Ir para o conteúdo principal Ir para o menu de navegação principal Ir para o rodapé
  • Sobre
    • Sobre a Revista
    • Foco e Escopo
    • Processo de Avaliação pelos Pares
    • Periodicidade
    • Taxa de Processamento de Artigos
    • Equipe Editorial
    • Histórico do periódico
    • Patrocínio
  • Políticas
    • Política de Ética
    • Política de Acesso Livre
    • Política de Direito Autoral
    • Política Direito Autoral de Imagens
    • Conflitos de Interesses
    • Política Integridade Acadêmica
    • Preservação Digital
    • Política Crossmark
    • Declaração de Privacidade
  • Atual
  • Arquivos
  • Submissões
  • Nominata Avaliadores
  • Termo de Privacidade e Consentimento Livre e Esclarecido
  • Indexação
  • Google Acadêmico - Índice H
  • Portal de Periódicos Uninove
  • Notícias
  • Contato
  • Cadastro
  • Acesso
  1. Início /
  2. Buscar

Buscar

Filtros avançados
De
Até

Resultado da pesquisa

Found 500 items.
  • Responsabilidade do filósofo e os desafios educativos em tempos de ativismo: leitura a partir de Gabriel Marcel

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.27846
    Joaquim José Jacinto Escola
    e27846
    13.12.2024
  • Despesas em ações da assistência financeira da União na educação básica no período 2014-2020

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.20849
    Nalú Farenzena
    e20849
    30.09.2021
  • Educação ambiental, retomadas e presenças em disputa: contribuições ao ensino escolar

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.26283
    Mateus Filho Vieira do Nascimento, Lisiane Costa Claro , Roberta Avila Pereira
    e26283
    13.12.2024
  • Presença da CNTE e da CONTEE na história da educação brasileira

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.27163
    Jonatas Gomes de Oliveira, Carlos Bauer
    e27163
    09.09.2024
  • Educação infantil do/no campo e a formação de professores para as crianças de 0 a 6 anos análise nas Universidades Públicas do Estado da Bahia

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n68.24889
    Isabela Fernandes Teles, Emilia Peixoto Vieira
    e24889
    14.03.2024
  • Sistema de avaliação de rendimento escolar dos estados brasileiros: revisão sistemática da produção científica acerca das pesquisas empíricas (1996 – 2022)

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n66.23458
    Fábio Alexandre Ferreira Gusmão
    e23458
    19.09.2023
  • Avaliação de planos municipais de educação: a educação infantil em questão

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n59.13577
    Paulo Sérgio Garcia, Nonato Assis de Miranda
    e13577
    20.12.2021
  • A disputa dos recursos públicos da educação básica, os arranjos do estado com o mercado e seus impactos na gestão democrática e participativa da educação no âmbito dos municípios

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.20847
    Rosemary Roggero, Adriana Zanini da Silva
    e20847
    30.09.2021
  • A pesquisa em educação: a gestão educacional como tema do debate

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.8109
    Ramon de Oliveira
    273-294
    29.03.2019
  • Pedagogia da Convivência: Elza Freire – uma vida que faz educação, de Nima I. Spigolon.

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n44.7265
    Bárbara Jhose Pereira
    309-311
    29.11.2017
  • Modelos contra-hegemônicos de Educação Superior: um estudo sobre a Universidade Federal da Fronteira Sul

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n42.6868
    Manuel Tavares
    85-102
    24.01.2017
  • Política, Gestão e Financiamento da Educação, de Juliano Mota Parente e Cláudia da Mota Darós Parente

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n38.6104
    Silvana Fernandes Lopes
    207-221
    17.11.2015
  • A sexta meta do pne 2014-2024: um diálogo possível em busca de uma educação integral e(m) tempo integral

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n37.5556
    Gustavo José Albino de Sousa, Nathália Cortes do Espírito Santo, Elisangela da Silva Bernado
    143-160
    08.06.2015
  • A Educação Infantil nas Cidades do Consórcio do Grande ABC e o Plano Nacional de Educação: avanços e retrocessos

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n37.5554
    Nonato Assis de Miranda, Ana Sílvia Moço Aparício, Maria de Fátima Ramos de Andrade
    59-75
    03.06.2015
  • Educação Profissional e Tecnológica no PNE 2014- 2024: questões para o debate

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n36.5548
    Anthone Mateus Magalhães Afonso, Wania Regina Coutinho Gonzalez
    67-83
    25.03.2015
  • Escola militar do realengo, educação militar e juventude (1913-1922)

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n31.4225
    Marcus Fernandes Marcusso, Amarílio Ferreira Jr.
    33 - 50
    04.12.2013
  • O ensino fundamental público em municípios do estado do Rio de Janeiro: primeiras aproximações

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v8i1.465
    Donaldo Bello de Souza
    193-212
    07.02.2008
  • Conexões entre o público e o privado no financiamento e gestão da escola pública

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v8i1.461
    Vera Maria Vidal Peroni
    111-132
    07.02.2008
  • Aprender a investigar educação básica

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v6i2.381
    Marcos Antônio Lorieri
    67-86
    10.01.2008
  • Perfil de professores de educação especial: dilemas e desafios na construção da educação básica inclusiva

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v6i1.369
    Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães, Ana Paula de Holanda Lima
    85-98
    10.01.2008
  • A luta histórica da Associação Profissional dos Professores Primários de Brasília (APPPB) nos idos dos anos de 1960

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.27170
    Erlando da Silva Rêses, Antônio Carlos Andrade de Souza, Pedro Mesquita de Carvalho
    e27170
    09.09.2024
  • Educação como experiência de "escravos fugidos" em jornais paraenses

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.26299
    Iza Andrielle Batista Duarte Madeira, Alberto Damasceno , Karla Nazareth Corrêa de Almeida
    e26299
    09.09.2024
  • Uma metalinguagem educacional (Re)pensando a pedagogia do futuro (e a de hoje)

