Ir para o conteúdo principal Ir para o menu de navegação principal Ir para o rodapé
  • Sobre
    • Sobre a Revista
    • Foco e Escopo
    • Processo de Avaliação pelos Pares
    • Periodicidade
    • Taxa de Processamento de Artigos
    • Equipe Editorial
    • Histórico do periódico
    • Patrocínio
  • Políticas
    • Política de Ética
    • Política de Acesso Livre
    • Política de Direito Autoral
    • Política Direito Autoral de Imagens
    • Conflitos de Interesses
    • Política Integridade Acadêmica
    • Preservação Digital
    • Política Crossmark
    • Declaração de Privacidade
  • Atual
  • Arquivos
  • Submissões
  • Nominata Avaliadores
  • Termo de Privacidade e Consentimento Livre e Esclarecido
  • Indexação
  • Google Acadêmico - Índice H
  • Portal de Periódicos Uninove
  • Notícias
  • Contato
  • Cadastro
  • Acesso
  1. Início /
  2. Buscar

Buscar

Filtros avançados
De
Até

Resultado da pesquisa

Found 146 items.
  • Por uma formação discente decente: a pedagogia do diálogo na abordagem da pesquisa-ação em direitos humanos LA PÉDAGOGIE DU DIALOGUE DANS L’APPROCHE DE RECHERCHE-ACTION EN DROITS DE L’HOMME

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.26212
    Fabiana de Moura Cabral Malta , Gregory Balthazar , Simone Amorim
    e26212
    13.12.2024
  • Política de formação de professores na BNC-formação entre a reprodução e a crítica

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n68.25205
    José Rubens Lima Jardilino, Renato José Dias Pereira, Paulo Fioravante Giareta
    e25205
    14.03.2024
  • Evidências da educação para a sustentabilidade e agenda 2030 no currículo de cursos técnicos de uma Instituição Federal de Ensino do interior da Amazônia paraense

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n69.25421
    Natanael Charles da Silva, Dirlene Ferreira da Silva , Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo
    e25421
    14.06.2024
  • A formação continuada em serviço de professores de um Município do Triângulo Mineiro

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.24329
    Adrinelly Lemes Nogueira, Maria Célia Borges
    e24329
    18.12.2023
  • A conciliação entre a formação esportiva e a escolar: uma jogada perfeita

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n59.20667
    Hergos Ritor Froes de Couto
    e20667
    20.12.2021
  • Formação de professores universitários: novos paradigmas epistemológicos, outras práticas

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7873
    Evódio Mauricio Oliveira Ramos, Isabel Maria Sabino de Farias
    317-336
    27.12.2018
  • Formação de professores de filosofia: proposições para o debate

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n38.6015
    Junot Cornélio Matos
    31-41
    17.11.2015
  • Política de regulação e interiorização da formação de professores em nível superior: a experiência dos institutos superiores de educação no Rio de Janeiro

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n30.3709
    Waldeck Carneiro Carneiro, Flávia Monteiro de Barros Araujo, Fernando de Souza Paiva
    129-146
    05.04.2013
  • Formação Continuada dos Professores do Ensino Médio no Espaço da Escola: Implicações com o desenvolvimento profissional

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v12i2.2485
    Joana Paulin Romanowski, Pura Lucia Oliver Martins
    323-346
    04.04.2011
  • Trabalho, profissão docente e o problema do conhecimento na formação inicial de professores

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.2038
    Ivanise Monfredini
    605-620
    21.02.2010
  • Inclusão e formação docente

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v10i2.1487
    Maria Odete Emygdio da Silva
    479-498
  • Correntes pedagógicas, educação profissional e os saberes docentes: um estudo sobre o perfil do professor

    DOI: https://doi.org/10.5585/2025.27209
    Rodrigo Avella Ramirez, Rosália Maria Netto Prados
    e27209
    12.03.2025
  • A inserção do secretário executivo na docência no ensino superior: análise da formação de docentes

    DOI: https://doi.org/10.5585/2025.26669
    Adriane dos Santos Zanoni, Larissa Silva de Lima, Andreia Cristina Roder Carmona Ramires
    e26669
    12.03.2025
  • Formação continuada da CAPES para docentes de inglês

