Pesquisa


 
Edição Título
 
n. 47 (2018): Economia política e educação Formação de professores universitários: novos paradigmas epistemológicos, outras práticas Resumo  PDF
Evódio Mauricio Oliveira Ramos, Isabel Maria Sabino de Farias
 
n. 54 (2020): Dossiê Decolonialidade e geopolítica do conhecimento Política e formação continuada de educadores: um olhar para a docência universitária a partir da decolonialidade da educação Resumo  PDF
Júlia Figueredo Benzaquen, Bruna Tarcilia Ferraz
 
n. 54 (2020): Dossiê Decolonialidade e geopolítica do conhecimento A formação inicial de professores para a educação especial na perspectiva da teoria da subjetividade Resumo  PDF
Ana Valéria Marques Fortes Lustosa, Enicéia Gonçalves Mendes
 
n. 53 (2020): Dossiê Educação, Estética e Sensibilidades Experiência e educação estética: sentidos e epifanias de um sarau infantil na universidade federal da Bahia Resumo  PDF
Cilene Nascimento Canda, Leila Damiana Almeida dos Santos Souza, Kleber Peixoto de Souza
 
n. 53 (2020): Dossiê Educação, Estética e Sensibilidades Espaços poéticos como mediação para a narrativa de si Resumo  PDF
Rosvita kolb Bernardes, Ana Cristina Carvalho Pereira
 
n. 48 (2019): Pedagogia Social Educação superior em tempos de crise: há espaço nas políticas de educação para a discussão do professor universitário? Resumo  PDF
Silvia Regina Canan, Camila de Fátima Soares dos Santos
 
n. 32: Educação, juventude e contestação social Políticas para educação de jovens e adultos no Brasil: a produção da área nos anos de 2011 e 2012 veiculadas na ANPED Resumo  PDF
José Rubens Lima Jardilino, Regina M. B. Araújo, Angelita A. A. Freitas, Célia Maria F. Nunes
 
v. 11, n. 2: Educação e movimentos sociais Trabalho, profissão docente e o problema do conhecimento na formação inicial de professores Resumo  PDF
Ivanise Monfredini
 
v. 12, n. 2: Ensino Médio Formação Continuada dos Professores do Ensino Médio no Espaço da Escola: Implicações com o desenvolvimento profissional Resumo  PDF
Joana Paulin Romanowski, Pura Lucia Oliver Martins
 
v. 10, n. 2: Educação a distância: abordagens críticas Inclusão e formação docente Resumo  PDF
Maria Odete Emygdio da Silva
 
n. 54 (2020): Dossiê Decolonialidade e geopolítica do conhecimento Indicadores do contexto brasileiro na materialização do convênio na educação infantil Resumo  PDF
Kallyne Kafuri Alves, Valdete Côco
 
n. 43: Formação e AutoFormação Educação e cidadania: perspectivas da literacia digital crítica Resumo  PDF
Michele Mezari Oliveira, Graziela Fatima Giacomazzo
 
n. 47 (2018): Economia política e educação Professores na Educação de Jovens e Adultos: inserção, precarização e formação continuada Resumo  PDF
Joana Celia Passos
 
v. 11, n. 1: Educação e movimentos sociais A universidade na educação do campo: elemento para a construção da história dos movimentos sociais Resumo  PDF
Yolanda Zancanella
 
v. 11, n. 1: Educação e movimentos sociais Os profissionais da educação e as relações com a comunidade escolar: aprendizagens no processo de qualificação da escola mediado pela avaliação institucional Resumo  PDF
Mara Regina Lemes Sordi, Menga Ludke
 
n. 46 (2018): Artigos Pedagogia antropofágica no aprofundamento do repertório de saberes culturais de estudantes de pedagogia e seus professores Resumo  PDF
Ana Cristina Moraes, Jacques Therrien
 
n. 27: Educação e arte – exame crítico e proposições A formação de sentidos subjetivos potencializadores da amorosidade no espaço educacional Resumo  PDF
Solange Martins Oliveira Magalhães
 
v. 11, n. 1: Educação e movimentos sociais A prática avaliativa e a ampliação do ensino fundamental para nove anos: desafios Resumo  PDF
Debora Cristina Jeffrey
 
n. 42: A Universidade Popular no Brasil Comunidade aprendente: a escola como locus de formação e desenvolvimento do professor Resumo  PDF
Ana Maria Vellenich, Adriano Ferreira, Nilsen Marcondes, Maria Castro
 