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n68.25177
    Claudio Gomes de Araujo Junior
    e25177
    14.03.2024
  • O atendimento educacional especializado nas políticas de educação especial dos Institutos Federais

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n68.24561
    Suzana Trevisan, Denise Macedo Ziliotto , Débora Dalbosco Dell’aglio
    e24561
    14.03.2024
  • Chico Buarque e o espaço do sagrado aspectos educacionais e literários na análise lírica de quatro canções

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n69.26545
    Paulo Roberto Prado Constantino, Jorge Geraldo de Camargo Filho
    e26545
    14.06.2024
  • Escrita criativa e autoria educação e literatura pelas trilhas do dadaísmo

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n69.26543
    Eduarda da Silva Bittencourt , Juliana Sales Jacques , Karen Letícia Bueno da Silva
    e26543
    14.06.2024
  • Leitura literária e experiência espreitando possibilidades outras de pensar a educação

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n69.26535
    Isabel Gomes Ayres, Paula Corrêa Henning
    e26535
    14.06.2024
  • Abordagens pedagógicas nas formações on-line de profissionais da educação básica para favorecer a inclusão: uma revisão de escopo

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n65.24582
    Daniela Jordão Garcia Perez, Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Klaus Schlünzen Junior
    e24582
    27.06.2023
  • As meias verdades da reforma do ensino médio

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n63.22808
    Ramon de Oliveira
    e22808
    22.12.2022
  • SANCHES, Emília Cipriano. Lembra de mim?: desafios e caminhos para profissionais da educação infantil. São Paulo: Cortez, 2021

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n63.22662
    Rosa Maria de Miranda Duarte
    e22662
    22.12.2022
  • Perguntas pedagógicas na formação inicial de professores: melhorias na qualidade da educação

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.21715
    Adriele Ribeiro dos Santos Lamim, Manoel de Souza Lamim Netto, Dulcimeire Aparecida Volante Zanon
    e21715
    01.07.2022
  • VIEIRA, Natália Francisquetti; SILVA, Marta Regina Paulo da. Como nó e nós: perspectivas para a avaliação documentada e participativa na creche. São Paulo: Amélie Editorial, 2021.

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n60.21505
    Rosa Maria de Miranda Duarte, Maurício Silva
    e21505
    29.03.2022
  • Resenha. Gestão na Educação Infantil: cenários do cotidiano, de Maria Aparecida Guedes Monção São Paulo: Loyola, 2021, 278 p.

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n59.20668
    Ligia de Carvalho Abões Vercelli
    e20668
    20.12.2021
  • Resenha - Uma janela de possibilidades na educação da infância em tempos de pandemia. Campinas/SP: Pontes Editores, 2020

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.20362
    Ana Araujo Costa, Rosemary Roggero
    e20362
    30.09.2021
  • Paulo Freire – o anúncio da esperança

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.14610
    Dulce Consuelo Andreatta Whitaker, Diego da Costa Vitorino, Elis Cristina Fiamengue
    e14610
    30.09.2021
  • Associativismo e sindicalismo dos trabalhadores em educação

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.27229
    Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Rosemary Roggero, Celso Carvalho , Carlos Bauer
    e27229
    09.09.2024
  • Religião e educação escolar na colonização do oeste paranaense: o caso da implantação do colégio Vicentino Incomar, de Toledo (1948 - 1965)

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n57.8849
    Rodrigo Pinto de Andrade, Cézar de Alencar Arnaut de Toledo
    e8849
    03.06.2021
  • SILVA, Marta Regina Paulo da; MAFRA, Jason Ferreira (org.). Paulo Freire e a Educação das Crianças. São Paulo: BT Acadêmica, 2020

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n56.18799
    Nayane Ferreira, Maurício Silva
    e18799
    31.03.2021
  • Pesquisa e(m) movimento: sistematizando experiências de educação popular

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n55.18522
    Carolina Schenatto da Rosa, Diandra dos Santos de Andrade, Thainá Cristina Guedes
    e18522
    16.12.2020
  • HADDAD, Sérgio, O Educador: um perfil de Paulo Freire. São Paulo: Todavia, 2019. 251 páginas.

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n55.18365
    Leandro Aparecido de Oliveira Teófilo
    e18365
    16.12.2020
  • A relação público-privado na educação infantil e a nova gestão pública

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n55.8852
    Rosânia Campos, Janaina Silveira Soares Madeira
    e8852
    16.12.2020
  • Políticas de formação dos profissionais não docentes da educação básica no Brasil: uma análise do curso superior de tecnologia em processos escolares

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n55.8572
    Marcondes de Lima Nicácio, José Júlio Cesar do Nascimento Araújo, Selma Suely Baçal de Oliveira
    e8572
    16.12.2020
  • Qualidade da Educação e Educação de Qualidade

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n51.16272
    Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Katia Morosov Alonso, Celia Maria Haas
    e16272
    27.12.2019
  • Formação continuada de professores da educação básica no Amazonas: análise de resultados

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.25480
    Aldenei Bentes Vieira, Carolina Gonçalves
    e25480
    13.12.2024
  • Internacionalização da educação superior e avaliação da qualidade da pós-graduação: riscos e perspectivas no Brasil e no Reino Unido

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n51.15166
    Mário Luiz Neves de Azevedo, João Ferreira de Oliveira
    e15166
    27.12.2019
  • A formação continuada de professores e a elevação da qualidade da educação básica

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n51.15127
    Regina Magna Bonifácio de Araujo, Maria Manuela Franco Esteves
    e15127
    27.12.2019
  • Educação infantil em tempo integral: “mérito da necessidade” ou direito?