    DOI: https://doi.org/10.5585/2025.26496
    Kelly Cristina Rodrigues Gularte da Silva
    e26496
    12.03.2025
  • A pedagogia da alternância nos cursos de licenciatura em educação do campo do estado de Goiás

    DOI: https://doi.org/10.5585/2025.25986
    Renata José de Melo, Fernanda Welter Adams, Simara Maria Tavares Nunes
    e25986
    12.03.2025
  • Formação continuada de professores da educação básica no Amazonas: análise de resultados

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.25480
    Aldenei Bentes Vieira, Carolina Gonçalves
    e25480
    13.12.2024
  • Produção científica sobre a permanência estudantil na educação profissional e tecnológica

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.25437
    Denise Maria Martins, Claudia Alexandre dos Santos
    e25437
    13.12.2024
  • O protagonismo dos jovens secundaristas na ocupação da Escola Israel Pinheiro

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.25477
    Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, Franciele Amaral Rodrigues dos Santos
    e25477
    09.09.2024
  • Educação infantil do/no campo e a formação de professores para as crianças de 0 a 6 anos análise nas Universidades Públicas do Estado da Bahia

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n68.24889
    Isabela Fernandes Teles, Emilia Peixoto Vieira
    e24889
    14.03.2024
  • Formação continuada de professores, educação a distância e pandemia compreensões de profissionais da educação de uma rede municipal do Norte de Santa Catarina

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n69.24640
    Lucilene Simone Felippe Oliveira, Aline Coêlho dos Santos, Rita Buzzi Rausch
    e24640
    14.06.2024
  • Formação continuada reflexiva – percursos da gestão a favor do saber docente

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n69.24593
    Daianny Madalena Costa, Alice Mattos Machado
    e24593
    14.06.2024
  • Formação no Ensino Médio: Contribuição da Filosofia

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.25616
    Cleide Rita Silvério de Almeida, Antonio Joaquim Severino, Elaine Teresinha Dal Mas Dias
    e25616
    18.12.2023
  • O que entender por formação quando se trata da educação dos estudantes no ensino médio?

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.25529
    Marcos Antônio Lorieri
    e25529
    18.12.2023
  • Ensino Médio Integrado: a experiência do Campus Registro do Instituto Federal de São Paulo la experiencia del Campus Registro Del Instituto Federal de São Paulo

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.25511
    Ofélia Maria Marcondes
    e25511
    18.12.2023
  • Destino profissional de egressos de um curso noturno de licenciatura em Ciências Biológicas

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n66.23502
    Mardem Michael Ferreira da Silva, Júlio Emílio Diniz-Pereira
    e23502
    19.09.2023
  • A política de formação continuada do Município de Santa Maria – RS: do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) ao Programa Municipal de Letramento e Alfabetização (PROMLA)

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n66.23455
    Aline Klimeck Fragoso, Andressa Aita Ivo, Caroline Foggiato Ferreira, Juliana Sales Jacques
    e23455
    19.09.2023
  • Reuniões pedagógicas são necessárias? observações da prática de uma docente da educação infantil após discussões da teoria

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n66.23291
    Maria José Milharezi Abud, Elisabeth Ramos da Silva, Diogo Fernando dos Santos
    e23291
    19.09.2023
  • Formação policial na ACADEPOL/SC: vestígios da história e implicações educacionais

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n66.22660
    Maria Aparecida Casagrande, Giani Rabelo
    e22660
    19.09.2023
  • Desafiando a passividade na educação: desconstruindo a formação espetacular em um mundo em constante mudança

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n65.24174
    Elaine Conte, Amarildo Luiz Trevisan
    e24174
    15.05.2023
  • Formação docente digital: uma proposta para a criação de novas possibilidades de ensinar e aprender

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n64.22653
    Raul Greco, Alessandra Dutra
    e22653
    17.03.2023
  • Estágio supervisionado: desdobramentos para estudantes público da educação especial

