doi.org/10.5585/45.2023.23128
    Viviane Maria Lauer Bressan Amblard, Leonor Dias Paini
    e23128
    03.07.2023
  • Contribuições da supervisão escolar na transição das crianças da educação infantil ao ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23982
    Luciana Ramalho Santana Mandu, Lígia de Carvalho Abões Vercelli
    e23982
    28.03.2023
  • Docência durante a pandemia de COVID-19: aspectos metacognitivos de professoras da Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23938
    Eliane Vanderlei Ferreira, Welington Francisco
    e23938
    26.04.2023
  • Práticas de leitura e contação de histórias: potencializando o desenvolvimento de atitudes leitoras na infância

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23904
    Geuciane Felipe Guerim Fernandes, Katya Luciane de Oliveira
    e23904
    17.04.2023
  • Ressignificando a prática pedagógica com metodologias ativas: um relato de experiência na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23900
    Isabel Cristina Bertan Gonçalves de Oliveira, Kellen Jacobsen Follador
    e23900
    26.04.2023
  • Concepções de uma coordenadora pedagógica sobre a organização do trabalho pedagógico na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23899
    Livia Maria Oliveira dos Santos Silva, Sônia Regina dos Santos Teixeira
    27.04.2023
  • Diálogos sobre alfabetização e letramento no universo da Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23895
    Aline Juliana Oja Persicheto, Marcia Cristina Argenti
    e23895
    17.04.2023
  • Práticas Pedagógicas da Educação Infantil: olhares da coordenação pedagógica do município de Sobral – Ceará

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23891
    Maria Keila de Araújo Carneiro, Francisco Cartegiano de Araújo Nascimento, Cecília Rosa Lacerda
    e23891
    17.04.2023
  • Implicações da formação continuada em serviço promovida pela coordenação pedagógica à qualificação da prática docente na Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23880
    Andreia Roncaglio Geraldo, Rita Buzzi Rausch
    e23880
    17.04.2023
  • As hortas escolares nas práticas pedagógicas das professoras de Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23825
    Viviane Andrade Bandeira, Dulcimeire Aparecida Volante Zanon
    e23825
    26.04.2023
  • A Matemática na prática dos professores de Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23816
    Cibelli Batista Belo, Tania Teresinha Bruns Zimer
    e23816
    06.04.2023
  • Prospecções do ensino de arte na Educação Infantil: currículo, políticas públicas e suas aproximações com as práticas pedagógicas

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23787
    Regina Ridão Ribeiron de Paula, Ercilia Maria Angeli Teixeira de Paula
    e23787
    06.04.2023
  • Docência masculina na educação infantil: será esse um espaço somente de mulheres?

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23762
    Leonardo Felipe Gonçalves Duarte, Rodrigo Gonçalves Duarte, Ida Carneiro Martins
    e23762
    17.04.2023
  • A construção de ações educativas na prevenção do abuso sexual na infância

    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23008
    Érica de Souza Paixão, Maria de Fátima Ramos de Andrade, João Clemente de Souza Neto
    e23008
    09.03.2023
  • Questões éticas e pesquisa em educação: diálogos com Paulo Freire

    DOI: https://doi.org/10.5585/42.2022.23187
    Maria Nilceia de Andrade Vieira, Valdete Côco
    e23187
    29.12.2022
  • Atividades plugadas e desplugadas na educação infantil no desenvolvimento do pensamento computacional

    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.21751
    Sabrina Cota da Silva Ticon, Antônio Carlos de Abreu Mól, Ana Paula Legey
    e21751
    02.05.2022
  • As aprendizagens desenvolvidas por crianças com o uso de brinquedos de programar

    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.21562
    Paula Linhares Angerami, Andre Luis Alice Raabe, Tatiane Ap. Martins do Rosário
    e21562
    06.05.2022
  • Projetos de investigação e o papel da gestão na escola da infância:Reflexões a partir da teoria histórico-cultural

    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.20828
    Ana Lúcia Borges, Cristiano Rogério Alcântara
    e20828
    01.04.2022
  • Tecnologias digitais na educação infantil e anos iniciais: estratégias de ensino

    DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.20639
    Adriano Edo Neuenfeldt, Derli Juliano Neuenfeldt, Manoel Maria Silva Negrão
    e20639
    14.02.2022
  • O curso pedagogia da terra e a formação de educadores do MST: abordagens das produções científicas

    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20625
    Marle Aparecida Fideles de Oliveira Vieira, Valdete Côco
    e20625
    18.10.2021
  • “É assim que se é criança”: quando a infância silencia na Educação Infantil (e na vida)

    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20614
    Amanda Silva de Medeiros, Suely Scherer
    e20614
    19.10.2021
  • Planejamento na educação infantil: entre necessidades, saberes e práticas

    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20594
    Adriana Nicolaio, Marcela Pontarolo Gruvald, Daiana Camargo
    e20594
    06.12.2021
  • O currículo prescrito no cotidiano escolar: interpretações de Coordenadoras Pedagógicas da Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16009
    Thais Monteiro Ciardella, Marisa Vasconcelos Ferreira
    228-244
    28.08.2020
  • O papel do coordenador pedagógico numa experiência de formação colaborativa de professores

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.13973
    Patricia Aparecida Bioto-Cavalcanti, Michele Pmentel Olim
    260-276
    03.06.2020
  • Apenas brincando? Brinquedos e brincadeiras na educação infantil: o que dizem as educadoras?