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n50.14015
    Vania Carvalho de Araújo, Franceila Auer, Kalinca Costa Pinto Neves
    e14015
    30.09.2019
  • Formação dos próprios educadores: um princípio educativo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n49.7581
    Cláudio Rodrigues da Silva, Neusa Maria Dal Ri
    19.06.2019
  • A formação do pedagogo para atuar no sistema penitenciário

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.13245
    Silvana Barbosa de Oliveira
    175-197
    29.03.2019
  • Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica, de Marcos Garcia Neira. Jundiaí: Paco Editorial, 2018.

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.12395
    Natalia Gonçalves
    458-461
    29.03.2019
  • Apontamentos para uma pedagogia do desamparar-se: ética, estética e alteridade como princípios de liberdade

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.25701
    Guilherme Lucian
    e25701
    13.12.2024
  • Tensões entre as pedagogias sócio-emancipadora e tradicional: um estudo do sistema socioeducativo com adolescentes privados de liberdade

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.11538
    Telmo Marcon, Lisiane Ligia Mella, Marcio Tascheto da Silva
    95-114
    29.03.2019
  • Educação social e escolar e o direito à educação na medida socioeducativa

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.11431
    Maria Nilvane Zanella, Angela Mara de Barros Lara, Belmiro Gil Cabrito
    155-173
    29.03.2019
  • Representações sociais do componente curricular educação física: uma análise sobre os níveis de ensino fundamental e médio

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.8224
    Guilherme Rocha Savarezzi, Adelina de Oliveira Novaes, Roberto Gimenez
    409-430
    29.03.2019
  • Educação superior em tempos de crise: há espaço nas políticas de educação para a discussão do professor universitário?

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.8201
    Silvia Regina Canan, Camila de Fátima Soares dos Santos
    339-361
    29.03.2019
  • A judicialização das políticas públicas e o direito à educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.8118
    Barbara Cristina Hanauer Taporosky, Adriana Dragone Silveira
    295-315
    29.03.2019
  • O ideário científico-pedagógico de Faria de Vasconcelos (1880-1939) em prol duma escola nova e atual

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.5884
    Ernesto Candeias Martins
    363-383
    29.03.2019
  • Industrialização da educação, edtech e prática docente

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10702
    Octavio Ribeiro de Mendonça Neto, Almir Martins Vieira, Maria Thereza Pompa Antunes
    149-170
    27.12.2018
  • O CAQi e o novo papel da União no financiamento da Educação Básica, de Luiz Araújo

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.8917
    Adriana Zanini da Silva
    463-466
    27.12.2018
  • Pensar a África em sala de aula: ensino, conhecimento logopático e africanidades no filme Beasts of no nation

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8369
    Humberto Perinelli Neto, Alexandre Cristiano Baldacin Junior
    79-100
    21.03.2018
  • Concepções de professores sobre Educação Inclusiva no ensino superior privado

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7640
    Mauricio Resende Rodovalho, Geraldo Eustáquio Moreira, Djiby Mané
    255-272
    09.04.2018
  • Atos normativos do conselho federal de educação e do conselho nacional de educação: o desvelar da trajetória da educação superior a distância no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n44.7886
    Lívia Soares de Lima Sousa, Daniela da Costa Britto Pereira Lima
    143-158
    17.11.2017
  • Ciências sociais e humanas, ciências da educação e filosofia da educação: achegas para uma leitura cruzada

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6330
    Adalberto Dias Carvalho
    255-232
    21.12.2016
  • A educação sociocomunitária: reflexões sobre o educar para a autonomia

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.4566
    Maria Luísa Bissoto
    157-172
    21.12.2016
  • O processo regulatório da educação superior a distância no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n40.6232
    Marcio Mugnol
    33-48
    08.09.2016
  • A educação popular e o campo das práticas socioeducativas: considerações sobre a história da educação popular e de seus desafios atuais

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n40.3934
    Luís Antonio Groppo, Suzana Costa Coutinho
    129-143
    08.09.2016
  • As ideias e a análise de políticas públicas de educação para a população do campo: um olhar a partir da abordagem cognitiva

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n39.5257
    Damiana de Matos Costa França, Nalú Farenzena
    131-146
    18.12.2015
  • Cursos online de especialização na estrutura da pós-graduação no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n39.3579
    Marcelo Pupim Gozzi, Vani Moreira Kenski
    87-100
    18.12.2015
  • Educação de jovens e adultos: sujeitos, saberes e práticas, de José Rubens Lima Jardilino e Regina Magna Bonifácio de Araújo

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n38.5870
    Celso do Prado Ferraz de Carvalho
    203-206
    17.11.2015
  • Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) e a formação inicial para a docência na educação infantil: análise exploratória de um curso de pedagogia de uma universidade pública paulista

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n37.5785
    Roberta Stangherlim, Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Eduardo Santos
    19-42
    18.06.2015
  • Expansão da oferta de educação infantil no Rio Grande do Sul: desafios no contexto do novo Plano Nacional de Educação

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n37.5569
    Maria Luiza Rodrigues Flores, Gisele Rodrigues Soares
    43-57
    03.06.2015
  • O Plano Nacional de Educação: desafios no campo da educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n37.5553
    Valdete Côco, Marcela Lemos Leal Reis, Maria Nilceia de Andrade Vieira, Renata Rocha Grola Lovatti, Valéria Menassa Zucolotto
    77-92
    19.08.2015
  • Plano Nacional de Educação, ampliação da oferta em creche e dos recursos para a educação: uma reflexão à luz das parcerias público privadas em municípios de médio porte paulistas

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n37.5383
    Ana Lara Casagrande, Raquel Fontes Borghi
    111-126
    08.06.2015
  • Avaliação e qualidade no novo Plano Nacional de Educação: avanços e possíveis retrocessos?