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n64.22352
    Amanda Rodrigues de Souza, Rosemeire de Araújo Rangni
    e22352
    31.03.2023
  • Entre o texto e a vida: a formação continuada de professores da educação infantil na região do alto Sertão da Paraíba

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n64.21826
    Hellyegenes de Oliveira, Luciane Pandini-Simiano
    e21826
    31.03.2023
  • Origens, conceitos e propósitos das metodologias ativas de aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n63.23450
    Ronaldo Lasakoswitsck
    e23450
    03.01.2023
  • SANCHES, Emília Cipriano. Lembra de mim?: desafios e caminhos para profissionais da educação infantil. São Paulo: Cortez, 2021

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n63.22662
    Rosa Maria de Miranda Duarte
    e22662
    22.12.2022
  • Autoformação no ensino superior: a experiência do curso de pedagogia no alto Sertão Paraibano

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n62.21794
    Maria Gerlaine Belchior Amaral, Isabel Maria Sabino de Farias
    e21794
    14.10.2022
  • Formação estética, docência e artes visuais

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n62.16697
    Daniel Bruno Momoli
    e16697
    14.10.2022
  • O Centro Educacional Unificado (CEU) como lócus da formação docente em vista de uma cidade educadora

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.22001
    Adriana de Carvalho Alves Braga, João Clemente de Souza Neto, Leandro Alves Lopes
    e22001
    28.06.2022
  • Perguntas pedagógicas na formação inicial de professores: melhorias na qualidade da educação

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.21715
    Adriele Ribeiro dos Santos Lamim, Manoel de Souza Lamim Netto, Dulcimeire Aparecida Volante Zanon
    e21715
    01.07.2022
  • A formação continuada da equipe gestora na rede pública municipal de Messias-Alagoas

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.21641
    Givanildo da Silva, Alex Vieira da Silva, Fernanda Santos do Nascimento
    e21641
    28.06.2022
  • O ensino da história e cultura afro-brasileira em tempos sombrios: reflexões teóricas e tempestivas

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n60.21731
    Antonio Carlos Figueiredo Costa
    e21731
    29.03.2022
  • A formação de professores – epistemologia e práxis criadora

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n59.13935
    Maria Célia Borges, Leonice Matilde Richter
    e13935
    20.12.2021
  • Elementos teórico-metodológicos para a formação de professores na perspectiva da educação popular

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n59.11579
    Matheus Bernardo Silva
    e11579
    20.12.2021
  • Formação humana e o ensino religioso na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.13509
    Jacqueline Crepaldi Souza
    e13509
    30.09.2021
  • Cultura digital, capital cultural e capital tecnológico: uma análise das práticas pedagógicas no ensino superior

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.15907
    Daiani Damm Tonetto Riedner, Magda Pischetola
    e15907
    03.06.2021
  • Docência e conhecimento de si: espaço formativo em classes multisseriadas

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.14541
    Charles Maycon de Almeida Mota, Fabrício Oliveira da Silva, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
    e14541
    03.06.2021
  • Formação docente e trabalho educativo na educação infantil: algumas reflexões

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.13538
    Ilaine Inês Both, Michelle de Freitas Bissoli
    e13538
    03.06.2021
  • A construção de indicadores de qualidade na escola: participação dos funcionários na tomada de decisões

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n56.8511
    Júlio Gomes de Almeida, Cristiane Ferreira Passos Bueno
    e8511
    31.03.2021
  • Tecnologias digitais no ensino e na formação docente segundo a visão de estudantes de licenciatura em matemática

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n56.8501
    Rita de Cássia Idem, Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva
    e8501
    31.03.2021
  • Formação pedagógica de professores e avaliação da aprendizagem na universidade: contribuições da pesquisa-ação

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n55.18873
    Maria Iolanda Fontana
    e18873
    16.12.2020
  • IMA-PANZO, João. Extensão universitária em Angola. Tendências, ações e projeções. Luanda: Mayamba, 2018. 171 p.