n. 44: Políticas de educação superior Autorreflexão e experiência na formação docente – Um estudo com professores de Artes Visuais Resumo  PDF
Maristani Polidori Zamperetti, Fabiana Lopes de Souza, Flávia Demke Rossi
 
n. 54 (2020): Dossiê Decolonialidade e geopolítica do conhecimento A democratização do acesso ao ensino superior no Brasil é um instrumento de justiça social? Possibilidades e desafios na formação de professores Resumo  PDF
Renata Meira Veras, Daiane da Luz Silva
 
n. 40: Artigos Práticas de educação infantil: contribuições de estudos científicos (1999-2009) e os desafios à formação do professor Resumo  PDF
Daniele Ramos de Oliveira, Célia Maria Guimarães
 
n. 54 (2020): Dossiê Decolonialidade e geopolítica do conhecimento Educação escolar diferenciada, formação de professores indígenas e currículo Resumo  PDF
Alcioni da Silva Monteiro, Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas
 
n. 51 (2019): Qualidade da Educação e Educação de Qualidade Relação teoria e prática na elaboração de saberes docentes no curso de licenciatura em física Resumo  PDF
Joana Paulin Romanowski, Priscila Juliana Silva, Pura Lucia Oliver Martins
 
v. 12, n. 2: Ensino Médio O Papel da Música na Educação Infantil Resumo  PDF
Maria da Glória Marcondes Gohn, Isa Stavracas
 
n. 49 (2019): Universidade, Ciência e Tecnologia e Mobilização do Conhecimento Quem são os Pedagogos que atuam nas instituições de ensino público da SRE de Ouro Preto, Minas Gerais? O perfil e a formação em foco Resumo  PDF
Nilzilene Imaculada Lucindo, Regina Magna Bonifácio de Araújo
 
n. 30: Políticas Educacionais Política de regulação e interiorização da formação de professores em nível superior: a experiência dos institutos superiores de educação no Rio de Janeiro Resumo  PDF
Waldeck Carneiro Carneiro, Flávia Monteiro de Barros Araujo, Fernando de Souza Paiva
 
v. 11, n. 2: Educação e movimentos sociais Educação e Formação Humana: um debate histórico-ontológico Resumo  PDF
Lucas Dominguini, Vidalcir Ortigara
 
v. 11, n. 2: Educação e movimentos sociais A gestão do conhecimento no contexto hodierno: do “produtivismo” à humanização da formação Resumo  PDF
Naura Syria Carapeto Ferreira
 
n. 45: Pensamento decolonial e interculturalidade na América Latina - desafios para a educação Trabalho e formação política dos professores da educação básica Resumo  PDF
Itacir Carlos Valmorbida, Maurício Roberto da Silva
 
v. 10, n. 1: Educação a distância: abordagens críticas A inovação pedagógica como meta dos dispositivos de formação a distância Resumo  PDF
Joana Peixoto
 
v. 12, n. 1: Ensino Médio Política Educacional no e do campo: Práticas educativas em Agroecologia no MST/PR Resumo  PDF
Aparecida Carmo Lima
 
n. 38: Papel formativo da Filosofia Formação de professores de filosofia: proposições para o debate Resumo  PDF
Junot Cornélio Matos
 
n. 47 (2018): Economia política e educação A teoria do agir comunicativo e a formação médica: análise crítica das competências curriculares e da relação médico-paciente Resumo  PDF
Antonio da Silva Menezes Junior, Iria Brzezinski
 
n. 33: Artigos Formação de professores em Angola: o perfil do professor do ensino básico Resumo  PDF
Francisco Caloia Hombo Alfredo, Jussara Cristina Barboza Tortella
 
n. 43: Formação e AutoFormação Movimentos estéticos na pedagogia: pelas bordas do caminho, o (des)vestir de um corpo Resumo  PDF
Denise Aquino Alves Martins
 
v. 12, n. 1: Ensino Médio O Ensino Médio e a omnilateralidade: Educação Profissional no século XXI Resumo  PDF
José Eustáquio Romão
 
v. 12, n. 2: Ensino Médio Conhecimento e profissionalização no ensino médio: a lógica da naturalização e da adaptação social Resumo  PDF
Celso do Prado Ferraz de Carvalho
 
n. 33: Artigos Licenciatura em educação do campo: desafios e expectativas Resumo  PDF
Maria da Conceição Calmon Arruda, Lia Maria Teixeira de Oliveira
 