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n36.5551
    Fabiana Alvarenga Filipe, Regiane Helena Bertagna
    49-66
    25.03.2015
  • Sindicalismo e associativismo dos trabalhadores em educação no Brasil,de Carlos Bauer, Cássio Diniz e Maria Inês Paulista

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n34.4994
    Vanessa Amorim Dantas
    234-238
    04.09.2014
  • Discutindo sobre a evasão em um curso de licenciatura em matemática a distância

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n34.4548
    Silvana Claudia Santos
    161-178
    13.06.2014
  • Experiência estética na relação entre o professor e a criança bem pequena

    DOI: https://doi.org/10.5585/2025.26511
    Felicia Siemsen, Tania Stoltz
    e26511
    12.03.2025
  • Licenciatura em educação do campo: desafios e expectativas

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n33.3719
    Maria da Conceição Calmon Arruda, Lia Maria Teixeira de Oliveira
    173 - 186
    28.05.2014
  • Colmatando as dificuldades específicas da linguagem, num grupo de crianças do Jardim de Infância

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n31.3027
    Isabel Rodrigues Sanches, Rosa Ricardo Vicente
    163 - 179
    04.12.2013
  • História da implantação da Escola de Porto Britânia no contexto da colonização do oeste paranaense (1938-1958)

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3442
    Rodrigo Pinto Andrade, Cézar De Alencar Arnault de Toledo
    199-217
    03.12.2012
  • A escolarização secundária e a ordem oligárquica em Pernambuco nas primeiras décadas da República Brasileira

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3406
    Ricardo José Lima Bezerra
    237-249
    03.12.2012
  • Filosofia na formação universitária, de Antônio Joaquim Severino

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3446
    Jaqueline Sliva dos Santos
    227-229
    29.06.2012
  • Educação de Jovens e Adultos: Diálogos com a Pedagogia Social e Educação Popular

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n25.3215
    Danilo Streck, Karine Santos
    19-38
    06.03.2012
  • O caráter formativo da obra La Razon de Mi Vida de Eva Perón (1919-1952)

    DOI: https://doi.org/10.5585/2025.27692
    Daniel Longhini Vicençoni, Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Alana de Oliveira Barbosa
    e27692
    22.05.2025
  • Política Educacional no e do campo: Práticas educativas em Agroecologia no MST/PR

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v12i1.1924
    Aparecida Carmo Lima
    141-158
    24.11.2010
  • A Educação a Revolução Social de Martinho Lutero

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v12i1.1907
    Ernesto Jacob Keim
    219-238
    24.11.2010
  • As políticas educacionais do estado brasileiro ou de como negaram a educação escolar ao homem e a mulher do campo - Um percurso histórico

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1931
    Adelaide Ferreira Coutinho
    393-412
    21.02.2010
  • O Município e a construção da política local de educação: estudo de caso numa autarquia do Oeste

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1358
    António Francisco Baixinho
    433-456
    21.02.2010
  • A atuação do pedagogo no MST: revelações de um estudo exploratório

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1545
    Georgia Sobreira dos Santos Cêa, Camila Ferreira da Silva, Samara Santos Marques de Gusmão, Thayanne Araújo Silva
    175-192
    31.07.2009
  • Lutas e movimentos pela educação no Brasil a partir de 1970

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1535
    Maria da Glória Marcondes Gohn
    23-38
    31.07.2009
  • O movimento da educação do campo, as tensões na luta por um direito social e os sinais da construção de políticas públicas

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1532
    Maria Antônia de Souza
    38-56
    31.07.2009
  • A “Escola Guaicuru: vivendo uma nova lição”: a relação entre gestão e financiamento para o Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v10i2.1369
    Maria Dilnéia Espíndola Fernandes, Jorge Luís D'Avila
    419-438
    24.03.2009
  • Tecnologia educacional no ensino de Física e de Ciências da Natureza, nos depoimentos de pesquisadores protagonistas: construtivismo versus instrucionismo, concreto versus virtual

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v10i2.1268
    Luís Fábio Simões Pucci, Carlos Bauer
    361-378
    24.03.2009
  • A inovação pedagógica como meta dos dispositivos de formação a distância

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v10i1.1280
    Joana Peixoto
    39-54
    14.11.2008
  • Educação: esperança e luta – Identidades do pensamento pedagógico brasileiro nos anos 1980

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i2.1087
    André Gustavo Ferreira da Silva
    349-368
    28.07.2008
  • Conteúdos nas pesquisas e no ensino da Filosofia da Educação no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i2.1084
    Cleide Rita Silvério de Almeida, José J. Queiroz, Marcos Antônio Lorieri
    285-306
    28.07.2008
  • Educação de jovens e adultos e educação popular: um olhar histórico sobre as políticas públicas ou ausência delas

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i1.487
    Dulcinéia de Fátima Ferreira Pereira
    53-74
    11.02.2008
  • Políticas públicas de financiamento da educação no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v8i2.471
    João Cardoso Palma Filho
    291-312
    08.02.2008
  • Os tribunais de contas de São Paulo e sua avaliação dos gastos governamentais em educação

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v8i1.464
    Nicholas Davies
    173-192
    07.02.2008
  • Educação matemática: propostas e desafios

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v7i2.418
    Marcelo de Carvalho Borba, Silvana C. Santos
    291-312
    07.02.2008
  • Educação comparada: perspectivas teóricas e investigações

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v7i1.406
    Martha Aparecida Santana Marcondes
    139-164
    11.01.2008
  • Da construção de uma escola democrática: a experiência da Emef Amorim Lima

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v6i2.378
    Julio Groppa Aquino, Rosely Sayão
    15-38
    10.01.2008
  • Fórum Mundial de Educação e a reinvenção da cidadania

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v6i1.371
    Moacir Gadotti
    103-118
    10.01.2008
  • O financiamento da educação e seus desafios