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n55.16782
    Ermelinda Liberato
    e16782
    16.12.2020
  • Políticas de formação dos profissionais não docentes da educação básica no Brasil: uma análise do curso superior de tecnologia em processos escolares

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n55.8572
    Marcondes de Lima Nicácio, José Júlio Cesar do Nascimento Araújo, Selma Suely Baçal de Oliveira
    e8572
    16.12.2020
  • A formação centrada na escola: mediação para a organização do trabalho pedagógico

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n55.8389
    Ademar de Lima Carvalho, Izelda Goreth dos Santos Mangialardo
    e8389
    16.12.2020
  • O cinema negro encontra a formação de professoras: sensibilidades interculturais, impressões pós-coloniais e reconstruções decoloniais

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n55.8360
    Fábio José Paz da Rosa, Ana Valéria de Figueiredo da Costa
    e8360
    16.12.2020
  • Política e formação continuada de educadores: um olhar para a docência universitária a partir da decolonialidade da educação

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.17351
    Júlia Figueredo Benzaquen, Bruna Tarcilia Ferraz
    e17351
    30.09.2020
  • Educação escolar diferenciada, formação de professores indígenas e currículo

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.17338
    Alcioni da Silva Monteiro, Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas
    e17338
    30.09.2020
  • A democratização do acesso ao ensino superior no Brasil é um instrumento de justiça social? Possibilidades e desafios na formação de professores

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.17325
    Renata Meira Veras, Daiane da Luz Silva
    e17325
    30.09.2020
  • Indicadores do contexto brasileiro na materialização do convênio na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.10581
    Kallyne Kafuri Alves, Valdete Côco
    e10581
    09.10.2020
  • A formação inicial de professores para a educação especial na perspectiva da teoria da subjetividade

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.8758
    Ana Valéria Marques Fortes Lustosa, Enicéia Gonçalves Mendes
    e8758
    30.09.2020
  • Experiência e educação estética: sentidos e epifanias de um sarau infantil na universidade federal da Bahia

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16705
    Cilene Nascimento Canda, Leila Damiana Almeida dos Santos Souza, Kleber Peixoto de Souza
    e16705
    28.07.2020
  • Experimentações com desenho na formação de professores: reflexões a partir do ensino de sociologia

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16679
    Graziele Ramos Schweig, Isabela Froes Righi, Caio Morais Sena
    e16679
    31.07.2020
  • Espaços poéticos como mediação para a narrativa de si

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16658
    Rosvita kolb Bernardes, Ana Cristina Carvalho Pereira
    e16658
    28.07.2020
  • A formação continuada de professores e a elevação da qualidade da educação básica

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n51.15127
    Regina Magna Bonifácio de Araujo, Maria Manuela Franco Esteves
    e15127
    27.12.2019
  • Relação teoria e prática na elaboração de saberes docentes no curso de licenciatura em física

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n51.8703
    Joana Paulin Romanowski, Priscila Juliana Silva, Pura Lucia Oliver Martins
    e8703
    27.12.2019
  • Educação infantil e suas infâncias: cultura, políticas e formação humana

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n50.14825
    Monique Aparecida Voltarelli, Vania Carvalho de Araújo
    e14825
    30.09.2019
  • Educação Profissional e Formação Docente: um estudo sobre comunidades de prática

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n49.8238
    Senira Ane Ferraz Fernandez, Carlos Vital Giordano, Isabel Domingues
    19.06.2019
  • Quem são os Pedagogos que atuam nas instituições de ensino público da SRE de Ouro Preto, Minas Gerais? O perfil e a formação em foco

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n49.8164
    Nilzilene Imaculada Lucindo, Regina Magna Bonifácio de Araújo
    01.07.2019
  • Formação dos próprios educadores: um princípio educativo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n49.7581
    Cláudio Rodrigues da Silva, Neusa Maria Dal Ri
    19.06.2019
  • Educação superior em tempos de crise: há espaço nas políticas de educação para a discussão do professor universitário?