n. 43: Formação e AutoFormação Aspectos da formação humana: paidéia, bildung e geofilosofia da educação Resumo  PDF
Fernanda Antônia Barbosa da Mota, Heraldo Aparecido Silva
 
v. 12, n. 1: Ensino Médio Quem tem saudades da "Escola normail"? Resumo  PDF
Marília Claret Geraes Duran, Jane Soares de Almeida
 
v. 12, n. 2: Ensino Médio A educação de crianças e jovens segundo princípios da pedagogia libertária: a experiência da escola paidéia de mérida/espanha – o que dizem os ex-paideianos? Resumo  PDF
Clovis N. Kassick
 
n. 27: Educação e arte – exame crítico e proposições Educação, trabalho, formação e subjetividade, de Elaine Dal Mas Dias, Ivanise Monfredini e Rosemary Roggero  PDF
Maria Elizabet Lautert de Souza
 
v. 9, n. 1: Educação brasileira, 1960-2000: itinerários históricos e filosófico A formação interdisciplinar de professores: um encontro com Paulo Freire Resumo  PDF
Celia Maria Haas
 
n. 38: Papel formativo da Filosofia Educação Integral, formação de educadores e universidade: desafios e possibilidades Resumo  PDF
Orlandil Lima Moreira, Alexandre Magno Tavares Silva, Maria Margareth Lima
 
n. 45: Pensamento decolonial e interculturalidade na América Latina - desafios para a educação A atividade experimental como estrutura para o ensino de Ciências no CECINE nos anos de 1960 e 1970. Resumo  PDF
Kênio Erithon Cavalcante Lima, Francimar Martins Teixeira
 
v. 7, n. 2: Pesquisa Educacional e Cotidiano Escolar Pesquisas em educação no canadá: estratégias de investigação interdisciplinar Resumo  PDF
Thérèse Hamel
 
n. 45: Pensamento decolonial e interculturalidade na América Latina - desafios para a educação Reflexões sobre o PROCAMPO – Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo Resumo  PDF
Ramofly Bicalho
 
v. 7, n. 2: Pesquisa Educacional e Cotidiano Escolar Lugares, tempos e saberes em história da educação nas instituições de formação de professores no Brasil Resumo  PDF
Décio Gatti Júnior
 
n. 49 (2019): Universidade, Ciência e Tecnologia e Mobilização do Conhecimento Formação dos próprios educadores: um princípio educativo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Resumo  PDF
Cláudio Rodrigues da Silva, Neusa Maria Dal Ri
 
n. 33: Artigos Políticas de formação inicial de professores, tecnologias e a construção social do tempo Resumo  PDF
Lucila Pesce
 
n. 28: Educação e Arte O papel da escola na promoção da saúde – uma mediação necessária Resumo  PDF
Dartel Ferrari de Lima, Vilmar Malacarne, Dulce Maria Strieder
 
v. 7, n. 1: Pesquisa Educacional e Cotidiano Escolar Pesquisar o quotidiano do curso de pedagogia: uma investigação inconclusa Resumo  PDF
Iria Brzezinski
 
n. 28: Educação e Arte Experiência estética como experiência formativa a partir da ontologia de Hans-Georg Gadamer Resumo  PDF
Clenio Lago
 
v. 10, n. 1: Educação a distância: abordagens críticas Formação do tutor para a Educação a Distância: Fundamentos Epistemológicos Resumo  PDF
Edith González Bernal
 
n. 31: Educação e Juventude Metodologias alternativas na formação dos professores de biologia:a questão dos projetos Resumo  PDF
Simone Sendin Moreira Guimarães, Leda Rodrigues Assis Favetta
 
v. 7, n. 1: Pesquisa Educacional e Cotidiano Escolar A pesquisa como recurso da formação e da construção de uma nova identidade docente: notas para uma discussão inicial Resumo  PDF
Isauro Beltrán Nuñez, Betânia Leite Ramalho
 
n. 47 (2018): Economia política e educação O estado do conhecimento das pesquisas sobre formação de professores no quadro da expansão da educação superior no Brasil Resumo  PDF
Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, Douglas da Silva Tinti
 
n. 43: Formação e AutoFormação Sentido ético da formação: implicações escolares Resumo  PDF
Leoni Maria Padilha Henning
 
n. 27: Educação e arte – exame crítico e proposições A função pedagógica da arte na formação de educadores Resumo  PDF
Patricia Aparecida Bioto-Cavalcanti, Margarete Bertollo Boccia
 