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v6i1.367
    Nicholas Davies
    43-64
    10.01.2008
  • Imaginar e educar

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.26868
    Carminda Mendes André
    e26868
    09.09.2024
  • Literatura hardware, leitura software: as obras literárias como ferramentas pedagógicas no processo de aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.26508
    José Eustáquio Romão, Claudio Gomes de Araujo Junior
    e26508
    09.09.2024
  • Agenciamentos entre educação maior e educação menor no ensino de matemática

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.26260
    Guilherme Araújo Soares, Maria Isabel Menezes Rolleri , Maria Ione Feitosa Dolzane
    e26260
    09.09.2024
  • A atuação de pedagogos(as) no legislativo – parlamento jovem: práticas e saberes

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.25898
    Eliza Tomazia Freitas Souza, Fernando Guimarães Oliveira da Silva
    e25898
    09.09.2024
  • Relações intrínsecas entre a química, física e matemática no ensino médio brasileiro: uma abordagem teórica-metodológica

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.25825
    João Lucas de Oliveira Sousa; Mayker Lazaro Dantas Miranda
    e25825
    09.09.2024
  • Accountability educacional e aproximações entre os sistemas estaduais de avaliação

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.25507
    Danila Vieira de Melo , Ana Lúcia Felix dos Santos
    e25507
    09.09.2024
  • O protagonismo dos jovens secundaristas na ocupação da Escola Israel Pinheiro

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n70.25477
    Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, Franciele Amaral Rodrigues dos Santos
    e25477
    09.09.2024
  • O ritual como princípio de ensino em Angola

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n68.25407
    Mbandu Luvumbu Nsingui, Karyne Dias Coutinho
    e25407
    14.03.2024
  • Financiamento das escolas de tempo integral na rede municipal de educação de Fortaleza

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n68.24633
    Bruno Carneiro de Andrade, Eloisa Maia Vidal
    e24633
    14.03.2024
  • Experiências da pedagogia da alternância na Escola Municipal de Agroecologia Vale do Tinguá – Nova Iguaçu/RJ

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n68.24418
    Clodoaldo Ferreira de Oliveira, Marília Lopes Campos , Ramofly Bicalho
    e24418
    14.03.2024
  • O debate educacional na segunda década do século XXI: mais do mesmo?

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n68.24334
    Thalles Valente de Paiva, Lucia de Fatima Valente
    e24334
    14.03.2024
  • Educação, literatura e livros entrevista com Rodrigo Lacerda

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n69.26727
    Ana Maria Haddad Baptista, Márcia Fusaro
    e26727
    14.06.2024
  • Educação e literatura por veredas transdisciplinares

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n69.26625
    Marcia Fusaro
    e26625
    14.06.2024
  • Censura literária infanto-juvenil e lawfare em “tempos democráticos”

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n69.26391
    Heloísa A. Matos Lins
    e26391
    14.06.2024
  • A selva e a savana a educação brasileira e os escritores africanos contemporâneos

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n69.26248
    José Eustáquio Romão
    e26248
    14.06.2024
  • Evidências da educação para a sustentabilidade e agenda 2030 no currículo de cursos técnicos de uma Instituição Federal de Ensino do interior da Amazônia paraense

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n69.25421
    Natanael Charles da Silva, Dirlene Ferreira da Silva , Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo
    e25421
    14.06.2024
  • A universidade pública moçambicana e a sua comunidade oferta formativa excludente e (im)possibilidade de participação social

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n69.25239
    Leonel Elias Bene
    e25239
    14.06.2024
  • Construindo a qualidade social da escola pública contribuições dos estudantes

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n69.25155
    Regiane Helena Bertagna, Mara Regina Lemes de Sordi, Rosangela de Souza Bittencourt Lara
    e25155
    14.06.2024
  • Formação continuada de professores, educação a distância e pandemia compreensões de profissionais da educação de uma rede municipal do Norte de Santa Catarina

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n69.24640
    Lucilene Simone Felippe Oliveira, Aline Coêlho dos Santos, Rita Buzzi Rausch
    e24640
    14.06.2024
  • Formação continuada reflexiva – percursos da gestão a favor do saber docente

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n69.24593
    Daianny Madalena Costa, Alice Mattos Machado
    e24593
    14.06.2024
  • Decolonização dos currículos escolares por meio da Lei nº 10.639/2003 para uma educação libertadora e pós-abissal

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n69.24494
    Gabriela Felden Scheuermann, Noli Bernardo Hahn
    e24494
    14.06.2024
  • Por que a Filosofia é necessária no currículo do Ensino Médio?

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.25565
    Anderson Alves Esteves, Antonio Valverde
    e25565
    18.12.2023
  • Ensino Médio Integrado: a experiência do Campus Registro do Instituto Federal de São Paulo la experiencia del Campus Registro Del Instituto Federal de São Paulo

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.25511
    Ofélia Maria Marcondes
    e25511
    18.12.2023
  • Diferença colonial e o currículo cultural da educação física

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.24336
    Flávio Nunes dos Santos Júnior, Marcos Ribeiro das Neves, Marcos Garcia Neira
    e24336
    18.12.2023
  • Iniciação à língua inglesa na idade pré-escolar: implicações pedagógicas da teoria histórico-cultural

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.24212
    Silvane Maria Pereira Brandão, Elieuza Aparecida de Lima , Amanda Valiengo
    e24212
    18.12.2023
  • A atuação pedagógica das apóstolas do sagrado coração de jesus: do apoio espiritual aos imigrantes italianos à educação da elite

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.24141
    Renata Franqui, Cezar de Alencar Arnaut de Toledo
    e24141
    18.12.2023
  • Educação física escolar no estado de São Paulo: nuances da apropriação do currículo por professores(as) do ensino médio