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.8201
    Silvia Regina Canan, Camila de Fátima Soares dos Santos
    339-361
    29.03.2019
  • A teoria do agir comunicativo e a formação médica: análise crítica das competências curriculares e da relação médico-paciente

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.8757
    Antonio da Silva Menezes Junior, Iria Brzezinski
    441-456
    27.12.2018
  • O estado do conhecimento das pesquisas sobre formação de professores no quadro da expansão da educação superior no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n46.8057
    Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, Douglas da Silva Tinti
    253-272
    27.12.2018
  • Professores na Educação de Jovens e Adultos: inserção, precarização e formação continuada

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.5887
    Joana Celia Passos
    273-288
    27.12.2018
  • Pedagogia antropofágica no aprofundamento do repertório de saberes culturais de estudantes de pedagogia e seus professores

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n46.7342
    Ana Cristina Moraes, Jacques Therrien
    53-69
    31.08.2018
  • Reflexões sobre o PROCAMPO – Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7783
    Ramofly Bicalho
    221-236
    08.01.2018
  • Trabalho e formação política dos professores da educação básica

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7468
    Itacir Carlos Valmorbida, Maurício Roberto da Silva
    313-328
    24.01.2018
  • A atividade experimental como estrutura para o ensino de Ciências no CECINE nos anos de 1960 e 1970.

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7300
    Kênio Erithon Cavalcante Lima, Francimar Martins Teixeira
    177-190
    16.01.2018
  • Autorreflexão e experiência na formação docente – Um estudo com professores de Artes Visuais

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n44.7382
    Maristani Polidori Zamperetti, Fabiana Lopes de Souza, Flávia Demke Rossi
    259-269
    22.11.2017
  • Escritas de mim: narrativas e a autoformação docente

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n44.7381
    Deise Cristina Carvalho de Jesus, Elvira Cristina Martins Tassoni
    225-240
    22.11.2017
  • Sentido ético da formação: implicações escolares

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n43.7418
    Leoni Maria Padilha Henning
    85-95
    12.06.2017
  • Educação e cidadania: perspectivas da literacia digital crítica

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n43.7393
    Michele Mezari Oliveira, Graziela Fatima Giacomazzo
    153-174
    14.06.2017
  • Movimentos estéticos na pedagogia: pelas bordas do caminho, o (des)vestir de um corpo

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n43.7365
    Denise Aquino Alves Martins
    135-151
    14.06.2017
  • Aspectos da formação humana: paidéia, bildung e geofilosofia da educação

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n43.7357
    Fernanda Antônia Barbosa da Mota, Heraldo Aparecido Silva
    53-68
    12.06.2017
  • Comunidade aprendente: a escola como locus de formação e desenvolvimento do professor

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.3942
    Ana Maria Vellenich, Adriano Ferreira, Nilsen Marcondes, Maria Castro
    161-176
    06.02.2017
  • A inserção da Capes na formação de professores da educação básica no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n40.6030
    Nathanael da Cruz e Silva Neto, Silvana Fernandes Lopes, Julio Cesar Torres, Carlos da Fonseca Brandão
    145-161
    08.09.2016
  • Políticas educacionais para a formação docente na educação básica

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n40.4087
    Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares
    67-82
    17.06.2016
  • Práticas de educação infantil: contribuições de estudos científicos (1999-2009) e os desafios à formação do professor

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n40.3812
    Daniele Ramos de Oliveira, Célia Maria Guimarães
    97-112
    17.06.2016
  • Cartografias e a formação de professores: o papel filosófico-pedagógico dos professores de Filosofia

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n39.6182
    Flávio Carvalho
    29-39
    21.01.2016
  • A pergunta filosófica como componente essencial da formação e da prática de professores

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n39.6023
    Terezinha Azerêdo Rios
    17-28
    18.12.2015
  • Criticidade e educação filosófica: a formação humana pelo diálogo e problematização

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n38.6032
    Darcísio Natal Muraro
    59-73
    17.11.2015
  • A apropriação de uma fé filosófica como intenção formativa de Karl Jaspers

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n38.6026
    Ferdinand Röhr
    17-29
    17.11.2015
  • A contribuição da produção acadêmica sobre o ensino de filosofia no ensino médio e o caráter formador indispensável desse componente curricular