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.15412
    Marta Regina Paulo da Silva, Luciene Franceschini
    218-232
    21.12.2019
  • Educação infantil dialógica e não-violenta

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13668
    Alessandra Maria Martins Gaidargi
    246-262
    21.12.2019
  • Práticas educativas e curriculares na educação infantil: currículo posto e currículo praticado

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.11645
    Fabrício Oliveira da Silva, Lilian Maria de Almeida, Tarcyo Miranda Alves
    292-306
    31.08.2019
  • Contradições entre linguagem escrita e código alfabético: O que revelam professoras sobre a apropriação da escrita pelas crianças na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.11529
    Máira Cristina Rodrigues, Ana Maria Esteves Bortolanza
    11-119
    30.04.2019
  • A política de educação infantil em Alagoas: contrapontos da legitimação de um direito

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.11495
    Edna Cristina do Prado, Idnelma Lima da Rocha
    101-110
    30.04.2019
  • Pesquisas da pós-graduação brasileira: diálogos com a avaliação institucional na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.11471
    Maria Nilceia de Andrade Vieira, Valdete Côco
    91-100
    30.04.2019
  • A Ciranda Infantil e as crianças Sem Terrinha: educação e vida em movimento

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.11458
    Luís Henrique dos Santos Barcellos, Julio Cesar Torres
    57-65
    30.04.2019
  • Aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil: as relações entre as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.11455
    Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Cristiano Rogério Alcântara, Maria Carmen Silveira Barbosa
    33-43
    30.04.2019
  • Análise da produção acadêmica sobre a ludicidade na prática docente: a educação infantil como etapa emergente

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.11454
    Marcio Antonio Raiol Santos, Humberto Pereira
    45-56
    30.04.2019
  • Subjetividade docente e diálogos com a infância: encontros, escutas e educação

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.11453
    Diego Barrios Díaz, Maria Carmen Tacca
    21-31
    30.04.2019
  • Discutindo a erotização na infância: implicações da sociedade de consumo na construção da rotina infantil nas instituições escolares

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.10751
    Adreana Dulcina Platt, Marta Regina Furlan de Oliveira
    67-77
    30.04.2019
  • O ensino de ciências naturais para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N25.7041
    Raquel Sanzovo Pires de Campos, Luciana Maria Lunardi Campos
    167-178
    25.04.2017
  • As representações sociais das professoras de Educação Infantil sobre o brincar

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N24.6101
    Solange Maria de Oliveira Cruz, Marli dos Reis dos Santos
    153-164
    08.07.2016
  • A Educação Infantil foi para a Escola, E Agora? Introdução da Gestão Escolar na Educação Infantil, de Marta Fresneda Tomé

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.5723
    Eunice Ramos de Carvalho Fernandes
    269-272
    03.12.2015
  • Atividades lúdicas como ferramenta pedagógica na Educação Infantil: uma análise em escola do Espírito Santo

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4509
    Maria das Graças Vieira, Fernanda Matos de Moura Almeida, Alice Aparecida Souza Moraes, Ana Paula Nepomuceno Henriques, Andréia Justo de Lemos, Karina Henriques de Amorim, Patrícia Storck da Cruz Martins
    163 - 176
    03.06.2014
  • O professor e o desenvolvimento emocional da criança pequena

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N17.4489
    Ligia de Carvalho Abões Vercelli
    93-109
    27.09.2013
  • Creche: uma estranha no ninho educacional

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N17.4410
    Maria Carmen Silveira Barbosa
    75-92
    27.09.2013
  • Educação Infantil e currículo: contribuições freirianas ao debate

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N16.4116
    Adilson De Angelo
    113-126
    03.04.2013
  • Brincadeiras que meus pais brincavam: projeto educacional do CEI Neide Clarassot

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v8i2.1405
    Cintia Lima Silva Lima Silva, Bráulio Rodrigues de Almeida Júnior, Anderson Caetano Paulo
    259-268
    05.04.2010
  • A criança e a relação com a temporalidade e a busca de estratégias próprias para a compreensão do tempo por meio da fotografia

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v7i1.1025
    Eduardo Arriada, Gabriela Medeiros Nogueira, Rita de Cássia Grecco dos Santos
    85-94
    12.02.2009
1 a 72 de 72 itens

Enviar Submissão

Enviar Submissão
5 Artigos mais lidos - últimos 30 dias
  • Currículo, território em disputa, de Miguel Gonzáles Arroyo
    897
  • CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de Racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023. 431 p.
    223
  • Análise de conteúdo
    167
  • Aprendizagem criativa e a educação maker: análise de boas práticas
    151
  • Guia do educador para o filme O Lorax– em busca da Trúfula Perdida
    147
Idioma
  •   English
  •   Português (Brasil)

certificacao

e-ISSN: 1983-9294

 

(Quadriênio 2017-2020)

A4

cope

COPE JM14460

Palavras-chave

educação inclusivaeducadoreseducacionalcinema e educaçãolúdico.proto-literaturaleitor ubíquofemininobataille.haikaifotografia

visitas_globo

Informações

  • Para Leitores
  • Para Autores
  • Para Bibliotecários

Desenvolvido por

Open Journal Systems

Revista Dialogia

e-ISSN: 1983-9294
ISSN: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br

 
Esta obra está licenciada com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Mais informações sobre o sistema de publicação, a plataforma e o fluxo de publicação do OJS/PKP.