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.23719
    Cristina de Matos Martins, Gabriel Francisco Zago Pacheco, Sérgio Roberto Silveira
    e23719
    18.12.2023
  • Desafios e estratégias de um grupo de educadoras de escola pública durante o período de ensino remoto na Pandemia

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.23600
    Kátia Renata Quinteiro Juliano, Cristine Gabriela de Campos Flores, Cledes Antonio Casagrande, Luciana Backes
    e23600
    18.12.2023
  • O financiamento da educação nas prefeituras das regiões Costa Verde e Centro-Sul Fluminense durante a Pandemia

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n67.22478
    Fábio Araujo de Souza
    e22478
    18.12.2023
  • Literatura Afro-brasileira na escola: letramento racial e Afroletramento como instrumento de formação antirracista

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n66.25178
    Márcia Moreira Pereira, Wendell Lopes de Azevedo Braulio
    e25178
    19.09.2023
  • Aprendizagem ativa: experiências e pesquisas com metodologias ativas

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n66.24391
    Lucimara de Sousa Teixeira, Dalva Célia Henriques Rocha Guazzelli
    e24391
    19.09.2023
  • A pesquisa científica em educação e o materialismo histórico-dialético: aspectos teóricos e conceituais

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n66.24079
    Francisauro Fernandes da Costa, Heloisa da Silva Borges, Maria Nilvane Fernandes
    e24079
    19.09.2023
  • Reuniões pedagógicas são necessárias? observações da prática de uma docente da educação infantil após discussões da teoria

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n66.23291
    Maria José Milharezi Abud, Elisabeth Ramos da Silva, Diogo Fernando dos Santos
    e23291
    19.09.2023
  • Educação física, linguagem e a função social da escola

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n66.21928
    Thalita Regina de Oliveira Portela, Wilson Alviano Júnior
    e21928
    19.09.2023
  • Escolarização aberta para a educação digital com ciência e tecnologia - reflexões sobre os planos europeu e brasileiro de políticas públicas

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n65.24689
    Alexandra Okada, Alberto Erich Steimber de Pereira Okada, Luciana de Oliveira Campolina
    e24689
    28.06.2023
  • Potencialidades e limitações do uso das tecnologias da informação e comunicação no contexto da emergência sanitária

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n65.24666
    Zaira Navarrete-Cazales, Héctor Manuel Manzanilla-Granados
    e24666
    28.06.2023
  • Steam, projetos e o pensamento computacional nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições para uma educação disruptiva

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n65.24626
    Thais de Almeida Rosa, Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji
    e24626
    27.06.2023
  • Análise de práticas pedagógicas com tecnologias digitais: um olhar sobre a experiência do curso de especialização EduTec

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n65.24584
    Braian Veloso, Camila Dias de Oliveira Sestito, Daniel Mill
    e24584
    27.06.2023
  • Capacidade transformadora da oratória no desenvolvimento do professor-orador

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n65.24211
    Thiago Rafael Rodrigues
    e24211
    22.05.2023
  • ENEM como política de avaliação em larga escala: uma revisão das dissertações e teses brasileiras (2011-2021)

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n65.23607
    Diuliana Nadalon Pereira, Gabriela Brum de Deus, Jaubert de Castro Menchik, Micheli Bordoli Amestoy
    e23607
    15.05.2023
  • Gestão democrática e supervisão escolar na rede municipal de educação de São Paulo

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n65.23584
    Maria Cristina Rodrigues, Márcia Aparecida Jacomini
    e23584
    15.05.2023
  • Estigmatização, Rotulação e Desvio em Nossa Senhora do Nilo, de Scholastique Mukasonga (2017)

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n65.23363
    Elodia Honse Lebourg, Filipe Cotta Barbosa, Priscila de Oliveira Coutinho, Maria Amália de Almeida Cunha
    e23363
    15.05.2023
  • Sobre o currículo na educação infantil: Uma revisão sistemática de literatura

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n65.23238
    Suzana Marcolino, Adelaide Alves Dias
    e23238
    15.05.2023
  • Conselho de classe, diversidade étnico-racial e gestão democrática: Um estudo de caso em uma escola particular

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n65.22637
    Anivaldo Sérgio Miguel, Natalino Neves da Silva
    e22637
    15.05.2023
  • Propostas didáticas para a educação infantil: a tríade brincadeira, criatividade e linguagem

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n65.22350
    Débora Borges Martins, Adriana Rodrigues
    e22350
    15.05.2023
  • A história da educação como campo de pesquisa no Brasil: uma historiografia da educação brasileira

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n64.22717
    Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Stenio de Brito Fernandes, Marlúcia Menezes de Paiva
    e22717
    17.03.2023
  • Formação docente digital: uma proposta para a criação de novas possibilidades de ensinar e aprender

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n64.22653
    Raul Greco, Alessandra Dutra
    e22653
    17.03.2023
  • ROLT, Clóvis Da. Terra de Exílio. Rio Grande Do Sul: Ed. do Autor, 2022. 243 p.

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n64.22624
    Janaina Campos Peres, Marcia Felismino Fusaro
    e22624
    17.03.2023
  • Estágio supervisionado: desdobramentos para estudantes público da educação especial

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n64.22352
    Amanda Rodrigues de Souza, Rosemeire de Araújo Rangni
    e22352
    31.03.2023
  • Aprendizados na umbanda: saberes multiculturais e sociabilidades religiosas do “ser criança”

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n64.21983
    Robéria Nádia Araújo Nascimento, Wagnês Barbosa de Araújo
    e21983
    31.03.2023
  • Entre o texto e a vida: a formação continuada de professores da educação infantil na região do alto Sertão da Paraíba

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n64.21826
    Hellyegenes de Oliveira, Luciane Pandini-Simiano
    e21826
    31.03.2023
  • Paulo Freire e a pesquisa Stricto Sensu em Educação Física Escolar: reflexões e possibilidades

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n63.22956
    Cláudio Aparecido de Sousa, Elisabete dos Santos Freire, Maria Luiza de Jesus Miranda
    e22956
    03.01.2023
  • Educação popular e feminismo negro: diálogos e interlocuções

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n63.22520
    João Colares da Mota Neto
    e22520
    22.12.2022
  • Projetos político-pedagógicos e violência escolar: (des)encontros da educação física em municípios do Paraná

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n63.22157
    Rodrigo Martins de Brito, Marcos Vinicius Francisco
    e22157
    22.12.2022
  • Libras e dança-teatro, por que não pensamos nisso antes?