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n38.6006
    Branca Jurema Ponce, Francisco Valmir Soares Mineiro
    75-92
    17.11.2015
  • Educação de jovens e adultos: sujeitos, saberes e práticas, de José Rubens Lima Jardilino e Regina Magna Bonifácio de Araújo

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n38.5870
    Celso do Prado Ferraz de Carvalho
    203-206
    17.11.2015
  • Educação Integral, formação de educadores e universidade: desafios e possibilidades

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n38.3673
    Orlandil Lima Moreira, Alexandre Magno Tavares Silva, Maria Margareth Lima
    145-160
    17.11.2015
  • Rede de formação de professores da educação básica: análise dos princípios organizacionais em cursos de pós-graduação stricto sensu

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n37.5437
    Graziela Fatima Giacomazzo
    93-109
    08.06.2015
  • Teatro na formação do educador da infância: experiências e possibilidades

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n35.3523
    Simone Cristiane Silveira Cintra, Ana Angélica Albano
    111-124
    11.12.2014
  • Paredes de vidro: reflexões sobre a falta de diálogo docente

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n35.3499
    Alessandra Ancona de Faria
    67-82
    11.12.2014
  • Discutindo sobre a evasão em um curso de licenciatura em matemática a distância

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n34.4548
    Silvana Claudia Santos
    161-178
    13.06.2014
  • Ensino com pesquisa e repercussões nas aprendizagens de jovens sobre a cidade: um estudo com discentes da Pedagogia

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n34.4170
    Vânia Alves Martins Chaigar
    97-115
    13.06.2014
  • Licenciatura em educação do campo: desafios e expectativas

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n33.3719
    Maria da Conceição Calmon Arruda, Lia Maria Teixeira de Oliveira
    173 - 186
    28.05.2014
  • Políticas de formação inicial de professores, tecnologias e a construção social do tempo

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n33.3598
    Lucila Pesce
    157 - 172
    28.05.2014
  • Formação de professores em Angola: o perfil do professor do ensino básico

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n33.3511
    Francisco Caloia Hombo Alfredo, Jussara Cristina Barboza Tortella
    125 - 142
    28.05.2014
  • Formação docente, educação e sociedade: lições da estética e da bioética

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n33.3485
    Ada Augusto Celestino Bezerra, Elaine Duarte Santos, Liz do Nascimento Andrade
    109 - 124
    28.05.2014
  • Políticas para educação de jovens e adultos no Brasil: a produção da área nos anos de 2011 e 2012 veiculadas na ANPED

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n32.4624
    José Rubens Lima Jardilino, Regina M. B. Araújo, Angelita A. A. Freitas, Célia Maria F. Nunes
    67 - 84
    07.05.2014
  • Juventude e ensino superior: impactos da inserção universitária na vida de estudantes de classes populares

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n32.4294
    Valdete Côco, Leticia Cavassana Soares, Nelma Suely Bragança, Raiane Lóss Cardoso
    33 - 50
    07.05.2014
  • Literatura e formação humana

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n32.3441
    Jadir de Morais Pessoa
    179 - 196
    07.05.2014
  • Metodologias alternativas na formação dos professores de biologia:a questão dos projetos

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n31.3079
    Simone Sendin Moreira Guimarães, Leda Rodrigues Assis Favetta
    181 - 190
    04.12.2013
  • A formação de professores na perspectiva multicultural: do reconhecimento da polissêmia à defesa da perspectiva crítica

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n31.2288
    André Luiz Sena Mariano
    119 - 134
    04.12.2013
  • Expansão da Educação Superior no Brasil e a formação dos oligopólios – hegemonia do privado mercantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3736
    Mariluce Bittar, Claudia Mara Stapani Ruas
    115-133
    03.12.2012
  • Projetos pedagógicos para a formação de professores: um estudo comparado das estratégias e práticas em três universidades da Região Sudeste do Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3002
    Celia Maria Haas, Regina Magna Bonifacio de Araujo
    153-189
    03.12.2012
  • O regresso dos professores, de Antônio Nóvoa