v. 6, n. 2: Escola Básica e Sociedade Currículo e ambiente, ou quando assumir identidades é (não) diferir Resumo  PDF
Antonio Carlos Rodrigues de Amorim, Guilherme do Val Toledo Prado, Wencesláo Machado de Oliveira Júnior
 
v. 6, n. 1: Escola Básica e Sociedade Perfil de professores de educação especial: dilemas e desafios na construção da educação básica inclusiva Resumo  PDF
Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães, Ana Paula de Holanda Lima
 
v. 12, n. 1: Ensino Médio Processos de (Trans)formação do professor: diálogos transdisciplinares Resumo  PDF
Ecleide C. Furlanetto
 
v. 9, n. 2: Educação brasileira, 1960-2000: itinerários históricos e filosófico A formação do Estado nacional brasileiro: implicações para a gestão das políticas públicas educacionais Resumo  PDF
Neusa Chaves Batista
 
v. 6, n. 1: Escola Básica e Sociedade Desafios da (in)formação docente: o trabalho pedagógico com as artes na escolarização Resumo  PDF
Ricardo Ottoni Vaz Japiassu
 
n. 25: Paulo Freire e a educação de adultos A formação de professores e o Banco Mundial Resumo  PDF
Marcos Vinicius Pansardi
 
n. 44: Políticas de educação superior Escritas de mim: narrativas e a autoformação docente Resumo  PDF
Deise Cristina Carvalho de Jesus, Elvira Cristina Martins Tassoni
 
v. 9, n. 2: Educação brasileira, 1960-2000: itinerários históricos e filosófico Da abordagem por competências e do problema da medida da competência Resumo  PDF
M'hammed Mellouki, Clermont Gauthier
 
v. 4, n. 2: Avaliação e Representações Responsabilidade e culpa: considerações acerca dos tabus que pairam sobre o magistério Resumo  PDF
Jaquelina Imbrizi
 
n. 29: Políticas educacionais e o cotidiano escolar Expansão da Educação Superior no Brasil e a formação dos oligopólios – hegemonia do privado mercantil Resumo  PDF
Mariluce Bittar, Claudia Mara Stapani Ruas
 
n. 35: Artigos Paredes de vidro: reflexões sobre a falta de diálogo docente Resumo  PDF
Alessandra Ancona de Faria
 
n. 33: Artigos Formação docente, educação e sociedade: lições da estética e da bioética Resumo  PDF
Ada Augusto Celestino Bezerra, Elaine Duarte Santos, Liz do Nascimento Andrade
 
n. 38: Papel formativo da Filosofia Educação de jovens e adultos: sujeitos, saberes e práticas, de José Rubens Lima Jardilino e Regina Magna Bonifácio de Araújo  PDF
Celso do Prado Ferraz de Carvalho
 
n. 37: Plano Nacional de Educação (PNE) e a educação infantil Rede de formação de professores da educação básica: análise dos princípios organizacionais em cursos de pós-graduação stricto sensu Resumo  PDF
Graziela Fatima Giacomazzo
 
n. 32: Educação, juventude e contestação social Literatura e formação humana Resumo  PDF
Jadir de Morais Pessoa
 
n. 28: Educação e Arte O regresso dos professores, de Antônio Nóvoa Resumo  PDF
Solange Martins Oliveira Magalhães
 
n. 39: Filosofia e formação humana na educação básica Cartografias e a formação de professores: o papel filosófico-pedagógico dos professores de Filosofia Resumo  PDF
Flávio Carvalho
 
n. 50 (2019): Educação Infantil e Suas Infâncias Educação infantil e suas infâncias: cultura, políticas e formação humana Resumo  PDF
Monique Aparecida Voltarelli, Vania Carvalho de Araújo
 
n. 34: Artigos Discutindo sobre a evasão em um curso de licenciatura em matemática a distância Resumo  PDF
Silvana Claudia Santos
 
n. 25: Paulo Freire e a educação de adultos Integração de mídias na escola: análise das interações nos materiais do curso mídias na educação Resumo  PDF
Luis Paulo Leopoldo Mercado, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo
 
n. 38: Papel formativo da Filosofia Criticidade e educação filosófica: a formação humana pelo diálogo e problematização Resumo  PDF
Darcísio Natal Muraro
 
n. 49 (2019): Universidade, Ciência e Tecnologia e Mobilização do Conhecimento Educação Profissional e Formação Docente: um estudo sobre comunidades de prática Resumo  PDF
Senira Ane Ferraz Fernandez, Carlos Vital Giordano, Isabel Domingues
 