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n62.22203
    Marcilio de Souza Vieira, Andreia Silva de Melo
    e22203
    14.10.2022
  • MENEZES, Luís Carlos de. Educar para o Imponderável: Uma Ética da Aventura. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2021. 232 p.

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n62.22183
    Carlos Magno Sampaio, Márcia Fusaro
    e22183
    14.10.2022
  • Avaliação institucional participativa na educação infantil percursos, desafios e potenciais em uma creche paulistana

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n62.22065
    Tássio José da Silva
    e22065
    14.10.2022
  • A mercantilização do conhecimento como um movimento em curso na contemporaneidade

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n62.22006
    Anderson Fernandes de Alencar, Moacir Gadotti
    e22006
    14.10.2022
  • O papel da brincadeira nas versões da BNCC: discursos constituindo saberes na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n62.18508
    Luciane Oliveira da Rosa, Valéria Silva Ferreira
    e18508
    14.10.2022
  • O Estado do conhecimento sobre Movimento Estudantil brasileiro no campo da educação

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n62.16977
    Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin, Simone de Fátima Flach
    e16977
    14.10.2022
  • Em algum lugar do inacabado. JANKÉLÉVITCH, Wladimir; BERLOWITZ, Béatrice. São Paulo: Perspectiva, 2021

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.22289
    Ana Maria Haddad Baptista, Kacianna Patrícia de Jesus Barbosa e Amorim, Paulo Saul Duek
    e22289
    28.06.2022
  • A educação inclusiva como catalisador para o desenvolvimento biográfico de jovens refugiados

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.22193
    Axel Foeller-Mancini
    e22193
    28.06.2022
  • O Centro Educacional Unificado (CEU) como lócus da formação docente em vista de uma cidade educadora

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.22001
    Adriana de Carvalho Alves Braga, João Clemente de Souza Neto, Leandro Alves Lopes
    e22001
    28.06.2022
  • Os usos do funk na educação antirracista: pensando o poder da música

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.21819
    Bruno Muniz, Marcos Antonio Batista da Silva
    e21819
    28.06.2022
  • “Bem conformado, robusto e são”: instrução e presença de pretos e pardos na companhia de aprendizes marinheiros do Pará

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.21624
    Iza Andrielle Batista Duarte Madeira, Alberto Damasceno, Karla Nazareth Corrêa de Almeida, Lucas dos Santos da Silva
    e21624
    28.06.2022
  • Educação libertadora contra a ignorância e a barbárie: notas do pensamento crítico de Paulo Freire

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.15794
    Alex Sander da Slva, Karoline Cipriano dos Santos
    e15794
    30.06.2022
  • Extensão universitária libertadora como lugar de resistência

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.15785
    Janine Moreira
    e15785
    30.06.2022
  • Paulo Freire e seu legado para uma educação democrática: uma análise dialógica do retrato roubado dos educadores brasileiros

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.15709
    Laura Sacco dos Anjos Torres, Maristani Polidori Zamperetti
    e15709
    28.06.2022
  • Escola nos tempos atuais: desafios e possibilidades a partir de Paulo Freire

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.14606
    Fernanda dos Santos Paulo, Mônica Tessaro, Maria Teresa Ceron Trevisol
    e14606
    28.06.2022
  • A morte de George Floyd e o fortalecimento da luta antirracista: “no justice, no peace”

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n60.21733
    Patrícia Gomes Rufino Andrade
    e21733
    29.03.2022
  • "Não consigo respirar": ensino da respiração celular em perspectiva anti-racista

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n60.21732
    Yonier Alexander Orozco Marín, Jenny Paola Morales Sánchez, Suzani Cassiani
    e21732
    29.03.2022
  • Apresentação Dossiê educação para relações étnico-raciais na educação

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n60.21719
    Yuri Miguel Macedo, Nilma Lino Gomes, Mariana Fernandes dos Santos, José Eustáquio Romão
    e21719
    29.03.2022
  • MIR COSTA, Victoria; GÓMEZ MASDEVALL, Maria Teresa; CARRERAS I SUREDA, Llorenç; NADAL I FARRERAS, Montserrat. Evaluación y postevaluación en educación infantil: Cómo evaluar y qué hacer después. Madrid: Narcea; São Paulo: Cortez, 2016

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n60.21284
    Alexander Abrantes da Silva, José Eustáquio Romão
    e21284
    29.03.2022
  • Desenvolvimento da linguagem em crianças com deficiência intelectual na educação infantil: contribuições da comunicação alternativa

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n60.18539
    Adelyn Barbosa de Aquino, Tícia Cassiany Ferro Cavalcante
    e18539
    29.03.2022
  • Da assistência e da educação: um estudo sobre a historicidade das escolas municipais de educação infantil em um município gaúcho

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n60.18048
    Carmen Eloísa Berlote Brenner, Liliana Soares Ferreira
    e18048
    29.03.2022
  • Nas ondas do rádio: possibilidades de uma educação menor no contexto escolar obrigatório

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n60.13798
    Andressa Silveira Vargas, Eliana da Costa Pereira de Menezes
    e13798
    29.03.2022
  • Educação, sistema de justiça e as peças que compõem as políticas públicas para a proteção, defesa e garantia dos direitos à infância