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n28.3610
    Solange Martins Oliveira Magalhães
    225-230
    11.09.2012
  • Experiência estética como experiência formativa a partir da ontologia de Hans-Georg Gadamer

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n28.3596
    Clenio Lago
    17-30
    11.09.2012
  • O encontro com a arte: formando e transformando o repertório de professores

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n28.3518
    Marcia Maria Strazzacappa Hernandez
    81-92
    11.09.2012
  • O papel da escola na promoção da saúde – uma mediação necessária

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n28.3521
    Dartel Ferrari de Lima, Vilmar Malacarne, Dulce Maria Strieder
    191-206
    11.09.2012
  • A função pedagógica da arte na formação de educadores

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3565
    Patricia Aparecida Bioto-Cavalcanti, Margarete Bertollo Boccia
    113-128
    29.06.2012
  • Educação, trabalho, formação e subjetividade, de Elaine Dal Mas Dias, Ivanise Monfredini e Rosemary Roggero

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3466
    Maria Elizabet Lautert de Souza
    216-222
    29.06.2012
  • Questionamentos dos estudantes do ensino fundamental I sobre funções vitais de animais

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.2604
    Darcy Ribeiro Castro, Nelson Rui Ribas Bejarano
    163-173
    29.06.2012
  • A formação de sentidos subjetivos potencializadores da amorosidade no espaço educacional

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.2381
    Solange Martins Oliveira Magalhães
    145-162
    29.06.2012
  • A vida simulada no capitalismo: formação e trabalho na arquitetura.

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n26.3260
    Gislaine Medeiros Baciano
    229-232
    17.05.2012
  • Confiança - um conceito básico da educação no pensamento filosófico e pedagógico de Otto Friedrich Bollnow

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n26.2936
    Ferdinand Röhr
    193-208
    17.05.2012
  • A laicidade na Educação a partir da polêmica teológica entre Erasmo e Lutero

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n26.2593
    Evaldo Luis Pauly
    107-122
    17.05.2012
  • Integração de mídias na escola: análise das interações nos materiais do curso mídias na educação

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n25.2193
    Luis Paulo Leopoldo Mercado, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo
    195-234
    06.03.2012
  • A formação de professores e o Banco Mundial

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n25.1661
    Marcos Vinicius Pansardi
    127-142
    06.03.2012
  • Conhecimento e profissionalização no ensino médio: a lógica da naturalização e da adaptação social

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v12i2.2499
    Celso do Prado Ferraz de Carvalho
    289-306
    06.04.2011
  • A educação de crianças e jovens segundo princípios da pedagogia libertária: a experiência da escola paidéia de mérida/espanha – o que dizem os ex-paideianos?

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v12i2.2486
    Clovis N. Kassick
    385-420
    04.04.2011
  • O Papel da Música na Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v12i2.1563
    Maria da Glória Marcondes Gohn, Isa Stavracas
    487-504
    04.04.2011
  • Quem tem saudades da "Escola normail"?

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v12i1.2329
    Marília Claret Geraes Duran, Jane Soares de Almeida
    69-82
    24.11.2010
  • O Ensino Médio e a omnilateralidade: Educação Profissional no século XXI

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v12i1.2326
    José Eustáquio Romão
    27-50
    24.11.2010
  • Política Educacional no e do campo: Práticas educativas em Agroecologia no MST/PR

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v12i1.1924
    Aparecida Carmo Lima
    141-158
    24.11.2010
  • Processos de (Trans)formação do professor: diálogos transdisciplinares

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v12i1.1666
    Ecleide C. Furlanetto
    85-102
    24.11.2010
  • A gestão do conhecimento no contexto hodierno: do “produtivismo” à humanização da formação

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1518
    Naura Syria Carapeto Ferreira
    529-548
    21.02.2010
  • Educação e Formação Humana: um debate histórico-ontológico

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1458
    Lucas Dominguini, Vidalcir Ortigara
    509-528
    21.02.2010
  • A universidade na educação do campo: elemento para a construção da história dos movimentos sociais

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1530
    Yolanda Zancanella
    157-174
    31.07.2009
  • Os profissionais da educação e as relações com a comunidade escolar: aprendizagens no processo de qualificação da escola mediado pela avaliação institucional