n. 32: Educação, juventude e contestação social Juventude e ensino superior: impactos da inserção universitária na vida de estudantes de classes populares Resumo  PDF
Valdete Côco, Leticia Cavassana Soares, Nelma Suely Bragança, Raiane Lóss Cardoso
 
n. 40: Artigos A inserção da Capes na formação de professores da educação básica no Brasil Resumo  PDF
Nathanael da Cruz e Silva Neto, Silvana Fernandes Lopes, Julio Cesar Torres, Carlos da Fonseca Brandão
 
n. 34: Artigos Ensino com pesquisa e repercussões nas aprendizagens de jovens sobre a cidade: um estudo com discentes da Pedagogia Resumo  PDF
Vânia Alves Martins Chaigar
 
n. 38: Papel formativo da Filosofia A apropriação de uma fé filosófica como intenção formativa de Karl Jaspers Resumo  PDF
Ferdinand Röhr
 
n. 29: Políticas educacionais e o cotidiano escolar Projetos pedagógicos para a formação de professores: um estudo comparado das estratégias e práticas em três universidades da Região Sudeste do Brasil Resumo  PDF
Celia Maria Haas, Regina Magna Bonifacio de Araujo
 
n. 40: Artigos Políticas educacionais para a formação docente na educação básica Resumo  PDF
Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares
 
n. 39: Filosofia e formação humana na educação básica A pergunta filosófica como componente essencial da formação e da prática de professores Resumo  PDF
Terezinha Azerêdo Rios
 
n. 26: Paulo Freire e a produção do conhecimento acadêmico Confiança - um conceito básico da educação no pensamento filosófico e pedagógico de Otto Friedrich Bollnow Resumo  PDF
Ferdinand Röhr
 
n. 28: Educação e Arte O encontro com a arte: formando e transformando o repertório de professores Resumo  PDF
Marcia Maria Strazzacappa Hernandez
 
n. 27: Educação e arte – exame crítico e proposições Questionamentos dos estudantes do ensino fundamental I sobre funções vitais de animais Resumo  PDF
Darcy Ribeiro Castro, Nelson Rui Ribas Bejarano
 
n. 38: Papel formativo da Filosofia A contribuição da produção acadêmica sobre o ensino de filosofia no ensino médio e o caráter formador indispensável desse componente curricular Resumo  PDF
Branca Jurema Ponce, Francisco Valmir Soares Mineiro
 
n. 26: Paulo Freire e a produção do conhecimento acadêmico A laicidade na Educação a partir da polêmica teológica entre Erasmo e Lutero Resumo  PDF
Evaldo Luis Pauly
 
n. 53 (2020): Dossiê Educação, Estética e Sensibilidades Experimentações com desenho na formação de professores: reflexões a partir do ensino de sociologia Resumo  PDF
Graziele Ramos Schweig, Isabela Froes Righi, Caio Morais Sena
 
n. 51 (2019): Qualidade da Educação e Educação de Qualidade A formação continuada de professores e a elevação da qualidade da educação básica Resumo  PDF
Regina Magna Bonifácio de Araujo, Maria Manuela Franco Esteves
 
n. 26: Paulo Freire e a produção do conhecimento acadêmico A vida simulada no capitalismo: formação e trabalho na arquitetura.  PDF
Gislaine Medeiros Baciano
 
n. 35: Artigos Teatro na formação do educador da infância: experiências e possibilidades Resumo  PDF
Simone Cristiane Silveira Cintra, Ana Angélica Albano
 
n. 31: Educação e Juventude A formação de professores na perspectiva multicultural: do reconhecimento da polissêmia à defesa da perspectiva crítica Resumo  PDF
André Luiz Sena Mariano
 
1 a 99 de 99 itens

Dicas para pesquisa:

  • O sistema de busca não diferencia maiúsculas ou minúsculas
  • Termos irrelevantes são ignorados pelo sistema de busca
  • São recuperados por padrão apenas artigos contendo todos os termos de busca (ex.: AND é implícito)
  • Combine múltiplos termos com OR para encontrar artigos contendo um ou outro termo; ex.: educação OR pesquisa
  • Use parênteses para criar buscas mais complexas; ex.: arquivo ((revista OR conferência) NOT teses)
  • Use aspas duplas para recuperar o termo exato; ex.: "Acesso Livre à informação"
  • Exclua termos utilizando - ou NOT; ex.: online -políticas ou online NOT políticas
  • Use * como caracter coringa; ex.: soci* moralidade recuperará documentos contendo "sociedade" ou "sociológico"