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n60.13684
    Silvia Cardoso Rocha, Patrícia de Moraes Lima
    e13684
    29.03.2022
  • Vivências literárias e suas possibilidades na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n60.13596
    Geuciane Felipe Guerim Fernandes, Nathalia Martins Beleze, Sandra Aparecida Pires Franco
    e13596
    29.03.2022
  • Peneiras que cirandam: pareceres pedagógicos e produção das infâncias na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n60.13553
    Taciana Uecker, Leandra Bôer Possa, Taciana Camera Segat
    e13553
    29.03.2022
  • GUTIERREZ, Francisco. Linguagem total: uma pedagogia dos meios de comunicação. Tradução Wladimir Soares. São Paulo: Summus Editorial, 1997

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n59.21103
    Magali Seravalli Romboli
    e21103
    20.12.2021
  • COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n59.21062
    Isabella Bacha Ferreira, Maurício Silva
    e21062
    20.12.2021
  • DONOSO ROMO, Andres. A Educação Emancipatória: Iván Illich, Paulo Freire, Ernesto Guevara e o Pensamento Latino-Americano. Tradução de Daniel Garroux e Mariana Moreno Castilho. São Paulo: EDUSP, 2020, 142 p

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n59.20951
    Bruno Perozzi da Silveira
    e20951
    20.12.2021
  • Práticas pedagógicas: diálogo intertextual entre linguagens culturais e o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n59.13920
    Sueli do Nascimento, Diogo da Silva Roiz
    e13920
    20.12.2021
  • Produções curriculares e educação infantil – apostas ou garantias?

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n59.13657
    Rita de Cássia Prazeres Frangella, Maria Clara de Lima Santiago Camões, Rosalva de Cássia Rita Drummond
    e13657
    20.12.2021
  • O “lugar” educação infantil: as infâncias e a contemporaneidade

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n59.13522
    Cleonice Lazzarotto, Luci dos Santos Bernardi
    e13522
    20.12.2021
  • O perfil da educação infantil da jurisdição do núcleo regional de Londrina

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n59.13246
    Cristiane dos Santos Farias, Maria José Ferreira Ruiz
    e13246
    20.12.2021
  • A potência e atualidade da obra Pedagogia do Oprimido frente a atual onda neoconservadora

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n59.12399
    Valdo Barcelos, Maria Aparecida Azzolin
    e12399
    20.12.2021
  • Pedagogias dos terreiros: ações de ensino educativo-sociais

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n59.11601
    Rodrigo Lemos Soares, Denise Marcos Bussoletti, Ariana Souza, Gustavo Henrique Pereira
    e11601
    20.12.2021
  • Elementos teórico-metodológicos para a formação de professores na perspectiva da educação popular

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n59.11579
    Matheus Bernardo Silva
    e11579
    20.12.2021
  • Políticas públicas para a educação no Brasil: do terceiro setor ao processo de privatização do ensino superior

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n59.10781
    Patrícia Lakchmi Leite Mertzig, Camila Tecla Mortean Mendonça, Maria Luisa Furlan Costa
    e10781
    20.12.2021
  • Notas sobre o colapso da ciência no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.20850
    João dos Reis Silva Júnior, Everton Henrique Eleuterio Fargoni
    e20850
    30.09.2021
  • OCAÑA, Alexander Ortiz; LÓPEZ, María Isabel Arias; CONEDO, Zaira Esther Pedrozo. Decolonialidad de la educación. Emergencia/urgencia de uma pedagogía decolonial. Santa Marta/Colômbia, Universidad del Magdalena, 2018

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.19819
    Maurício Silva
    e19819
    30.09.2021
  • Plano de Ações Articuladas (PAR): discursos de professores sobre a escola do campo em Bragança-PA

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.15976
    Raquel Amorim dos Santos, Rogerio Andrade Maciel, Erica Neiza Ramos Souza
    e15976
    30.09.2021
  • A potência da pedagogia freireana no contexto do autoritarismo na educação brasileira

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.15685
    Lúcio Gomes Dantas, Lêda Gonçalves de Freitas
    e15685
    30.09.2021
  • Formação humana e o ensino religioso na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.13509
    Jacqueline Crepaldi Souza
    e13509
    30.09.2021
  • Professoras e bebês: uma docência interpretativa-relacional

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n58.13507
    Marlene Oliveira dos Santos
    e13507
    30.09.2021
1 a 200 de 500 itens 1 2 3 > >> 

Enviar Submissão

Enviar Submissão
5 Artigos mais lidos - últimos 30 dias
  • História da história da educação no Brasil: um balanço prévio e necessário
    456
  • Os desafios enfrentados pelo educador de jovens e adultos no desenvolvimento de seu trabalho docente
    311
  • O Manifesto Docente de 1871: marcas que ainda nos marcam, lutas que ainda lutamos
    238
  • Que educação é pública? A privatização de um direito.
    236
  • A pesquisa na produção Do conhecimento: Questões metodológicas
    154
Idioma
  •   English
  •   Português (Brasil)

certificacao

e-ISSN: 1983-9278

A3 - (Quadriênio 2017-2020)

cope

COPE JM14461

Palavras-chave

entrevistapalavras-chavesignificação.professor de filosofiaperiechontologiafé filosóficajasperseducação e estadocultura juvenilforamação de professorescartografia.geografiabrasil.jigsawchile

visitas_globo

Informações

  • Para Leitores
  • Para Autores
  • Para Bibliotecários

EccoS – Revista Científica

e-ISSN: 1983-9278
ISSN: 1517-1949
www.revistaeccos.org.br

 
Esta obra está licenciada com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Mais informações sobre o sistema de publicação, a plataforma e o fluxo de publicação do OJS/PKP.