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1514
    Mara Regina Lemes Sordi, Menga Ludke
    209-228
    31.07.2009
  • A prática avaliativa e a ampliação do ensino fundamental para nove anos: desafios

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1388
    Debora Cristina Jeffrey
    229-246
    31.07.2009
  • Formação do tutor para a Educação a Distância: Fundamentos Epistemológicos

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v10i1.1350
    Edith González Bernal
    55-88
    14.11.2008
  • A inovação pedagógica como meta dos dispositivos de formação a distância

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v10i1.1280
    Joana Peixoto
    39-54
    14.11.2008
  • A formação do Estado nacional brasileiro: implicações para a gestão das políticas públicas educacionais

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i2.1089
    Neusa Chaves Batista
    387-408
    28.07.2008
  • Da abordagem por competências e do problema da medida da competência

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i2.1085
    M'hammed Mellouki, Clermont Gauthier
    307-328
    28.07.2008
  • A formação interdisciplinar de professores: um encontro com Paulo Freire

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i1.488
    Celia Maria Haas
    75-96
    11.02.2008
  • Pesquisas em educação no canadá: estratégias de investigação interdisciplinar

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v7i2.446
    Thérèse Hamel
    397-426
    07.02.2008
  • Lugares, tempos e saberes em história da educação nas instituições de formação de professores no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v7i2.445
    Décio Gatti Júnior
    369-395
    07.02.2008
  • Pesquisar o quotidiano do curso de pedagogia: uma investigação inconclusa

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v7i1.405
    Iria Brzezinski
    113-138
    11.01.2008
  • A pesquisa como recurso da formação e da construção de uma nova identidade docente: notas para uma discussão inicial

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v7i1.404
    Isauro Beltrán Nuñez, Betânia Leite Ramalho
    87-112
    11.01.2008
  • Currículo e ambiente, ou quando assumir identidades é (não) diferir

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v6i2.382
    Antonio Carlos Rodrigues de Amorim, Guilherme do Val Toledo Prado, Wencesláo Machado de Oliveira Júnior
    87-106
    10.01.2008
  • Perfil de professores de educação especial: dilemas e desafios na construção da educação básica inclusiva

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v6i1.369
    Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães, Ana Paula de Holanda Lima
    85-98
    10.01.2008
  • Desafios da (in)formação docente: o trabalho pedagógico com as artes na escolarização

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v6i1.368
    Ricardo Ottoni Vaz Japiassu
    65-84
    10.01.2008
  • Responsabilidade e culpa: considerações acerca dos tabus que pairam sobre o magistério

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v4i2.309
    Jaquelina Imbrizi
    61-78
    09.01.2008
1 a 146 de 146 itens

Enviar Submissão

Enviar Submissão
5 Artigos mais lidos - últimos 30 dias
  • História da história da educação no Brasil: um balanço prévio e necessário
    486
  • Os desafios enfrentados pelo educador de jovens e adultos no desenvolvimento de seu trabalho docente
    312
  • Que educação é pública? A privatização de um direito.
    229
  • O Manifesto Docente de 1871: marcas que ainda nos marcam, lutas que ainda lutamos
    221
  • A pesquisa na produção Do conhecimento: Questões metodológicas
    163
Idioma
  •   English
  •   Português (Brasil)

certificacao

e-ISSN: 1983-9278

A3 - (Quadriênio 2017-2020)

cope

COPE JM14461

Palavras-chave

entrevistaplanejamento educacionalsignificação.professor de filosofiaperiechontologiafé filosóficajasperscultura juvenilciências da educaçãobrasil.jigsawchileeficácia coletiva

visitas_globo

Informações

  • Para Leitores
  • Para Autores
  • Para Bibliotecários

EccoS – Revista Científica

e-ISSN: 1983-9278
ISSN: 1517-1949
www.revistaeccos.org.br

 
Esta obra está licenciada com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Mais informações sobre o sistema de publicação, a plataforma e o fluxo de publicação do OJS/PKP.